Já podemos comemorar!
No último sábado, o jornal Estado de São Paulo noticiou sobre a redução de mortes no País causadas por doenças cardiovasculares como: enfartes, derrames e problema coronarianos. Esta diminuição é devido ao avanço da medicina na área e na melhoria no atendimeno nos hospitais.
A conclusão é resultado de um estudo, publicado na Revista Pan-Americana de Saúde, que analisou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde de 1980 a 2003. Neste período, a taxa de mortos a cada 100 mil habitantes passou de 287,3 para 161,9, com um decrescimo anual de 3,9% - números se alteram à medida que a população brasileira cresce e envelhece. O derrame foi o que mais caiu: no Nordeste, 3%; no Centro-Oeste, 3,6%; no Sul, 4,1%; no Sudeste, 4,4%.
A pesquisa aponta ainda para as necessidades de os governos perceberem a verdadeira importância da prevenção primária das doenças. “É preciso que as pessoas façam exames preventivos, principalmente quando existem ocorrências cardiovasculares na família. Hoje, o número de atendimentos desse perfil ainda é extremamente baixo. Este é um alerta que precisamos fazer. Levantar essa bandeira é prolongar o tempo de vida da população. Vamos ajudar nessa campanha! Colabore orientando seus amigos e familiares sobre a importância desse diagnóstico precoce. Juntos, continaremos regredindo essas estatísticas que ainda são preocupantes”, explica o vereador PAULO FRANGE
x
Vereador de São Paulo no 5º mandato, médico cardiologista e administrador hospitalar.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário