sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PAULO FRANGE PARTICIPA DE DEBATE SOBRE OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA

   Ontem, dia 27, o Vereador PAULO FRANGE foi convidado a participar da 2ª Audiência Pública com o objetivo de discutir questões relacionadas ao Licenciamento Ambiental da Operação Urbana Água Branca, e obter novos subsídios para análise do Estudo de Impacto Ambiental através da contribuição da população. O evento aconteceu no anfiteatro da UNINOVE da região da Barra Funda e contou com a presença de representantes de várias entidades, entre elas, Preserva São Paulo, Defenda São Paulo, CONSEG Perdizes, as Associações dos bairros da Lapa, Barra Funda, Pompéia e Perdizes.


Vladmir Bartalini da SP Urbanismo

A audiência pública foi conduzida pela equipe da Secretaria do Verde e Meio Ambiente que fez um panorama da situação atual da Operação Urbana e ressaltou as novas inclusões ao projeto inicial. Fizeram parte da mesa: Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, Regina Luisa F. de Barros, representante do DECONT (SVMA), Helena Magozo, Coordenadora Geral do CADES, Vladir Bartalini da SP Urbanismo,  Laura de Castro Lopes da Walm Engenharia e Tecnologia,  Sueli Kakinami da Walm Engenharia e Tecnologia e Caetano Costanzo da Walm Engenharia e Tecnologia.


Entre as questões levantadas pelos presentes destaca-se a preservação da área Fabril, a necessidade de Estudo sobre as Mudanças Climáticas da região devido a área ocupar grande parte da Várzea do Rio Tietê; a Implantação de Equipamentos Públicos, as desapropriações e moradias populares, estudo sobre a capacidade do Sistema Viário, soluções de drenagem, destaque para as enchentes e as 5 bacias da região, a contaminação dos solos da região, a segurança pelo adensamento popular e novos equipamentos públicos.


Sobre os temas levantados o Vereador PAULO FRANGE declarou que vem trabalhando incessantemente na Câmara Municipal de São Paulo e chamando atenção do Poder Público. “Vivemos o caos do dia a dia de um adensamento de veículos e pessoas nestes bairros que cercam a Operação Urbana Água Branca. Uma extensa e delicada área de 540 hectares que deve ser bem estudada e detalhada num plano de ação efetivo de contenção desses impactos. Estou aqui não só como vereador, mas como morador da região que sofre na pele todos esses problemas, inclusive das enchentes. Acredito que juntos vamos minimizar tudo isso! Vamos em frente!”, conta o Vereador.


Vereador PAULO FRANGE explica a importância das intervenções para a região e os moradores
  

Auditório fica lotado de representantes da sociedade local - a direta vereador PAULO FRANGE assistindo as explanações
 

Cleide Coutinho co CONSEG Perdizes faz considerações importantes para a Audiência Pública

Vereador PAULO FRANGE em manifestação


Sr. Gunter, morador da Pompéia há mais de 50 anos declara suas expectativas para a região

Mesa composta por convidados e autoridades

Participação da população foi essencial e produtiva


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PARABÉNS AMIGO CARTEIRO!!!

Faça chuva, faça sol, seu trabalho é cumprido rigorosamente. Ele é o nosso amigo carteiro que comemora, hoje, dia 25, o seu dia, o dia da sua profissão! Uma função de extrema responsabilidade e presteza, entrega cartas, mensagens e encomendas aos seus devidos destinatários, cumprindo um itinerário preestabelecido, depois de organizá-las rigorosamente. Também devolve ao remetente o que não pode ser entregue ou providencia o seu encaminhamento para o destino certo. Tudo isso como muita agilidade, até porque seu trabalho é com o imediatismo em benefício de um futuro de histórias e construções.

Como sempre foi conhecido?

Do carteiro ou também tropeiro, que foi o primeiro entregador de correspondências que o Brasil teve, estafeta, carregador de mala postal e inspetor de serviço postal. Antigos nomes que, com suas peculiaridades, marcaram diferentes épocas da história postal brasileira, sendo cada um reflexo de seu tempo.

