sexta-feira, 3 de junho de 2011

SÃO PAULO GANHA PONTOS DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

Atenção! Quando falamos de meio ambiente, degradação, mudanças climáticas, sustentabilidade... entre tantos outros termos recorrentes nas mais variadas discussões, muitas vezes não entendemos claramente, o que individualmente, cada um de nós pode contribuir. É muito simples! São pequenas atitudes que num futuro muito próximo fará toda a diferença. Veja a nota abaixo, publicada no Jornal O Estado de São Paulo e participe!


Lixo Eletrônico _ Fonte: Site Not1
Projeto "e-lixo maps", parceria entre SMA e Instituto Sérgio Motta, ajuda cidadão a encontrar local mais próximo para levar pilhas, celulares e outros.

Você tem pilhas, baterias, celulares, carregadores lotando suas gavetas? Sabe que esse "e-lixo" não deve ser jogado no lixo comum, mas também não sabe o que fazer com ele? Se você respondeu sim para todas as questões, fique sabendo que agora ficou mais fácil descartar esse tipo de lixo. É que entrou no ar, nesta terça-feira, 2, o projeto "e-lixo maps", uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sérgio Motta.

No site www.e-lixo.org, inserindo o CEP e o tipo de "e-lixo" que você precisa descartar, é possível encontrar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo. O projeto associa a plataforma do Google Maps com um Banco de Dados dos postos de coleta de "e-lixo" em São Paulo. Dessa forma, a informação fica disponível e pode ser visualizada de forma mais funcional e lúdica. Além dessa prestação de serviço, o projeto prevê, também, o cadastramento de mais pontos de coleta.

A ideia de criar o projeto "e-lixo maps" surgiu após a realização, por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da campanha "Mutirão do Lixo Eletrônico - Recicle. Não descarte essa idéia". A ação, que aconteceu no dia 30 de outubro de 2008, teve como objetivo arrecadar pilhas, baterias, celulares e carregadores em centenas de pontos de coleta espalhados pela Capital e em 372 municípios.

A participação da população neste mutirão superou as expectativas e mais de 50 toneladas foram arrecadadas, mostrando que muitas pessoas não possuíam um lugar adequado para levar esse tipo de lixo. Com o "e-lixo maps" ficará mais fácil para a população encontrar uma destinação correta e ecológica para seu lixo eletrônico.

Confira o site www.e-lixo.org e faça sua parte para ajudar a cuidar do meio ambiente.

Nenhum comentário :