quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DIA NACIONAL DA SAÚDE - VALORIZAR É NECESSÁRIO!

Hoje, 5 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Saúde, instituído pela Lei Nº 5.352 de 8 de novembro de 1967. Esta data tão importante foi escolhida em homenagem ao médico brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido nesta data, no ano de 1872.

Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos. Especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que atualmente corresponde ao de Ministro da Saúde. Teve grande atuação na saúde pública, combatendo rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, doenças estas muito graves que vitimou milhares de pessoas em todo mundo.

Nas últimas décadas, surgiram diversos vírus causadores de doenças que abalaram as sociedades. Porém, juntamente com elas, a medicina evoluiu positivamente em estudos e pesquisa cientifica da genética humana, com o único objetivo de desenvolver medicamentos e tratamentos específicos para cada tipo de enfermidade que possa aparecer.

Mesmo com as descobertas na área medicinal, mais do que curar as doenças, a melhor forma de assegurar a qualidade de vida e manter a saúde ainda é a prevenção. De fato, a saúde é reflexo do equilíbrio físico, mental e orgânico do corpo humano, conquistado através de hábitos saudáveis no decorrer da vida.

É fundamental, portanto, cultivar uma boa alimentação, à base de vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras, frutas, verduras, pouca gordura e muita água. Com isso, deve-se respeitar o horário das refeições, bem como balancear a quantidade de alimentos, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma boa noite de sono. O acompanhamento médico, check-ups e exames de rotina também são essenciais para que, caso o paciente apresente alguma complicação, tenha mais chances de responder positivamente ao tratamento e chegar à cura definitiva.

Neste Dia Nacional da Saúde é válido que toda a população reflita e, a partir de então, passe a se preocupar com a saúde diariamente. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os médicos, tanto do setor público quando privado que desempenham a nobre missão de zelar pela saúde da população, sempre com base nos princípios éticos da vida. Na luta diária pela vida do próximo, com esperança, seriedade, respeito e amor à profissão, certamente o futuro da humanidade será melhor.

Nenhum comentário :