Na foto, o vereador com o pres. da Fepama, Élvio de Morais e Cacau, filho do ator Gianfrancesco Guarnieri |
O vereador Paulo Frange propôs e presidiu sessão solene especial na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 13/nov.2013, para comemorar os 60 anos da Fepama - Federação Paulistana de Artistas Amadores, uma entidade fundada em 1953 com a proposta de agregar os artistas que atuam no teatro amador e promover debates culturais, leituras e festivais de arte, enfim, atuar na promoção do artista e gerar desafios saudáveis entre os grupos participantes.
Resgatada recentemente por um grupo de artistas teatrais, muitos deles de Pirituba, o objetivo é fazer da Fepama um canal entre o artista amador de teatro e secretarias de governo,abrindo portas para ampliar a atuação e fortalecer a categoria, assim como criar eventos e ações nesta área. Comemorar os 60 anos da entidade foi mais um passo nesse sentido e contou com o apoio do vereador Paulo Frange (PTB).
SURPRESAS
A sessão solene foi incomum, com muitas surpresas e, é claro, muita arte. Ainda durante a parte informal da cerimônia, um casal de atores improvisou um schat teatral, interrompendo com uma “discussão” acalorada a parte formal da sessão, causando estranheza, a princípio, até que todos caíram na gargalhada, dado ao inusitado. Seguiu-se ainda apresentações musicais da troupe do Teatro Silva e uma roda de capoeira.
HOMENAGEADOS
Após a parte artística, o vereador Paulo Frange seguiu com a homenagem à Fepama, que foi representada pelo seu presidente, Élvio de Morais. Frange homenageou também pessoas e instituições que contribuíram e contribuem com a Federação, sendo dois deles em memória: o grande ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri – que foi representado pelo seu filho Cacau Guarnieri; e o diretor e ator Décio Alves de Souza, representado pelo seu pai João Bosco de Souza.
Os demais homenageados pelo Vereador foram: Teatro Silva, representado por Sandro Baal; Ronaldo Ferrari; Cristina Cesar; Efrén Colombani; Maria Chiesa; Cooperativa Paulista de Teatro, representado por Dorberto Carvalho; e Américo Córdula.
IMPORTANTE PAPEL
A Fepama organizou no passado vários festivais de teatro na Capital em cidades do interior, contando com apoios diversos – papel esse que a sua diretoria atual quer voltar a empenhar. Pela diretoria da Fepama passaram muitos grandes nomes da nossa cultura, entre eles, o ator Gianfrancesco Guarnieri, que fez parte da primeira diretoria oficial desta Federação, e também Sergio Cardoso, Alfredo Mesquita e Augusto Boal, que foram colaboradores assíduos.
Segundo o presidente da Fepama, Élvio de Morais, essa comemoração é mais um passo no sentido de agregar os artistas, resgatar o passado e pensar numa atuação forte e promissora.
Nenhum comentário :
Postar um comentário