A profissão na história

Existem várias maneiras de se corresponder com alguém à distância. Telefone, fax e e-mail são algumas delas, mas o correio tradicional é ainda uma das mais usadas e também mais importantes.

Antes dele, rufar de tambores, sinal de fumaça ou pombo-correio. Frente à necessidade de se comunicar, dava-se um jeito. No ano de 3.000 A.C., mensageiros velozes corriam quilômetros para dar recados a governantes. Ao chegar, recitavam o texto da carta. Haja memória e pernas. Não é à toa que a palavra correio deriva do verbo correr (pessoas que levavam as notícias correndo).

Vejamos alguns exemplos rudimentares, porém eficientes na época em que foram criados, de serviços postais.

O primeiro imperador romano, Otávio Augusto, por volta do ano 10 A.C. decidiu construir estradas para os mensageiros levarem e trazerem as mensagens já que o império era muito grande.

Já os incas, povos indígenas que habitaram a América do Sul no século XVI, faziam suas correspondências viajar por uma estrada de pedra, entre Colômbia e Chile, com cerca de 8 mil quilômetros de extensão. A cada 5 quilômetros, um homem esperava o outro que estava por vir, interceptava a mensagem e seguia adiante até encontrar o próximo. O revezamento assim se sucedia até chegar o local de destino, sem cansar os mensageiros.

E o comerciante italiano Marco Polo visitou a China no ano de 1270 e observou que existiam 10 mil postos de correio espalhados pelo território. Os mensageiros chineses entregavam seus objetos postais a cavalo, assim como os persas.

Do navio de Cabral

A primeira correspondência oficial brasileira, enviada daqui para o rei de Portugal em 1500, saiu das mãos do navegante Pero Vaz de Caminha, contando as maravilhas do país recém-descoberto por Pedro Álvares Cabral.

A carta de Caminha é considerada a certidão de nascimento do país por ser seu primeiro documento oficial. Atualmente está guardada na Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal.

Breve Cronologia

Da carta de Caminha até a criação do primeiro correio brasileiro passaram-se 173 anos. Em 1673, era criado o "Correio-mor das cartas do mar", que não resolveu o problema de ligação postal entre Brasil e Portugal já existente e preocupante. Os dois países não mantinham um serviço organizado e eficiente, tendo que recorrer às nações vizinhas.

Os problemas só seriam solucionados com a criação dos Correios Marítimos em 1798, que estabeleceu uma ligação postal marítima regular entre Rio de Janeiro e Lisboa.

A primeira agência postal é criada no mesmo ano na cidade de Campos, no Rio, e o serviço de caixas postais passa a ser instituído em 1801.

Em 1844, é criado o serviço de entrega de correspondências a domicílio e 83 anos depois, em 1927, inicia-se o transporte de correspondência via aérea entre América do Sul e Europa.

Três anos mais tarde, o então presidente da república, Getúlio Vargas, instituiu o Departamento de Correios e Télegrafos (DCT), que originaria a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), criada em 20 de março de 1969 e responsável pela prestação de serviços postais, recebendo e despachando para todo Brasil.

Fonte: IBGE
Imagem: http://www.unerj.br/blogbiblioteca/?paged=75

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Passeio de Trolebus em São Paulo
No próximo dia 25 a cidade de São Paulo completa 457 anos. É com grande honra e satisfação que presto homenagem a cada cidadão que mora nesta bela cidade. Sou vereador há 13 anos e, apesar de ter nascido em Uberaba/MG o carinho que tenho por esta terra é imenso. Fui acolhido de maneira muito especial, assim como tantas outras pessoas vindas de todas as partes do mundo. Aqui atuo como médico e vereador. Durante este tempo meu trabalho está voltado exclusivamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas.



Parabéns, São Paulo!


Acompanhe abaixo a programação de eventos de comemoração:


Maria Gadú, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Rappin' Hood, Renato Teixeira e Mallu Magalhães são alguns dos nomes confirmados para homenagear a cidade. A festa é gratuita e foi batizada de "SP ao Cubo - 457 anos de São Paulo" porque as atenções não devem se concentrar apenas no palco: um cubo multimídia de 7 metros vai se transformar em uma galeria de arte coletiva a céu aberto e reproduzirá fotos, ilustrações, vídeos e mensagens do Twitter referentes à capital paulista.


