sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SÁBADO, 29/NOV.2014, ACONTECE UMA ASSEMBLEIA GERAL DO FOCEP


Neste sábado, 29 de novembro de 2014, ocorrerá mais uma Assembleia Geral do Fórum Permanente dos Comitês de Ética, na Câmara Municipal de São Paulo, organizado pelo FOCEP – Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa.

O vereador Paulo Frange é o patrono do FOCEP – que ele instituiu no âmbito da Câmara Municipal pela importância do tema e pela discussão que realiza. Frange é médico cardiologista e pesquisador, acompanha de perto a pesquisa clínica que envolve seres humanos – na busca de novos remédios e tratamentos para doenças ainda sem cura.

Saiba mais: www.focepbrasil.net.br
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista
Data 29 de novembro (sábado)
Horário: 10h às 13h
Fim da conversa no bate-papo 

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A PONTE DE PIRITUBA É DESTAQUE NO JORNAL NOTÍCIAS & NEGÓCIOS DE PIRITUBA


VEJA COMO FAZER EXAME PARA DETECTAR CÂNCER DE PELE


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) disponibilizará mais de 135 postos de atendimento gratuitos pelo País no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, celebrado hoje, dia 29 de novembro/2014. Considerado uma das principais ações do Programa Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (PNPCP), o Dia do Combate vai mais uma vez fixar o Exame Preventivo Gratuito para o Câncer da Pele, visando tornar o exame preventivo uma necessidade – semelhante aos outros exames preventivos, como o do câncer de mama, próstata e colo do útero.

O foco dos exames será o paciente de risco para câncer da pele (pessoas com histórico de doenças na família, sardas ou com pele ou cabelos muito claros). A previsão é de que cerca de 35 mil pacientes sejam atendidos por 4 mil médicos voluntários em 23 estados brasileiros. Para saber quais são os locais mais próximos de atendimento, basta ligar para o número 0800-701-3187. Haverá quiosques nos shoppings Morumbi, em São Paulo, até o fim de novembro.

Por meio de uma câmera com lente UV, as pessoas vão poder observar como sua pele está danificada pelo sol e como o filtro solar pode protegê-las. Na ocasião, também serão aplicados questionários pela calculadora de risco para o câncer da pele.

Leia mais: http://www.sbd.org.br/inovacoes-marcam-dia-nacional-de-combate-ao-cancer-da-pele-da-sbd-deste-ano

FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO!


ANIMAIS DOMÉSTICOS PODERÃO SER TRANSPORTADOS EM TRENS, ÔNIBUS E METRÔ


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

HOSPITAIS USAM A CRIATIVIDADE PARA ECONOMIZAR ÁGUA


O vereador Paulo Frange participou de mais uma sessão da CPI da Sabesp, onde defendeu a necessidade urgente de serem tomadas medidas efetivas de racionalização do uso da água.

Frange destacou matéria do jornal "O Estado de São paulo" (26/nov.2014), onde foi publicada uma matéria sobre racionalização do uso da água, adotado por hospitais, que têm utilizam garrafa PET para reduzir o consumo de água na descarga, em bacias sanitárias", disse.

Estas são algumas iniciativas particulares que já fazem parte do conjunto de medidas de sustentabilidade tomadas. Por exemplo: desde janeiro, o Hospital Samaritano está em obras, com a modernização de 150 leitos e que inclui a reforma da parte hidráulica, com a instalação de torneiras e chuveiros mais econômicos.

A medida criativa adotada pelo Hospital foi a utilização de garrafas PET, preenchidas com pedras, dentro da caixa, acoplada em aproximadamente 300 bacias sanitárias, em áreas comuns e nos vestiários do hospital, uma economia real da água de descargas.

Outro exemplo: o Hospital São Camilo, que adotou um sistema de tratamento e reutilização da água usada nas lavagens, desde agosto deste ano. A economia de água passou de 40% para 60%.

Veja a matéria completa de O Estado de S. Paulo:http://tinyurl.com/maogkmk

VAI FALTAR ÁGUA, SE NADA EFETIVO FOR FEITO !


- É uma crise nossa, não é mais da Sabesp, precisamos nos unir e definir medidas de como economizar água na Capital - disse o vereador Paulo Frange na sessão de quarta (26/nov.2014) da CPI da Sabesp. 

- O propósito é pensar o que podemos fazer para ajudar?

Frange afirmou ainda que, em nenhum momento viu uma atitude prática para solucionar o problema! - "Cada um quer jogar culpa um para o outro. Precisamos encontrar um caminho para amenizar a crise de água em São Paulo!"

Se nada for feito e ficar apenas esperando as chuvas, vai faltar água ! Afirmou.

#CPIdaSabesp #Cantareira

APOIO DO VER. PAULO FRANGE FOI FUNDAMENTAL PARA O CENTRO ESPORTIVO PIRITUBA


Com a intercessão do vereador Paulo Frange, o Centro Esportivo (CE) Pirituba, fundado em 21 de abril de 1967, recebe nesta semana, várias melhorias, como a instalação de câmeras e pontos eletrônicos de segurança (ronda), instalação de bebedouros, manutenção no telhado do ginásio poliesportivo, instalação de espelhos na sala de multiuso, reforma no guarda-corpo e corrimão da arquibancada do campo, reforma no alambrado do campo. 

