sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SER FELIZ É UMA BOA TERAPIA PARA A 3ª IDADE, DIZ DR. PAULO FRANGE

Foto: Cláudia Martins
VEREADOR FEZ PALESTRA SOBRE SAÚDE NA 3ª IDADE, EM TAIPAS, ZONA NORTE

O vereador Paulo Frange realizou uma palestra improvisada, em dia 13/set.2013, com senhoras do grupo da terceira idade que se reúne para praticar exercícios e atividades recreativas no Centro Esportivo de Taipas, Zona Norte. Frange começou perguntando às cerca de 80 mulheres do grupo, quem tinha dor nos joelhos, sendo a maioria delas com idade acima dos 60 anos. Boa parte da plateia levantou as mãos. 

PROBLEMA NOS JOELHOS
Frange brincou, afirmando que os joelhos têm data de validade e que funcionam como um amortecedor de carro, por isso, com o tempo o molejo fica mais rígido, principalmente com a perda da lubrificação natural que possui, causando problemas. Ele não recomendou a cirurgia.
Frange afirmou que hoje há uma técnica desenvolvida por um médico seu amigo – o Dr. Ricardo Galotti – que resolve boa parte dos casos, sem operar, injetando um líquido que funciona como lubrificante e assim como no amortecedor de carro, que precisa estar bem lubrificado, o joelho recupera o molejo e deixa de doer.

OSTEOPOROSE
O vereador Paulo Frange que é médico cardiologista, perguntou também às senhoras, quais as que tinham osteoporose; e muitas levantaram o braço. Frange explicou que essa doença atinge os ossos e caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas; e que mulheres de baixa estatura, de olhos claros de família originária de países mediterrâneos – Portugal, Espanha, França Itália, entre outros - eram as mais propensas à doença. A osteoporose faz parte do envelhecimento do corpo, mas que há como evitar o pior.
Frange explicou que as fraturas são comuns e há caso em que ossos quebram sozinhos ou até com um espirro, por exemplo. Em mulheres de pele mais escura ou negra é raro ter osteoporose; e que, na fase inicial, a doença é chamada de osteopenia.
A recomendação que Frange deu às senhoras com osteopenia ou osteoporose foi a de usar a alimentação como remédio e manter bons hábitos. Recomendou a todas, tomar sol pela manhã, beber leite e comer verdura escura – com isso é possível reverter a osteoporose. Disse ainda que é sempre recomendável o acompanhamento médico e tomar os remédios recomendados pelo médico, quando for o caso.

SEXO NA TERCEIRA IDADE
Paulo Frange falou ainda sobre um tema tabu: sexo na terceira idade. Afirmou que os tempos são outros e que não há nenhuma anormalidade nisso. É normal e pode ser praticado por toda a vida. Como cardiologista ele recomendava a todas. Não há nada melhor para o coração que carinho e ficar junto a alguém. 

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA
Frange recomendou a todas as senhoras a prática da dança, pois ajuda a readquirir a flexibilidade da pélvis - e aí some a dor na coluna, do tornozelo. Há uma troca de energia muito positiva ao se dançar junto. Afirmou que a dança de salão é muito recomendável, assim como a dança do ventre. São grandes canais da saúde: dança, fisioterapia, exercícios, alimentação equilibrada e ser feliz.
Paulo Frange, por fim, disse que morre menos e fica menos doente, o idoso que se diverte e sorri mais, ao contrário do chamado “velho emburrado” – aquele que não sai de casa, briga com vizinho, guarda raiva etc. Esse tipo, inclusive, tem maior propensão a adquirir câncer 

VIM AQUI PARA SOMAR
Ao final da pequena palestra improvisada, Frange se apresentou melhor, embora já fosse conhecido de muitas ali. Disse que é vereador, está no seu quinto mandato e que estava ali para somar.
- “Não sou do tipo de político que faz promessa, e quando vou a um lugar, geralmente, é porque já tenho algo a oferecer – como ocorreu hoje aqui, quando trouxe o secretário de Esportes, Celso Jatene, para dar início às reformas no Centro Esportivo”.

Nenhum comentário :