Qualquer pessoa pode enviar suas criações para o cubo multimídia. Para isso, é preciso entrar no site oficial do evento. As frases do Twitter devem ser acompanhadas da hashtag #spaocubo. Segundo a organização do evento, o conteúdo será selecionado antes de ser publicado no site e, em seguida, exibido no cubo, com o crédito aos autores.


A festa no Centro de São Paulo terá ainda a participação da Orquestra Sinfônica Municipal, que irá acompanhar uma banda de base formada especialmente para o evento e composta por Japinha (CPM 22), na bateria, e Mingau (Ultraje), no baixo. Na guitarra, estarão Andreas Kisser (Sepultura) e André Cristovam.


Passeio de trólebus


O aniversário da cidade terá um passeio turístico de trólebus passando pelo centro histórico da cidade e percorrendo pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli e Banespa e a Catedral da Sé. O passeio é gratuito, dura 40 minutos e será realizado entre as 9h e as 16h desta terça-feira (25).


O ponto de partida é o Pátio do Colégio, origem da cidade de São Paulo, no Centro. O passeio é acompanhado por guias que contarão detalhes e curiosidades sobre a história da cidade.


Exposições


No dia em que São Paulo comemora 457 anos, três exposições entram em cartaz e têm tudo a ver com a cidade. Na terça, tem início a mostra gratuita “Um Cartaz para São Paulo - Diversidade Cultural da Metrópole”, no Centro Universitário Maria Antonia, que fica na Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, região central. A exposição reúne 23 cartazes criados por arquitetos, artistas e designers nacionais e internacionais que tiveram como tema a compreensão da diversidade e a memória da capital paulista.


A exposição vai até o dia 31 de janeiro. As visitas podem ser feitas das 12h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. Segundo a organização, o desafio é provocar uma reflexão sobre a cidade e sua memória, englobando não só os bens materiais, como os edifícios e os monumentos, mas também, os hábitos e costumes das pessoas de um determinado lugar.


Outra exposição em homenagem à capital paulista é a “As Mil e Uma Luzes de São Paulo”, no mezanino do prédio histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú. Com obras inspiradas na metrópole e assinadas por Adriana Rizkallah, Bruno Carvalho, Helena Aico, Miguel de Frias e Nino Millán, a mostra é gratuita e traz esculturas, fotografias e instalações. A exposição ficará em cartaz até o dia 11 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


A terceira mostra para quem quiser conferir obras sobre a cidade está em cartaz no Museu da Imagem e do Som, nos Jardins. “São Paulo Blues” reúne diferentes conjuntos de fotos feitas nos últimos dez anos por Klaus Mitteldorf em São Paulo. As imagens, a maioria delas com tratamento de cor em tons de azul ou em negativo, foram criadas a partir do sentimento claustrofóbico que o artista experimenta na metrópole.


A abertura da exposição é às 19h30 do dia 25. O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Europa, 158. Outras informações pelo telefone: (11) 2117-4777.


Casa das Rosas


O evento especial da Casa das Rosas foi batizado de “Sampoemas”. A partir das 10h desta terça, terá atividades gratuitas para as crianças, o sarau “Paixão por São Paulo” e show de viola caipira, entre outras atrações.


A Casa das Rosas fica na Avenida Paulista, 37, na Bela Vista. Outras informações pelo telefone (11) 3285-6986.


Sala São Paulo


A Sala São Paulo é conhecida por abrigar a música erudita, mas, no aniversário da cidade, vai abrir espaço para o rock 'n' roll. A Banda Sinfônica apresenta, às 18h, o show “Rock Sinfônica” com a participação especial de Dr. Sin. A narração será de Kid Vinil, e a regência, de Marcos Sadao Shirakawa.


Os ingressos custam R$ 5 (meia) e R$ 10. A Sala São Paulo fica na Rua Mauá, na região central.


Biblioteca de São Paulo


Construída em uma área de 4.257 m², no Parque da Juventude, na Zona Norte da capital paulista, a Biblioteca de São Paulo terá, nesta terça-feira (25), atividades gratuitas para todas as idades.