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, através do secretário Celso Jatene, não têm poupado esforços para melhorar esse espaço, com ações pontuais, entre elas a reforma dos vestiários e banheiros, obras realizadas no ano passado - assim como tem sido fundamental o apoio dado pelo vereador Paulo Frange (PTB).

O diretor do CE Pirituba Edimilson Macedo diz que não tem, também, poupado esforço para que todo o Centro Esportivo Pirituba seja reformado, e sabe que poderá contar com o apoio de Frange e Jatene para isso, como foi feito até agora.

LINDBERG CLEMENTE GARANTE PRESENÇA NA SESSÃO SOLENE QUE HOMENAGEARÁ CAPELÃES


O professor e capelão Lindberg Clemente de Morais esteve hoje no gabinete do vereador Paulo Frange, onde foi conhecer o projeto de lei de Frange que criou o Dia do Capelão e detalhes sobre a Sessão Solene que acontecerá no dia 1/dezembro/2014, às 19 horas, na Câmara Municipal.

Lindberg ficou muito animado com a propositura do vereador Paulo Frange de valorizar essa função ainda pouco conhecida da maioria da população e que presta tantos serviços à população, no amparo espiritual em horas difíceis.

Frange é defensor de que a função de capelão se torne oficial e que possa ser, futuramente, uma profissão de fato, já que hoje apenas o capelão da Polícia Militar é remunerado para exercer essa função.

As grandes corporações, como universidades, hospitais , entre outros, têm capelanias, mas precisa contar com o trabalho esporádico de voluntários.

O professor Lindberg garantiu a sua presença na Sessão Solene e também a de alunos de teologia da Universidade Mackenzie onde ministra no curso de teologia.

VER. PAULO FRANGE RECEBE HOMENAGEM DA GCM


O vereador Paulo Frange recebeu na terça-feira, dia 25/nov.2014, uma homenagem da GCM – Guarda Civil Metropolitana – que lhe foi entregue pelo subcomandante da Inspetoria da Câmara Municipal, inspetor Pureza e CD Nilson. A indicação da homenagem foi Guarda Civil Júlia.

- A homenagem ao vereador deveu-se à relação amistosa e calorosa dispensada pelo vereador Paulo Frange a todos os CGMs’ que prestam serviços na Câmara Municipal, além de ser ele um aliado das causas da corporação.

O vereador ficou muito lisonjeado pela homenagem, que é uma peça de identificação em metal, idêntica à usada pelos GCM’s, e nela gravada o nome do vereador Paulo Frange. É a mais alta honraria da corporação dada a civis.

REUNIÃO DO COLÉGIO DE LÍDERES


O vereador Paulo Frange participou da reunião do colégio de líderes na terça-feira, dia 25/nov. 2014. 

Na ocasião, Frange questionou o projeto de lei que isenta de ISS vários setores, entre eles o do transporte. Sugeriu um Audiência Pública para tratar do assunto, já que não se sabe exatamente quem serão os beneficiados pelo Projeto de lei do Executivo - sendo que, não se sabe se os cofres públicos aguentam tal sangria - afirmou.

O vereador é líder do PTB na Câmara Municipal de São Paulo.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PAULO FRANGE RECOMENDA O GUIA ALIMENTAR, LANÇADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE


O Ministério da Saúde teve uma iniciativa salutar, com o lançamento do Guia Alimentar para a População Brasileira, que está disponível para download no link: http://goo.gl/aYU1Qw#GuiaAlimentar

O vereador Paulo Frange tem defendido e proposto projetos de lei voltados ao tema da reeducação alimentar do brasileiro, já que a alimentação inadequada é um fator que tem contribuído para o crescimento da obesidade e doenças consequentes.

Obesidade Zero é um Projeto de Lei 0097/2011 do vereador Paulo Frange que prevê a adoção pela Prefeitura de um programa de erradicação da obesidade, desde a infância, com uma série de medidas que pretendem atacar a obesidade em várias frentes. Atualmente, a obesidade é uma doença que atinge cerca de metade da população brasileira, considerada a epidemia do século XXI.

25 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE


Hoje é o dia dos cidadãos e cidadãs lembrar-se de fazer uma boa ação, afinal, hoje é o dia do doador voluntário de sangue. Incentivar essa prática é importante, pois a demanda por sangue aumenta nos hemocentros, mas a doação cai. São necessárias 5,7 milhões de bolsas de sangue no Brasil, mas apenas 3,5 milhões são coletadas anualmente. Apenas 1,9% da população brasileira é doadora de sangue.

O vereador Paulo Frange levou essa preocupação à Câmara Municipal, através de projetos voltados ao tema, como o PL 410/98, que objetiva dar prioridade aos doadores de sangue habituais de hemocentros públicos no atendimento do SUS – Sistema Único de Saúde, em tramitação na Casa.

