terça-feira, 21 de maio de 2013

VER. PAULO FRANGE INSTALA NA CÂMARA MUNICIPAL FÓRUM (FOCEP) DE COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA CLÍNICA

Ver. Paulo Frange presidiu a reunião que instalou o FOCEP
O vereador Paulo Frange (PTB) foi o propositor e também presidiu a reunião que instalou o Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa (FOCEP), sábado, dia 18/maio/2013, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Formou a mesa diretora dos trabalhos, ao lado do vereador: Mariana Pinotti (secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida); Dra. Miriam Franco (membro do CEP Unifesp); Dra. Greyce Lousana (presidente executiva da SBPPC e membro relatora do CEP Hospital Sírio Libanês) e Dra. Adriana Ueda (advogada e presidente do Instituto Canguru).

O vereador Paulo Frange destacou que o Fórum instituído é uma das prerrogativas da vereança, previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal, e deve ser entendido como um espaço para discussões das questões relacionadas ao setor e com profissionais que trabalham em pesquisa clínica.

- Não é um espaço partidarizado, mas amplo e democrático. O Fórum quer levar às instâncias reguladoras as demandas e sugestões para soluções, ideias e demais colocações que possam contribuir com a melhoria do segmento.

O FÓRUM É FORMADO POR INTEGRANTES DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

A mesa diretora foi formada por: Mariana Pinotti; Dra. Miriam Franco; Dra. Geyce Lousana e Dra. Adriana Ueda
Segundo a Dra. Greyce Lousana, o FOCEP é formado por integrantes dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP's) e tem como objetivo criar um espaço permanente para tirar dúvidas sobre a melhor forma de atuação, para garantir processos continuados de capacitação aos seus membros relatores.

- “Também deverá ter acesso ao Ministério da Saúde e a outras esferas do governo, para trocar experiências entre os participantes do sistema e propor soluções que garantam processos práticos e capazes de atingir as suas metas, ou seja, garantir a segurança dos participantes de uma pesquisa sem contudo, impedir o desenvolvimento científico”.

A reunião, que durou três horas, foi democrática e representativa e contou com a presença de diferentes CEP's, de ONG's, de Fóruns de Patologias, de profissionais do setor, da população, enfim, possibilitou a criação de um Fórum que, sem dúvida, já é visto como um avanço para o Sistema CEP/CONEP.

FÓRUM PIONEIRO EM AMBIENTE LEGISLATIVO


O vereador Paulo Frange afirmou que este foi o primeiro Fórum do gênero instalado em uma Casa Legislativa e mostrou mais uma vez que, num ambiente que pertence ao povo, no caso a Câmara dos vereadores, é possível iniciar movimentos organizados e legítimos. Foi uma verdadeira demonstração de cidadania.

Já a Dra Gleyce Lousano disse que o próximo passo do Fórum é definir uma agenda com oficinas de capacitação para os CEP's, Grupos de Trabalho para temas mais pontuais, promover encontros com setores do governo.

- “Agora é trabalhar para viabilizar o que é desejo de todos os CEPs e da população como um todo. Afinal, é a população a mais interessada na condução de pesquisa de qualidade e capaz de gerar avanços na assistência de forma geral”.


Nenhum comentário :