A partir das 11h, terá leitura de histórias infantis que falam sobre a cidade; das 14h às 18h, acontece o Festival de Mulheres MC's; e, às 17h, ocorre a apresentação da trupe musical “São Paulo: um chão de estrelas”, que conta como São Paulo se transformou em uma metrópole a partir da vida de personalidades que fizeram história na cidade.


A biblioteca fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, em Santana. Outras informações pelo telefone (11) 2089-0800.


Memorial da América Latina


A programação deste ano em homenagem a São Paulo terá a apresentação de Monica Salmaso e da Banda Mantiqueira. A festa é de graça, e os convites serão distribuídos nas bilheterias do Memorial a partir das 12h desta terça. O show está previsto para começar às 19h30.


No repertório do encontro, destaque para as obras clássicas de Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho e Cartola.


Fim de semana


O aniversário de São Paulo será nesta terça-feira, mas a fonte multimídia do Parque Ibirapuera terá uma programação em homenagem à cidade a partir deste sábado (22). Até o dia 30 de janeiro, serão duas apresentações diárias e gratuitas, uma às 20h30 e outra às 21h.


O espetáculo de luzes da fonte irá reproduzir filmes, fotos e animações da cidade, de seus ícones, além da população formada por todas as raças e os principais marcos e pontos turísticos. A trilha musical inclui músicas simbólicas para São Paulo, como “Sampa”, de Caetano Veloso, e “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.


Alguns serviços estarão fechados durante o feriado, veja abaixo:


São Paulo comemora 457 anos nesta terça-feira e os serviços básicos sofrerão alterações devido ao feriado prolongado. As agências bancárias não funcionam no dia 25 e os transportes operam com alteração. Veja o que abre e fecha em São Paulo no aniversário da cidade:


Bancos


Segunda-feira: expediente normal.


Terça-feira: os bancos não abrem na capital paulista e as contas com vencimento no dia poderão ser pagas no seguinte sem incidência de multa.


Correios


Segunda-feira: funcionamento normal.


Terça-feira: todas as agências da capital paulista estarão fechadas.


Metrô


Sexta-feira: começa o reforço no número de viagens a partir do período da noite nas linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), e 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera). Na linha 2 a oferta será normal.


Sábado, domingo e segunda-feira: a circulação de trens ocorre sem alterações.


Terça-feira: a operação será feita como em um domingo típico.


Trens


Sábado, domingo e segunda-feira: a circulação de trens será a habitual programada para esses dias.


Terça-feira: a circulação será semelhante a um sábado típico.


Ônibus


Segunda-feira: as linhas operam no mesmo esquema de dias úteis.


Terça-feira: os veículos circulam com número de viagens correspondentes a um sábado.


Procon


Sábado: o Poupatempo da Sé, Santo Amaro e Itaquera funcionam das 7h às 13h.


Domingo: os postos de atendimento não abrem.


Segunda-feira: o Poupatempo da Sé, Santo Amaro e Itaquera funcionam das 7h às 19h. Os núcleos regionais funcionam normalmente.


Terça-feira: não haverá atendimento. Os núcleos regionais funcionam normalmente.


Águas


Segunda-feira: O número 195, da Sabesp, opera 24 horas e atende os casos de emergência. O disque Sabesp (08000 11 99 11) funciona das 7h às 21h. Disque Poupatempo (0800 772 36 33) funciona das 6h30 às 15h. Sabesp Soluções Ambientais atende das 8h às 18h. O atendimento é normal nas agências comerciais.


Terça-feira: O número 195, da Sabesp, opera 24 horas e atende os casos de emergência. O disque Sabesp (08000 11 99 11) funciona das 10h às 16h. Disque Poupatempo e Sabesp Soluções Ambientais não funcionam. As agências comerciais também não abrem.



FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/01/confira-programacao-do-aniversario-de-457-anos-de-sao-paulo.html
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4902106-EI306,00-Veja+o+que+abre+e+o+que+fecha+no+aniversario+de+Sao+Paulo.html

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FIQUE ATENTO AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA CHUVA!