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi instituído no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988. Existem critérios para que uma pessoa possa doar sangue, por exemplo: ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais que 50kg, estar em boas condições de saúde, não estar grávida, não ter feito tatuagens nos últimos 12 meses, não ser usuário de drogas, entre outros requisitos.
Se você se encaixa nestes requisitos, seja um doador. Doar sangue é doar vida!

FESTIVAL CONTA COM O APOIO DO VER. PAULO FRANGE


Acontece no final de semana o “Festival de fim de ano”, uma solicitação da comunidade do “Unidos do Morro Futebol Clube”, com sede no Parque Pedroso, Brasilândia, e organizado com apoio da Supervisão de Esportes da Subprefeitura Freguesia do Ó, com a participação de vários times.

O evento esportivo aconteceu do CDC Tietê e Souza, no dia 23/nov.2014. Na preleção o supervisor de Esportes Neimar Ortiz falou da importância do esporte como uma prática comunitária e que se insere na política de paz.

Participaram do jogos, os times: Enduras, Veteranos do Peri, Asa (A) e Asa (B), Vila Nova, Caneca de Ouro, Alfa, Sport Paulistano, Unidos do Morro e Nosso Clube.

Aproveitou pra ressaltar a importância da participação dos atletas em evento esportivo comemorativo de fim de ano.
Neimar Ortiz destacou o apoio que tem recebido do vereador Paulo Frange na realização destes eventos e também do subprefeito Bruno Ghizellini Neto

ALERTA SOBRE OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO


O vereador Paulo Frange, sempre que questionado, tem condenado a venda de medicamentos sem prescrição médica, o que representa um grande risco à população. É comum entre os brasileiros a automedicação, ou seja, tomar um remédio após uma dor de cabeça ou febre por conta própria.

- A automedicação, muitas vezes, é vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, mas pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas – segundo informou a SBEM - Sociedade Brasileiras de Endocrinologia e Metabologia.

O vereador Frange alerta que , se o remédio for antibiótico o risco é maior, pois o uso abusivo aumenta a resistência de microorganismos, e compromete a eficácia dos tratamentos.

FRANGE É DESTAQUE NA IMPRENSA


Coluna "Ponto de Vista" destaca as ações do mandato do ver. Paulo Frange 

Edição de 21/nov.2014 - Freguesia News e jornais coligados

PROJETO DA PONTE DE PIRITUBA SERÁ DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


Lapa News/Folha de Pirituba destaca a audiência pública que discutirá o Projeto da Ponte de Pirituba. 

Edição de 21/nov.2014

JORNAL 'FREGUESIA NEWS' DESTACA REIVINDICAÇÃO DE MORADOR


Jornal 'Freguesia News' destaca reivindicação de morador sobre a canalização do Córrego do Urubu, em Vila Miriam, divisa de Pirituba e Freg. do Ó.

Edição de 21/nov.2014. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL


LEVEM AS CRIANÇAS PARA VACINAR CONTRA A PÓLIO E CONTRA O SARAMPO


Levem os pequenos para vacinar contra a pólio e contra o sarampo, que tem reaparecida na cidade. A Secretaria Estadual de Saúde realiza mais um "Dia D" da campanha de vacinação contra paralisia infantil e contra o sarampo em São Paulo. A imunização segue até o dia 28 de novembro. O objetivo é vacinar ao menos 2,1 milhões de crianças entre um a cinco anos contra o sarampo e cerca de 2,4 milhões na faixa dos seis meses aos cinco anos contra a poliomielite.

A poliomielite é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PONTE PIRITUBA-LAPA FOI TRANSFERIDA PARA 4/DEZ. ÀS 19 HORAS


A Audiência Pública sobre a Ponte Pirituba – Lapa acontecerá no dia 4/dezembro/2014, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de S. Paulo. Ela foi convocada pelo vereador Paulo Frange (PTB) para que técnicos da Secretaria Municipal de Obras deem explicações aos vereadores e à população sobre o projeto da obra e também esclareça sobre as áreas colocadas à disposição para desapropriação recentemente pela Prefeitura.

Marcada anteriormente para o dia 19/nov. a Audiência teve que ser remarcada, por força da agenda da Secretária de Obras.

O projeto já está bem adiantado e, em 3/nov.2014, foi publicado o Decreto (55.643) de Utilidade Pública (DUP), para fins de desapropriação de áreas na região próxima à Av. Raimundo Pereira de Magalhães dos dois lados do Rio Tietê. 

A construção da Ponte Pirituba-Lapa (via Av. Raimundo Pereira de Magalhães) está inserida na Lei da Operação Urbana Água Branca, o que foi conseguido no Substitutivo do Projeto do Executivo, junto ao Prefeito, diretamente, pelo vereador Paulo Frange, após levar a Comissão "Pró-Ponte de Pirituba Já" para explicar as razões e a luta de mais de 20 anos pela Ponte.

O DUP significa que a partir da data de publicação (3/nov.) as áreas determinadas ficam congeladas, impossibilitando qualquer modificação ou venda dos terrenos envolvidos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Dia: 04/12
Local: Plenário 1º de Maio
Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí - 100 - Bela Vista
Horário: 19 horas

REUNIÃO DA COMISSÃO DE POLÍTICA URBANA


A Comissão de Política Urbana fez a sua reunião semanal nesta quarta-feira, dia 19/nov.2014, quando analisou e votou projetos de lei de vereadores, entre eles o PL que institui a Frente Parlamentar de acompanhamento da implementação do Plano Diretor Estratégico - PDE.

Os vereador da Comissão ouviram ainda integrantes dos coletivos que ocupam a chamada Casa Amarela, com oficinas de atividades e eventos artísticos. Os artistas pediram apoio à inclusão desta casa em projeto de lei em tramitação, o que evitaria uma prevista reintegração de posse. O imóvel é do INSS e encontrava-se abandonado há três anos e hoje atende moradores do entrono com atividades, oficinas e shows.

A CRISE DA ÁGUA CONTINUA REPERCUTINDO NA CÂMARA MUNICIPAL

(Na foto o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, que foi ouvida pela CPI recentemente) 

A falta de água em alguns bairros de São Paulo não é causada pela diminuição da pressão, como alega a Sabesp, ou é por causas da causa da interrupção do abastecimento, como afirmou o presidente do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), René Vicente dos Santos.

A polêmica sobre a crise de água na Capital continuou na reunião da CPI da Sabesp da semana anterior.

O vereador Paulo Frange, quando da vinda da presidente da Sabesp à CPI - da qual Frange é integrante - chegou a polemizar com ela, ao afirmar que não importa o nome que se dê, o que importa é que falta água nas torneiras de bairros de São Paulo, principalmente na periferia..

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19959%3Apolemica-marca-cpi-da-sabesp&catid=35%3Acpis&Itemid=92

A SAÚDE DO HOMEM É UM DOS FOCOS DAS LEIS DO VER. PAULO FRANGE


O vereador Paulo Frange tem criado leis de incentivo à Saúde, em geral, e em especial a do homem, uma delas é a que criou a “Corrida e Caminhada pela Saúde do Homem”. O objetivo da Lei é chamar é incentivar os homens para a pratica de exercícios, já que o sedentarismo é uma das causas das doenças masculinas, principalmente nos homens maduros e de terceira idade.

- “A prevenção de doenças é fundamental, assim como as mulheres, os homens também precisam de cuidados específicos de profissionais especializados.”, explicou o vereador, que conclama todos os homens acima do 45 anos a fazer o exame de próstata ainda neste mês de novembro, dedicado à Saúde do Homem.

MORADOR FAZ RECLAMAÇÃO AO VEREADOR PAULO FRANGE SOBRE CÓRREGO


Moacir Baraldi, morador da Rua Dr. Aguiar Witacker, Vila Yara, na região de fundo da Freguesia do Ó, pede apoio do vereador Paulo Frange para resolver problemas gerados pelo chamado Córrego do Urubu, existente entre a Vila Zatt e Vila Mirian, na Travessa Professor Demarco/ Rua São Urbano, na Zona Norte da Capital. O córrego começou a ser canalizado, mas a obra foi abandonada e assim permanece há mais de seis anos.

O assessor do vereador Paulo Frange, Alexandre Porto, esteve no local e ouviu o morador “in loco”. Ele pede providências à Prefeitura, pois um conjunto de prédios que iria ser construído por ali, chegou a ser adiado por causa de uma galeria aberta de 4 metros de altura que impedia a obra e a Prefeitura não a realizou. O local é também onde ocorrem inundações.

O vereador Paulo Frange está solicitando informações à Secretaria de Obras, para saber o que existe de projeto para este córrego e o que poderá ser feito para o término da canalização.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

CONHEÇA MELHOR O QUE É CAPELANIA E A LEI DO VER. PAULO FRANGE SOBRE O TEMA

(Foto do evento de 2011) 

Vereador Paulo Frange é o autor da lei que instituiu o Dia do Capelão, há 13 anos, e desde então tem feito eventos anuais, sempre no dia oficial, 30 de novembro, ou próximo a essa data. O objetivo é dar visibilidade à categoria, reconhecida oficialmente como profissão apenas entre os militares.

Neste ano a Câmara Municipal de São Paulo realizará a Sessão Solene comemorativa no dia 1º de dezembro, 19 horas, e para tanto vem convidá-lo a participar da mesma.

A capelania é um serviço amplo e está presente no âmbito militar, escolar, no esporte etc. Paulo Frange, autor da lei e propositor da Sessão Solene, defende o reconhecimento deste trabalho voluntário, como uma profissão a ser instituída.

Frange, como médico que é, sabe que a Capelania, quando ministrada a enfermos, em hospitais da rede pública ou privada, os tem fé e religião reagem melhor aos tratamentos médicos, inclusive com aumento da imunidade.

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o bem-estar espiritual é uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões biológicas, psíquicas e sociais, Isso se repete também nos clubes esportivos, universidades, nos quartéis e em empresas.

Frange diz: “Criamos em lei o dia do capelão há 11 anos para poder congregar os capelães, poder ouvi-los e buscar soluções para os problemas que eles têm. Temos de oferecer condições mínimas para esse que não deixa de ser um trabalho árduo e difícil”, afirmou.

