sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PROTEGER O PATRIMONIO HISTÓRICO: DEVER DE TODO CIDADÃO

São Paulo é a maior cidade do país, conhecida mundialmente pela mistura de diversas culturas e etnias, construídas o longo de seus 455 anos de existência. Hoje, nossa metrópole concentra belos e importantes patrimônios históricos. Mas, toda a riqueza que traduz em detalhes a origem dos paulistanos precisa ser preservada e protegida por cada um de nós. Esta é uma longa caminhada em busca da valorização da história de São Paulo.

Cada patrimônio histórico, seja ele um bem material (imóvel) ou natural, possui vasto significado no âmbito artístico, cultural, religioso, documental e estético para nossa sociedade atual. Ou seja, são as propriedades construídas ou produzidas pelas sociedades passadas, que com o tempo tornaram-se importantes fontes de pesquisa e preservação cultural. E, é importante citar que quando um desses é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, de hipótese nenhuma pode ser demolido ou reformado aponto de modificar sua construção de origem. Neste caso, é permitido apenas passar por processo de restauração. Para isso, deve seguir normas específicas para preservar as características originais da época em que foi construído. Até porque é a história de vidas, de famílias, de cada um de nós descritos nos casarões das antigas fazendas, dos imóveis que ainda restam na Avenida Paulista e propriedades que até mesmo os próprios paulistas desconhecem suas existências.

É possível perceber que ainda existem pessoas que prezam para que cada local que antigamente foi palco da vida dos paulistanos, buscando fazer sua parte para preservar os patrimônios. Um dos destaques do Jornal da Tarde desta última terça-feira (22) é sobre o trabalho de 18 agentes conhecidos como “zeladores do centro”, na qual a missão deles é percorrer todo o Triângulo Histórico, para apontar os principais problemas que a região central da cidade sofre, inclusive em questões humanas.

No centro de São Paulo, encontram-se grande parte dos patrimônios históricos. O trabalho dos zeladores está dentro do projeto ‘Aliança pelo Centro Histórico’, que é uma parceria entre a Associação Viva o Centro, a Prefeitura, governo do Estado e a iniciativa privada.

Uma bela cidade como São Paulo, que nasceu da miscigenação dos povos brasileiros, guarda importantes passagens e acontecimentos da vida dos seus primeiros imigrantes, paulistanos que lutaram e ajudaram a construir nossa cidade, deve ser cuidada e preservada. Na luta pela preservação do patrimônio, cada cidadão deve fazer a sua parte! Num primeiro momento, isso pode parecer distante da realidade de cada um, porém, só pelo fato de respeitar, cuidar e não denegrir nenhum patrimônio, independente de sua época de construção, já é a melhor atitude a ser seguida para que nossa história seja resguardada. Todos nós, paulistas de origem ou não, devemos assegurar a memória desta cidade. Por isso, é de competência sim, do Poder Público, garantir a proteção do patrimônio histórico, porém, cada cidadão tem o dever e a responsabiliade de zelar por tudo que foi herdado até os dias de hoje. Assim, será possivel usufruir de toda esta riqueza que nos é oferecida. Você faz parte da história de São Paulo! Tenha consciência!

Nenhum comentário :