Enchentes devastam casas e avenidas!
 Neste verão de chuvas acima da média pluviométrica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta a população para os riscos à saúde durante e após as inundações, como traumatismos (afogamentos, lesões corporais, choques elétricos, etc.), acidentes por animais peçonhentos e aparecimento de surtos de doenças infecciosas, particularmente a leptospirose, e doenças transmitidas por água e alimentos.

 Nas enchentes a atenção especial deve ser dada ao risco de contágio da leptospirose – doença transmitida pela urina do rato urbano. Os casos ou surtos da doença costumam ocorrer com maior freqüência entre a primeira e segunda semana após contato com água ou lama de alagamentos. O período de incubação é de um até 30 dias após o contato com o agente infeccioso. Portanto, deve-se estar alerta à possibilidade de ocorrência de casos nas quatro ou cinco semanas que se seguem ao fim da inundação. Entre os sintomas estão: febre, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente na batata da perna (panturilha). Pode aparecer  também coloração amarelada na pele, nas mucosas e sangramentos.

O cuidado também deve ser redobrado na hora de fazer refeições. Alimentos, bebidas e águas contaminados podem provocar doenças diarréicas, causadas por microorganismos (vírus, bactéria e parasitas) presentes em fezes humanas e animais. Os principais sintomas são presença de diarréia (aquosa, com muco ou sangue), mal-estar geral, dor abdominal, náusea, vômito e febre.

CUIDADOS

• Se o contato com a água de enchente for inevitável, pode se reduzir o risco de contaminação permanecendo o menor tempo possível na água ou lama. Não se deve tentar salvar os pertences, pois quanto maior o tempo de contato com a água de enchente mais bactérias podem entrar no corpo, aumentando o risco de contrair doenças e desenvolver formas mais graves.

• Jogar fora medicamentos e alimentos que entraram em contato com lama ou água da enxurrada. Mesmo
os alimentos embalados com plástico e que não foram abertos (garrafas pet, leite, grãos ensacados), mas mas que tiveram contato com água da enchente, deverão ser descartados.

• Jogar fora tábuas de madeira, chupetas e mamadeiras de crianças que entraram em contato com água da enchente.

• Jogar fora os alimentos (rações) dos animais domésticos que tiveram contato com a água da enchente.

• Retirar, acondicionar e descartar o lixo adequadamente.

• Alojar os animais domésticos em local seguro e evitar que entrem em contato com a água da enchente e lama.

• Procurar atendimento veterinário se o animal apresentar sinais e sintomas de doenças.

• Em casos de hortas que sofreram inundação, não utilizar esses produtos para consumo.

• Lavar bem as mãos antes de preparar alimentos.

• Não utilizar água de poço. Beber sempre água potável e utilizá-la no preparo de alimentos, especialmente dos lactentes (menores de um ano);

Guardar os alimentos em recipientes bem fechados, para protegê-los.

• Só podem ser aproveitados produtos enlatados cujas embalagens não apresentem amassamentos, pontos de ferrugem ou quaisquer outros sinais de dano.

LIMPEZA DOS LOCAIS AFETADOS

Depois que as águas da enchente baixar é preciso realizar a limpeza das áreas e materiais que entraram em contato com as mesmas. A lavagem com água e sabão deve ser feita após a desinfecção com água sanitária, utilizando luvas, botas ou sacos plásticos duplos nos braços e pernas.

Se a caixa d’água foi invadida porágua da enchente é preciso esvaziá-la e esfregar as paredes da caixa d’água com escova e pano limpo. Depois disso, coloque 1 litro de água sanitária (hipoclorito de sódio 2,5%) para cada mil litros de água, deixe por período de duas horas e esvazie.

Pisos, paredes e quintais devem ser desinfetados com 1 copo de água sanitária para um balde com 20 litros de água limpa. Essa mistura deve ser aplicada nas superfícies que tiveram contato com água ou lama da enchente. Deixe a mistura agir por 30 minutos.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS!

Procure um serviço de saúde caso apresente sintomas como: febre, calafrios; sintomas gastrointestinais: diarréia, náuseas, vômitos; mialgia (dor nos músculos ou dor no corpo), dor de cabeça; icterícia (olhos e pele amarelos), fezes claras, urina escura; ferimentos; cansaço, fraqueza, falta de apetite; sangramentos.