NESTA QUARTA-FEIRA (19) MAIS UMA REUNIÃO DA CPI DA SABESP


O vereador Paulo Frange é um dos integrantes da CPI da Sabesp, que realizará a sua 12ª Reunião Ordinária nesta quarta-feira, dia 19/nov.2014, no Plenário 1º de Maio, das 10 às 15 horas.
O convidado desta semana é o Dr. José Roberto Rochel de Oliveira, promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital.

Todos os interessado podem assistir a Sessão, que também é transmitida pela TV Câmara via web.

RANKING MOSTRA INEFICIÊNCIA DO GASTO COM PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL

Revista "Nature" publica ranking que mostra ineficiência do gasto com pesquisa científica no Brasil

O vereador Paulo Frange defendeu em sua campanha para deputado federal menor burocracia nas pesquisas científicas, especialmente às voltadas à Saúde e quem envolvem seres humanos, e continua incentivando esse debate, como sempre fez, através do Focep – Fórum que envolve Comitês de ética em pesquisas.

Essa preocupação do vereador é refletida em ranking da revista “Nature” (vide Folha de SP, em 17/11/2014), que comprovou ser o Brasil um dos países com menor eficiência nos gasto COM ciência, o que inclui pesquisas científicas em geral. O Brasil é 50º entre 53º países pesquisados pela “Nature”, atrás apenas do Irã, Paquistão e Ucrânia.

O nosso País gasta 30 bilhões de dólares por ano e publica em torno de 670 artigos; enquanto o Chile publica 1.008 artigos científicos e gasta cerca de 9 bilhões. Ou seja, o Brasil também gasta mal.
....
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/11/1549183-gasto-brasileiro-com-ciencia-e-muito-pouco-eficiente-diz-nature.shtml

VER. PAULO FRANGE É DESTAQUE NA IMPRENSA


As ações parlamentares do ver. Paulo Frange na semana de 09 a 13 de novembro de 2014 - Freguesia News e jornais coligados, de 14 de novembro de 2014. 

JORNAL DA GENTE (LAPA) DE 15 DE NOVEMBRO DE 2014


Matéria esclarece a luta do vereador Paulo Frange para ver incluída a Ponte Pirituba-Lapa na Operação Urbana Água Branca, e agora destaca seu empenho na busca de solução para impasse do projeto em execução. 


EMPENHO DO VEREADOR PAULO FRANGE PELA PONTE PIRITUBA-LAPA É CAPA DO JORNAL DA GENTE (de 15/nov.2014)


Audiência foi marcada por Frange, para o dia 27/nov.2014, no Plenário da Câmara Municipal, das 10 às 14h, para esclarecer pontos polêmicos do projeto e para conhecer as áreas que serão desapropriadas.

VER. PAULO FRANGE LAMENTA A MORTE DO DR. ADIB JATENE, QUE FOI SEU MESTRE E INSPIRADOR

(Na foto, ao lado do Dr. Jatene, visitando terreno para a implantação do Hospital Brasilândia, do qual ambos eram defensores há décadas).

Morreu na noite desta sexta-feira (14/nov.2014), aos 85 anos, o médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Segundo o Hospital do Coração, em São Paulo, a causa da morte foi infarto agudo do miocárdio. O velório será realizado no anfiteatro do hospital neste sábado (15/nov).

Paulo Frange, que também é médico cardiologista, foi aluno do Dr. Adib Jatene e o teve como inspirador e exemplo, seja como médico e como administrador hospitalar.

Dr. Jatene, em 22 de setembro deste ano ele havia sido internado também após sofrer um infarto. Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROJETO DA PONTE DE PIRITUBA-LAPA


Boas notícias sobre a Ponte Pirituba-Lapa: mais um passo para a sua materialização foi dado. O projeto já está bem adiantado e, em 3/nov.2014, foi publicado o Decreto (55.643) de Utilidade Pública (DUP), para fins de desapropriação de áreas na região próxima à Av. Raimundo Pereira de Magalhães dos dois lados do Rio Tietê.

O vereador Paulo Frange, Líder do PTB, já marcou audiência pública na Câmara Municipal para que a comunidade dos dois bairros envolvidos tome conhecimento do projeto e das áreas que serão desapropriadas, constantes do Decreto. Será no dia 04/dez.2014, das 10h às 14h, quando técnicos da Siurb (Secretaria de Obras) estarão presentes no Plenário da Câmara Municipal no primeiro andar, para esclarecimentos.

A construção da Ponte Pirituba-Lapa (via Av. Raimundo Pereira de Magalhães) está inserida na Lei da Operação Urbana Água Branca, o que foi conseguido no Substitutivo do Projeto do Executivo, junto ao Prefeito, diretamente, pelo vereador Paulo Frange, após levar a Comissão "Pró-Ponte de Pirituba Já" para explicar as razões e a luta de mais de 20 anos pela Ponte.

O DUP significa que a partir da data de publicação (3/nov.) as áreas determinadas ficam congeladas, impossibilitando qualquer modificação ou venda dos terrenos envolvidos.


