terça-feira, 18 de agosto de 2009

POLUIÇÃO VEICULAR URBANA AUMENTA EM SÃO PAULO

Nos grandes centros urbanos, como na cidade de São Paulo, enfrentamos um sério problema: a poluição. Com o crescimento da população, as metrópoles se desenvolveram e as indústrias automobilísticas se expandiram, para atender ao maior número de pessoas. Em conseqüência, a elevação da emissão de poluentes aumentou significativamente, o que causou uma série de modificações no meio ambiente. Resultado: a cada dia que passa, a qualidade do ar está mais precária, colocando em risco a saúde da população que convive com essa realidade.

A poluição urbana é determinada por processos industriais, transportes, queima do combustível industrial e doméstico, queimadas com os desmatamentos ou indústria agro-açucareira, da geração de energia elétrica, incineração, entre outros. Contudo, a maior preocupação é com a poluição originária do motor dos veículos que circulam diariamente nas cidades.

Segundo matéria divulgada hoje pelo jornal “O Estado de São Paulo”, com base em um relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, 60% dos paulistanos (seis em cada dez pessoas, aproximadamente) vivem em áreas saturadas por ozônio (03), um dos poluentes mais nocivos à saúde humana e dos animais, que inclusive prejudica a vegetação e o clima ambiental. Além disso, 94 municípios estão em situação alarmante, devido à alta concentração de gás. Isso foi constatado também em cidades do interior como São José dos Campos, Alto Tietê, Jundiaí e Piracicaba.

Basicamente, o ozônio é formado pela combinação dos gases hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx), resultante a outros fatores como a mistura da luz solar, baixa umidade e da fumaça preta dos carros, caminhões e ônibus. Freqüentemente, esse gás polui em escala bem maior do que seria absorvível pelo meio ambiente, o que contribui para o efeito estufa, gerando o aquecimento global.

Toda esta situação ambiental já está presente no contexto social há anos. Doenças respiratórias e até mesmo o câncer são alguns dos problemas que afetam a população, desenvolvido através do ar poluído. Existe hoje a necessidade de fiscalização e controle severo sobre o nível da qualidade do ar, bem como estratégias para estabelecer e indicar diretrizes para a ocupação e a correta utilização do espaço.

Agora, é extremamente relevante que a população se conscientize quanto aos problemas do meio em que vivemos atualmente! Portanto, já é hora de pensar na melhoria da qualidade de vida da sociedade e, principalmente, em como serão as nossas cidades no futuro próximo.

Os danos ao meio ambiente estão presentes em diversos tipos de agressões. O homem não pensa nas consequências futuras. Se partirmos do pressuposto que 'natureza é vida' e que precisamos conservá-la para a nossa sobrevivência, é fácil, então, deduzir que é obrigação de cada ser humano cumprir com seu papel na preservação. Entretanto, vivemos numa cidade com milhões de pessoas sem essa conscientização. Para alertar os responsáveis sobre tais danos ao meio ambiente, faço parte da CPI que investiga essas irregularidades e estuda a melhor forma de reverter esse processo de degradação. Por isso, peço a você, munícipe de São Paulo, que denuncie! Não fique omisso... este é um crime contra cada um de nós!

Nenhum comentário :