FONTE: Diário Oficial da Cidade de 18/01/11
FOTO: http://recantodasletras.uol.com.br/cordel/2061330

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MERCADO MUNICIPAL DE ITAQUERA - UMA REALIDADE!



Imagem do Google do terreno onde será construído o Mercado Municipal de Itaquera

Em atenção às reivindicações de centenas de moradores de Itaquera o vereador PAULO FRANGE realizou várias reuniões e intervenções junto ao poder executivo em apoio à construção do Mercado Municipal para a região. São dois anos pedindo atenção para as necessidades mais sentidas da população de Itaquera. E agora, uma boa notícia! Mais um passo foi dado. O terreno para o Mercado já está definido e fica bem no coração do bairro, com uma área de 15.996,23 m² entre as ruas Augusto Carlos Bauman e Sábado D’Ângelo, próximo ao 32º Distrito Policial, com acesso rápido e fácil tanto para quem depende de ônibus e metrô quanto veículos particulares até porque fica entre avenidas principais como a Jacu Pêssego e a Radial Leste que permitem a ligação para todas as rodovias e bairros vizinhos.


A publicação foi em Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 7 de janeiro de 2011 pelo Decreto nº 52.072 que declara de utilidade pública, para desapropriação, imóveis particulares situados no Distrito de Itaquera, necessários à implantação de mercado municipal.

O terreno para a construção do mercado municipal de Itaquera é uma conquista do vereador PAULO FRANGE e do Subprefeito Roberto Tamura, ex-prefeito de Capão Bonito que mantém uma profunda ligação com a comunidade japonesa da região.

Mercado Municipal de São Miguel

Há anos os comerciantes e a população vem questionando a ausência de um mercado municipal local, uma vez que São Miguel, Penha, Guaianases e Vila Formosa e outros bairros próximos já possuem.


Este pleito foi discutido inúmeras vezes. Foi pauta do vereador PAULO FRANGE com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras/Abastecimento e a Supervisão de Abastecimento (ABAST). Após muitas tentativas de encontrar um terreno ideal com proximidade de maior densidade populacional e seu acesso facilitado, o vereador e o subprefeito de Itaquera se depararam com uma realidade que, geralmente, dificulta a identificação de áreas a serem ocupadas pelo município. “É muito comum encontrar terrenos disponíveis, porém são áreas potencialmente contaminadas.”, explica PAULO FRANGE. Mas, depois de uma exaustiva busca, enfim, um achado que atende as expectativas de todos.


No final de novembro de 2010, o vereador PAULO FRANGE protocolou um pedido de mais R$ 1,5 milhão para o orçamento de Itaquera direcionado para o início imediato das obras do mercado municipal da região. A verba foi aprovada e tão logo o prefeito Kassab manifestou a utilidade do terreno e, em breve anunciará o início desse tão almejado sonho dos moradores da Zona Leste.

“Os moradores de Itaquera merecem está conquista! Afinal são mais de 30 anos lutando para a instalação do mercado que atenderá cerca de 1 milhão de pessoas distribuídas por toda a Zona Leste. É com grande satisfação que anuncio a chegada de mais este merecido progresso. Continuo aqui, fazendo o meu papel como legislador, na Câmara Municipal trabalhando para melhorar a vida de todos os cidadãos paulistanos.”, declara o vereador PAULO FRANGE.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CUBA ANUNCIA PRIMEIRA VACINA CONTRA CÂNCER DE PULMÃO

A ciência avança diariamente e a cura para muitas doenças temidas tem se aproximado da realidade de todos nós. Hoje, ao abrir os jornais me deparei com uma boa notícia. Veja a reportagem abaixo:


"Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo, nomeada CimaVax EGF, com a qual mais de mil pacientes receberam tratamento, anunciou nesta segunda-feira o jornal oficial "Trabajadores".
A responsável pelo projeto no CIM (Centro de Imunologia Molecular) de Havana, Gisela González, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos, precisou a especialista.
"A vacina é baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular, que quando há câncer estão descontrolados", detalhou.