AUDIÊNCIA PÚBLICA
Dia: 04/12
Local: Plenário 1º de Maio
Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí - 100 - Bela Vista
Horário: 10 horas às 14 horas



TV CÂMARA DESTACA A OPERAÇÃO URBANA MOOCA-VILA CARIOCA


Vereador Paulo Frange diz que essa Operação vai requalificar a região; o verde vai ser ampliado, através de contrapartidas com a iniciativa privada e a HIS - Habitação de Interesse Social está garantida também. Muito bom!

ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=weiWKlTHEG0&feature=youtu.be

EM DISCUSSÃO A LEI DE ZONEAMENTO NA CIDADE


O vereador Paulo Frange diz que um assunto de extrema importância está sendo discutido na Cidade. Já teve início as oficinas sobre Revisão Participativa da Lei de Parcelamento e Ocupação do Solo, ou Lei de Zoneamento na Cidade.

Todas as propostas populares são registradas nos formulários impressos recebidas nas atividades presenciais ou no formulário eletrônico, disponível no site Gestão Urbana, serão sistematizadas e divulgadas na plataforma digital.

- Participar é preciso, diz o vereador Paulo Frange. Se não der pra ir às reuniões, mande sua proposta on-line.

http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/principal-zoneamento/

O AUMENTO DE SALÁRIO NA SAÚDE É BEM-VINDO


A Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (10/nov.2014) o projeto de lei que eleva em até 86% o salário dos profissionais municipais da Saúde de São Paulo. 

Já na terça-feira (11/nov.) o prefeito Fernando Haddad apresentou, junto com o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Júnior, as principais inovações do plano de carreira elaborado pelo Poder Executivo.

A medida, que desta vez beneficiará mais de 30 mil servidores, vem ao encontro à reestruturação das carreiras do funcionalismo municipal e à política de valorização de seus funcionários.

Essa é uma medida que defendíamos há muito tempo e que ajudarei a aprovar na Câmara, o quanto antes – diz o vereador Paulo Frange.

Mais informações http://goo.gl/yXickh

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA MOOCA - VILA CARIOCA


O vereador Paulo Frange deu entrevista à TV Câmara sobre a reunião que presidiu nesta quarta-feira, dia 12/nov.2014, da Comissão de Política Urbana, que recebeu Gustavo Partezani, representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ele respondeu questionamentos de Frange e de vereadores desta Comissão sobre questões relacionadas ao Licenciamento Ambiental dos Bairros do Tamanduateí: Operação Urbana Consorciada Mooca – Vila Carioca, oferecendo subsídios para a análise e detalhes sobre a Operação.

DATAS DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Data: 01 de dezembro de 2014
Horário: 18h horas
Local: Auditório Clube Atlético Juventus
Endereço: Rua Comendador Roberto Ugolini, 152

Data: 03 de dezembro de 2014
Horário: 18 horas
Local: Auditório Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente
Endereço: Rua José Zappi, 120

Data: 08 de dezembro de 2014
Horário: 18 horas
Local: Auditório CEU Meninos
Endereço: Rua Barbinos, 111 – Sacomã

O Relatório de Impacto Ambiental está disponível para consulta, no horário das 10:00 às 16:00 horas, nos dias úteis, no CADES, à Rua do Paraíso, 387,1º andar, telefone: 3266-7141.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

HADDAD DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA ÁREAS PARA DESAPROPRIAÇÃO DA PONTE DE PIRITUBA



A Ponte de Pirituba começa a ser materializada com o projeto já bastante adiantado e com a publicação do Decreto 55.643, em 3/nov.2014, de Declaração de Utilidade Pública (DUP), para fins de desapropriação de áreas na região próxima à Av. Raimundo Pereira de Magalhães.

A construção da Ponte Pirituba-Lapa (via Av. Raimundo Pereira de Magalhães) está inserida na Lei da Operação Urbana Água Branca, o que foi conseguido no Substitutivo do Projeto do Executivo, junto ao Prefeito, diretamente, pelo vereador Paulo Frange, após levar a Comissão "Pró-Ponte de Pirituba Já" para explicar as razões e a luta de mais de 20 anos pela Ponte.

O DUP significa que a partir da data de publicação (3/nov.) as áreas determinadas ficam congeladas, impossibilitando qualquer modificação ou venda dos terrenos envolvidos.

O Decreto diz textualmente: “Declara de utilidade pública, para desapropriação, imóveis particulares situados nos Distritos de Pirituba e Lapa, Subprefeituras de Pirituba/Jaraguá e Lapa, necessários à implantação da ponte de ligação Pirituba-Lapa.

No Art. 1º diz que “ficam declarados de utilidade pública, para serem desapropriados judicialmente ou adquiridos mediante acordo, os imóveis particulares situados nos Distritos de Pirituba e Lapa, Subprefeituras de Pirituba/Jaraguá e Lapa, necessários à implantação da ponte de ligação Pirituba-Lapa, contidos na área total de 18.727,00m² (dezoito mil setecentos e vinte e sete metros quadrados), compreendendo as áreas e os perímetros discriminados e indicados nas plantas (seguem-se as especificações).

