
Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos. Especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que atualmente corresponde ao de Ministro da Saúde. Teve grande atuação na saúde pública, combatendo rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, doenças estas muito graves que vitimou milhares de pessoas em todo mundo.
Nas últimas décadas, surgiram diversos vírus causadores de doenças que abalaram as sociedades. Porém, juntamente com elas, a medicina evoluiu positivamente em estudos e pesquisa cientifica da genética humana, com o único objetivo de desenvolver medicamentos e tratamentos específicos para cada tipo de enfermidade que possa aparecer.
Mesmo com as descobertas na área medicinal, mais do que curar as doenças, a melhor forma de assegurar a qualidade de vida e manter a saúde ainda é a prevenção. De fato, a saúde é reflexo do equilíbrio físico, mental e orgânico do corpo humano, conquistado através de hábitos saudáveis no decorrer da vida.
É fundamental, portanto, cultivar uma boa alimentação, à base de vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras, frutas, verduras, pouca gordura e muita água. Com isso, deve-se respeitar o horário das refeições, bem como balancear a quantidade de alimentos, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma boa noite de sono. O acompanhamento médico, check-ups e exames de rotina também são essenciais para que, caso o paciente apresente alguma complicação, tenha mais chances de responder positivamente ao tratamento e chegar à cura definitiva.
Neste Dia Nacional da Saúde é válido que toda a população reflita e, a partir de então, passe a se preocupar com a saúde diariamente. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os médicos, tanto do setor público quando privado que desempenham a nobre missão de zelar pela saúde da população, sempre com base nos princípios éticos da vida. Na luta diária pela vida do próximo, com esperança, seriedade, respeito e amor à profissão, certamente o futuro da humanidade será melhor.
Nenhum comentário :
Postar um comentário