González indicou que como o organismo tolera "o próprio" e reage contra "o estranho", por isso tiveram que fazer "uma composição que conseguisse gerar anticorpos contra esta proteína".
A vacina se aplica no momento no qual o paciente conclui o tratamento com radioterapias e quimioterapias e é considerada "terminal sem alternativa terapêutica" porque ajuda a "controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada", precisou.
Além disso, pode ser utilizada como um tratamento "crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente".

A pesquisadora declarou que após alcançar seu registro em Cuba, atualmente o CimaVax EGF "progride" em outros países e que avalia-se a forma de empregar seu princípio em tratamentos contra outros tumores como os de próstata, útero e mamas."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/857507-cuba-anuncia-primeira-vacina-contra-cancer-de-pulmao.shtml

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CAMPANHA CONTRA HIV É DESTAQUE EM SÃO PAULO

O Jornal Folha de São Paulo publicou hoje uma matéria que aborda um tema extremamente importante para a sociedade. Apesar de estarmos no ano de 2011, por incrível que pareça, ainda nos deparamos com muito preconceito diante das doenças sexualmente transmissíveis. Estatísticas compravam esta forte resistência perante o HIV. Veja na íntegra a matéria:


"(...)Levantamento com base em questionários aplicados a 36 mil pessoas que fizeram testes rápidos de HIV revela que 56,8% fizeram o primeiro exame que detecta o vírus da Aids após os 30 anos.
Os testes foram feitos durante a campanha "Fique Sabendo", que ocorreu em 309 municípios paulistas, em novembro de 2010.

Segundo especialistas, o quadro preocupa porque os jovens começam a fazer sexo cada vez mais cedo, muitas vezes sem proteção, e costumam adiar para o futuro o primeiro teste de HIV.
"O diagnóstico tardio prejudica o tratamento. Hoje, temos muito sucesso com as terapias, as pessoas vivem mais e melhor, mas a Aids é ainda uma doença grave, não pode ser banalizada," afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.

Ao menos nove pessoas morrem a cada dia no Estado de São Paulo vítimas das complicações da Aids. No Brasil, 630 mil pessoas estão infectadas com o vírus HIV. Desse total, cerca de 230 mil ainda não sabem que são soropositivos. A maioria ainda tem diagnóstico tardio.



CAMPANHA

Durante a campanha paulista, foram diagnosticados 403 casos positivos de Aids. Entre os homens, 270. As mulheres responderam por outros 107. Em 26 casos positivos não havia informação sobre o sexo da pessoa testada.

A faixa entre 25 e 39 anos foi responsável pela maior parte dos casos confirmados em homens (53%) e em mulheres (46%). Houve dois registros de meninas com 13 anos infectadas.

Para Mario Scheffer, doutor em ciências pela USP e presidente do Grupo Pela Vidda de São Paulo, é necessário reforçar as medidas de prevenção.

Pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 97% dos jovens de 15 a 24 anos reconhecem o preservativo como uma forma eficaz de evitar o HIV. Mas o uso da camisinha na primeira relação sexual avançou relativamente pouco, de 52,8%, em 1998, para 60,9% em 2008.

Mas, na opinião de Scheffer, embora seja importante a campanha de checagem na população em geral, é preciso ampliá-la nos grupos mais vulneráveis ao contágio do vírus, como os gays, os profissionais do sexo e os presidiários, entre outros.

"A Aids não atinge de forma igual todo mundo. Nas populações mais vulneráveis, o índice de soropositividade é muito maior", diz ele. Segundo o ministério, entre os gays, por exemplo, a taxa de soropositividade é de 10% a 11%. Na população em geral é de 0,6%.

Gianna, do programa DST-Aids, afirma que a campanha conseguiu "em parte" incluir populações vulneráveis na testagem. "Os municípios desenvolveram várias estratégias. Mas é importante que essas populações procurem os serviços de saúde."

Os exames de HIV são gratuitos no SUS. Para saber os locais que realizam o teste, ligue para o Disque-DST/Aids: 0800-16-25-50. "

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/857387-em-sp-maioria-faz-o-1-teste-de-hiv-depois-dos-30-anos.shtml