segunda-feira, 13 de junho de 2011

THEATRO MUNICIPAL REABRE AINDA MAIS GLAMUROSO

O Theatro Municipal de São Paulo reabriu suas portas nesta sexta-feira (10) para convidados e domingo (12) para o público geral, após dois anos e oito meses de reformas que incluíram as obras de restauro do prédio interno e fachada, modernização do palco, vitrais, pinturas e poltronas restauradas.

Em setembro, o edifício que completa 100 anos e agora proporciona uma viagem ao passado oferecendo um resgate próximo a originalidade das pinturas e vitrais. Do lado de fora, os vitrais receberam uma proteção de vidro, com filtros para raios UVA e UVB. As esculturas em bronze (seis conjuntos no total) apenas passaram por uma limpeza, já que estavam em bom estado de conservação. Mais difícil foi restaurar o arenito, um tipo de pedra que reveste o exterior do edifício.

O restaurante do Teatro Municipal que também está sendo tratado com muito cuidado ainda não está pronto. A estimativa é que até o início do mês de julho as obras estejam finalizadas para atender nos períodos do almoço e jantar.

No espaço, há agora duas peças assinadas pelos irmãos Fernardo e Humberto Campana, dois dos mais importantes designers brasileiros: um enorme espelho que lembra a forma de uma colmeia e um sinuoso balcão com revestimento espelhado. A escultura "Diana, a Caçadora", de Victor Brecheret, continua em frente à entrada do salão.


O majestoso Salão Nobre, espaço que abriga um fantástico glamour e elegância, tem seu piso em madeira onde a visitação estará limitada para sua conservação.


Porém, especialistas afirmam que o verdadeiro desafio foi o novo palco do teatro. Agora, todos os recursos estão tecnologicamente adequados a atender exigente público paulistano. As varas dos cenários ainda eram manuais e suportavam uma carga muito pequena para a troca cenas. Além de motorizadas, sua carga está duplicada e mais rápida.

Do outro lado do palco, não menos importante é o local das poltronas que foram todas restauradas e seus tecidos trocados do verde para o vermelho. Agora é só conferir toda essa beleza que está à disposição de todos no centro da Praça Ramos de Azevedo.

A programação até o fim do ano está muito especial. Estão previstas apresentações de óperas como "Rigoletto", de Verdi (setembro), "O Menino e os Sortilégios", de Ravel (outubro), e "A Valquíria", de Wagner (novembro).

A programação ainda inclui performances do balé russo Kirov (agosto) e da companhia de flamenco do espanhol Antonio Gades (outubro), além do espetáculo "A Comédia Infernal", estrelado por John Malkovich.

“Você que é paulistano ou visitante de nossa cidade não pode perder a oportunidade de conhecer este extraordinário patrimônio cultural de São Paulo. A sensação quando adentramos o Theatro Municipal é como se tivéssemos numa viagem no tempo, nos transportando ao século passado, participando de grandes apresentações onde importantes autoridades, artistas, escritórios, pintores, personalidades da história estiveram e fizeram história. Por tudo isso, esta é uma dica que deixo como recomendação pessoal a todos os amigos que freqüentam este blog.”, indica PAULO FRANGE.

 
Fonte Texto e Imagem: Folha.com e Site Último Segundo

Nenhum comentário :