segunda-feira, 25 de abril de 2011

FEIRA DO TRABALHADOR... PARTICIPE!!!

Feira de serviços no Vale do Anhangabaú comemora a Semana do Trabalho


A partir de segunda-feira (25/4) e até domingo (1º/5), será realizada a Primeira Feira do Trabalho, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). O evento, comemorativo do Dia do Trabalho, ocorrerá no Vale do Anhangabaú, diante do prédio dos Correios, onde as pessoas poderão conhecer todas as iniciativas que têm por objetivo promover a integração de serviços públicos e privados voltados à intermediação de mão-de-obra e capacitação profissional. A previsão é que passem pelos estandes da secretaria cerca de 500 pessoas por dia em busca dos mais de 20 serviços gratuitos oferecidos. O horário de funcionamento da Feira do Trabalho será de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e no domingo, Dia do Trabalho, das 8h às 13h. Com a estrutura a ser montada no Anhangabaú, a feira terá uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Itinerante: Tenda do Trabalhador; seis CAT Móveis; quatro tendas auxiliares e uma unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Outras secretarias municipais também participam do evento, como a de Assistência Social; da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e a do Microempreendedor Individual.


A abertura oficial será às 11h30 do dia 25, com os lançamentos da Semana de Formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI) e do site da Secretaria do MEI. Após a solenidade, haverá palestra sobre Concursos Públicos e Plano de Carreira a ser ministrada pelo presidente do Conselho de Administração do banco de microcrédito São Paulo Confia, Hugo Duarte.


— FÁBRICA VERDE —


Dentre os 20 serviços a ser oferecidos na feira, está o do projeto da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Fábrica Verde, cujos participantes apresentarão a proposta e realizarão vendas de plantas, flores, ervas e temperos com preços a partir de R$ 1. Entre as espécies a ser comercializadas estão mudas de boldo, babosa, manjericão, cebolinha, salsa, alecrim, orégano, beijinho, sálvia, amor-perfeito, cravina, lírio-da-paz, pilea, dracena e muitas outras.


— SERVIÇOS —


Durante a Feira do Trabalho, as pessoas desempregadas poderão fazer cadastro e verificar oportunidades de emprego no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), tirar a primeira ou a segunda via da Carteira Profissional, esclarecer dúvidas sobre currículos e participar de dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego com os especialistas técnicos do programa Orientação para o Trabalho. Poderão, ainda, dar entrada no seguro-desemprego e, caso tenha uma dívida e queira fazer um acordo, agendar uma Conciliação Extraprocessual.




— PESSOAS COM DEFICIÊNCIA —


As pessoas com algum tipo de deficiência e empregadores que procuram profissionais com esse perfil contarão com os serviços da Semdet. Os técnicos do Programa Inclusão Eficiente são responsáveis pela inclusão no mercado de trabalho de mais de cinco mil pessoas com deficiência, além da colocação profissional de mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) esclarecerá dúvidas das pessoas e das empresas sobre a Lei de Cotas. Já a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) colocará à disposição dos participantes cursos e oportunidades de trabalho nas melhores


empresas e instituições do País. A unidade móvel do Sebrae dará orientações às pequenas, médias e grandes empresas, enquanto no espaço do Senac o trabalhador poderá inscrever-se para cursos gratuitos. Na área de empreendedorismo, agentes de Formalização do MEI, da Secretaria do Microempreendedor Individual, farão o cadastramento gratuito e tirarão dúvidas sobre a adesão à lei. O São Paulo Confia fornecerá orientação sobre microcrédito solidário e orientado.


— ATUAÇÃO DA SMADS —


Já a Secretaria de Assistência Social (Smads) aproveitará seu espaço para fazer a triagem de pessoas interessadas em participar dos programas Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã e Ação Jovem. Quem tem dúvida sobre benefícios da Previdência Social, como aposentadorias (especial por idade, invalidez ou tempo de contribuição), auxílios (acidente, doença, reclusão, pensão ou por morte) e salários (maternidade, assistência social, BPC ou Loas), terá oportunidade de esclarecimento com técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da prestação de serviços, estão programadas palestras durante toda a semana. Para participar, basta comparecer à Tenda do Trabalhador no horário estipulado.

Fonte: Diário Oficial da Cidade de São Paulo_21/04/2011

Nenhum comentário :