Acesse o decreto completo aqui: http://tinyurl.com/ovs75tu

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E OCUPAÇÃO ORDENADA


Os estudos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo apontaram a necessidade de nova ubdivisão destas áreasem duas Operações Urbanas. Essas Operações Urbanas Consorciadas tem como principal objetivo promover o adensamento dessa porção da região central e contribuir para a reversão do movimento de espraiamento que ocorreu na capital (crescimento das áreas periféricas em detrimento do adensamento habitacional na região central). Isso é considerado primordial pela Prefeitura porque equilibra a relação emprego/moradia) e provoca a diminuição do chamado movimento pendular (deslocamento de moradores da periferia para o centro - local de trabalho — e seu retorno à periferia).

A implantação do sistema de alta capacidade subterrâneo sobre trilhos também permitirá um maior adensamento em porções do território. Apesar de sua importância reconhecida, a ferrovia constitui uma barreira física e seu rebaixamento possibilitaria que áreas hoje com baixa densidade populacional possam ser melhor aproveitadas.

A Operação Urbana Consorciada Mooca-Vila Carioca compreende a porção leste do centro expandido da cidade de São Paulo, cujas estrutura urbana e paisagem são determinadas pela várzea do Rio Tamanduateí, pela ferrovia e pela Avenida do Estado. Esta operação urbana está dividida em seis setores, com características muito diversificadas, destacando-se as colinas do Ipiranga e Mooca como áreas de ocupação mista e maior dinâmica urbana e uma grande área com ocupação predominantemente industrial que domina a várzea e lhe proporciona características singulares de volumetria e conjunto.

O foco da intervenção está na qualificação deste território por meio da intensificação de sua ocupação, com a melhoria das condições de mobilidade, superando as barreiras do eixo ferroviário e da Avenida do Estado, e buscando melhorar a relação da cidade com o rio por meio de novas “frentes urbanas fluviais”, soluções estas integradas com o aumento de áreas públicas e verdes e aprimoramento do sistema de drenagem.

VER. PAULO FRANGE QUESTIONA SECRETÁRIO SOBRE FALTA DE ÁGUA EM SP


Vereador Paulo Frange questiona o secretário de saneamento e recursos hídricos sobre medidas para conter a crise da falta de água em São Paulo 

"Há uma necessidade de um novo olhar sobre a situação que envolve água e abastecimento – a proposta sobre a estação de água de reúso ela se torna atraente. Mas quanto custará o metro cúbico para o tratamento de água?" questiona, o vereador Paulo Frange.

Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Guilherme Jardim Arce, responde:

"O custo para evitar perdas e maior que o custo para produzir águas serão necessário 250 milhões de reais e 12 meses de obra para ser executado - o projeto está pronto e está será levado para Brasília. Nós temos que resolver o problema do recurso para que essas obras sejam feitas.", explica.

A a segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira começará a ser utilizada até a semana que vem segundo o Secretário. Para conseguir o financiamento, Arce informou que na próxima segunda-feira, 17/novembro/14, irá a Brasília entregar os projetos à União das obras para aumentar a quantidade de água em São Paulo.

FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZA ASSEMBLEIA


Nesta quarta-feira, 12/novembro/14, o Fórum de Educação Infantil realizou assembleia ordinária no Salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Durante assembleia foram discutidos sobre a portaria de matrícula em defesa da educação infantil foi solicitado alteração e revogação para 2015. Além da explicação sobre as férias coletivas que teve o início do funcionamento adiado para 2015, ocorreram maiores esclarecimentos sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/14) que só entrará em vigor em agosto do próximo ano.

Os membros do Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo, também abordaram outros assuntos importantes como os cuidados especiais que devem ser tomado com as crianças e orçamento de 2015.

Com o apoio de Paulo Frange, um grupo de pessoas envolvidas com educação em São Paulo iniciou as atividades do FEI – Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas, em fevereiro de 2003, sob a coordenação de Kurt Lenhard.

SOBRE O FEI

Através das reuniões semanais e eventos abertos à participação pública, os membros do FEI estudam e discutem os problemas enfrentados por pais, crianças e educadores ligados às entidades conveniadas à Secretaria de Educação de São Paulo.

O objetivo é reunir as instituições que prestam serviços à Prefeitura para padronizar o atendimento e garantir a qualidade na educação do município, além de defender os direitos de educadores e funcionários destas instituições.

CPI DA SABESP – A CRISE HÍDRICA DA CAPITAL PAULISTA


Nesta quarta-feira, 12 de novembro, ocorre mais uma sessão da CPI da SABESP na Câmara Municipal de São Paulo, foram convidados Mauro Arce, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Marcello Xavier Veiga, superintendente da Sabesp, e Alceu Segamarchi Júnior, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE.

O Vereador Paulo Frange explica a necessidade de haver uma proposta legislativa para propor pedagogicamente medidas para amenizar a crise hídrica em São Paulo. “De acordo com a Presidente da Sabesp, Dilma Pena, em média cada casa tem 3 pessoas e são gastos cerca de 150 litros de água por pessoa. São raras as casas com apenas três pessoas, uma boa parte da população que tem reclamado da falta de água, tem a caixa pequena. Acho que a gente podia discutir isso, através de uma proposta legislativa para atender muito mais pedagogicamente as áreas mais atingidas de São Paulo”, declara o vereador Paulo Frange ao Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Guilherme Jardim Arce.

O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo explica as medidas tomadas para conter a crise de abastecimento de água na capital. “Estamos tomando medidas para aumentar as estações de tratamento, a transposição de consumidores, através de pequenas obras estruturais. Além de contar com o resultado do bônus por economia de água e o período das férias que há uma redução do consumo de água. Estamos trabalhando nessa direção, entrará na operação o segundo volume estratégico, a reserva técnica para que a gente possa usar essa água”, explica o Secretário.

Compõem a CPI da Sabesp, instalada para investigar o cumprimento do contrato entre a empresa e a prefeitura, os vereadores Laércio Benko (PHS), presidente da comissão, Ari Friedenbach (PROS), vice-presidente, Nelo Rodolfo (PMDB), relator, Nabil Bonduki (PT), Paulo Frange (PTB), José Police Neto (PSD), Roberto Tripoli (PV), Milton Leite (DEM) e Mario Covas Neto (PSDB).

Serviço:
Reunião Ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da SABESP12 de novembro, quarta-feira.
Horário: 10h
Local: Plenário 1º de maio – 1º andar, na Câmara Municipal de São Paulo

PREFEITURA AUMENTA SALÁRIO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM ATÉ 86% EM 2014


A Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (10/nov.2014) o projeto de lei que eleva em até 86% o salário dos profissionais municipais da Saúde de São Paulo. Já nesta terça-feira (11/nov.), o prefeito Fernando Haddad apresentou, junto ao secretário municipal de Saúde, José de Filippi Júnior, as principais inovações do plano de carreira elaborado pelo Poder Executivo. A medida, que desta vez beneficiará mais de 30 mil servidores, vem ao encontro à reestruturação das carreiras do funcionalismo municipal e à política de valorização de seus funcionários.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/4971#ad-image-4

VER. PAULO FRANGE CONCLAMA TODOS A PARTICIPAR DA DISCUSSÃO LEI DE ZONEAMENTO NA CIDADE


O vereador Paulo Frange diz que um assunto de extrema importância está sendo discutido na Cidade. Já teve início as oficinas sobre Revisão Participativa da Lei de Parcelamento e Ocupação do Solo, ou Lei de Zoneamento na Cidade.

No sábado, dia 8/nov.2014, aconteceram alguns destes encontros, nas Subprefeituras de Freguesia do Ó/Brasilândia, Vila Maria/Vila Guilherme e São Mateus, entre outras.

Em 22 e 29/novembro e 6/dez.2014 acontecem as oficinas nas Subprefeituras restantes (ver na ilustração), que receberam os munícipes para mais uma etapa de revisão dos instrumentos de planejamento urbano da cidade. O objetivo é revisar e atualizar as regras de parcelamento, uso e ocupação do solo.

No total, serão realizados encontros nas 32 Subprefeituras e também disponibilizadas as ferramentas de participação digital, além da disponibilização de todo material utilizado nas apresentações públicas no site da Câmara Municipal de S. Paulo.
Todas as propostas populares são registradas nos formulários impressos recebidas nas atividades presenciais ou no formulário eletrônico, disponível no site Gestão Urbana, serão sistematizadas e divulgadas na plataforma digital.

PARA MAIORES INFORMAÇÃO, LINK:http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/processo-participativo-zoneamento/http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/processo-participativo-zoneamento/

ANIVERSÁRIO DE 110 ANOS DA REVOLTA DA VACINA


Hoje já não há tanta resistência às vacinas, embora tenha ocorrido eventos isolados contra à campanha da "HPV", sem nenhuma base. 

Completou nesta semana 110 anos da Revolta da Vacina, episódio que aconteceu no início do período republicano no Brasil, e foi desencadeada por diversos conflitos e revoltas populares no Rio de Janeiro, entre 10 a 16 de novembro de 1904. O motivo que deflagrou as manifestações foi a campanha do governo federal que instituiu a vacinação obrigatória, contra a varíola.

Hoje já não há mais tanta resistência às vacinações, a grande maioria sabe da sua eficácia na imunização contra agentes de doenças que o organismo não estaria preparado para enfrentar sozinho. Entretanto houve recentemente resistência por certos setores da sociedade à Campanha de Vacinação conta o HPV – que previne o câncer de colo de útero em meninas de 11 a 13 anos – que precisam tomar as três doses previstas. Entretanto, nada há eventos que coloquem em dúvida a vacina e sua eficácia em todo o mundo.

A primeira dose contra o HPV ocorreu em março/2014, a segunda dose seis meses após, em setembro/2014, e a terceira, de reforço, cinco anos depois. Mais de 2,2 milhões de meninas já tomaram a segunda dose da vacina, o número representa 45% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas dentro da faixa etária. Quem não tomou a segunda dose deve fazê-lo, procurando a UBS mais próxima.