sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VER. PAULO FRANGE PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO TURISMO, 27 DE SETEMBR


Foto: Cláudia Martins

Ver. Paulo Frange acompanha Prefeito Haddad, Secretários Antonio Donato, João Antonio, Marcelo Rehder e Juca Ferreria e a Vice-prefeita Nadia Campeão em almoço na CNTur em comemoração ao Dia Mundial de Turismo.

O Prefeito foi recebido na sede da CENTur – Confederação Nacional de Turismo, na tarde de 27 com mais de 300 participantes de Turismo, Hotelaria e Gastronomia. Durante o evento foi homenageado pelo setor e após ouvir a fala do Presidente Nelson Abreu que manifestou as dificuldades de hoje, sugeriu incrementar as atividades de turismos da cidade de SP.

Na sua fala Haddad afirmou que em números absolutos SP hoje recebe mais turista que o Rio de Janeiro. Falou da importância da Lei de incentivos fiscais para a Zona Leste que contempla a construção de hotéis, flat e outros segmentos de hospedagem e durante, transformou e assinou no local do evento a SPTURS em Secretária de Turismo de SP.

Agora, com o Presidente da SPTURIS com status de secretário e mais próximo das ações conjuntas do governo o fomento da atividade do turismo acontecerá de forma mais rápida.

Ao final Frange falou aos representantes do setor de hospedagem não só da importância da lei de incentivos, mas dos projetos em andamento para requalificação dos profissionais dessa área, com um turista cada vez mais exigente. Na área pública o Município e o Estado não mediram esforços no sentido de oferecer segurança.

PAULO FRANGE EM VISITA NO PARQUE LINEAR RIO VERDE, TEM VITÓRIAS PARA ITAQUERA !


Foto: Cláudia Martins

A visita ao PARQUE LINEAR RIO VERDE, em 27/09/2013, do Vereador PAULO FRANGE, Secretário do Verde RICARDO TEIXEIRA, Secretário de Serviços SIMÃO PEDRO, Subprefeito de Itaquera GUILHERME HENRIQUE DE PAULA E SILVA; resultou em grandes transformações para o espaço:

1. ESPAÇO PARA EVENTOS
Atendendo ao anseio da Comunidade o Secretário do Verde RICARDO TEIXEIRA concordou que oParque Linear Rio Verde torne-se um ESPAÇO PARA EVENTOS da Comunidade em Itaquera.

2. INAUGURAÇÃO DO PARQUE LINEAR RIO VERDE
Ficou agendado com do Vereador PAULO FRANGE, Secretário do Verde RICARDO TEIXEIRA, Secretário de Serviços SIMÃO PEDRO, Subprefeito de Itaquera GUILHERME HENRIQUE DE PAULA E SILVA, o evento de inauguração do PARQUE LINEAR RIO VERDE para o dia10/11/2013, na mesma semana de comemoração do Aniversário de Itaquera que é no dia 06/11/2013.

3. ABERTURA DO PARQUE 24 HORAS
O Secretário do Verde RICARDO TEIXEIRA atendendo ao pedido do Vereador PAULO FRANGE, irá ampliar o horário de funcionamento do PARQUE LINEAR RIO VERDE para PARQUE 24 HORAS (final de semana), e seu primeiro dia de funcionamento será de 09/11/2003 para 10/11/2013. Onde acontecerá: feira de arte e artesanato, atividades esportivas, lazer e recreação.

4. ILUMINAÇÃO DO PARQUE LINEAR RIO VERDE
O Secretário de Serviços SIMÃO PEDRO, somando esforços, irá remodelar a ILUMINAÇÃO doPARQUE LINEAR RIO VERDE, no padrão ILUME, até dia 10/11/2013.

E ainda tem muito mais para o nosso PARQUE LINEAR RIO VERDE:

5. Revitalização das quadras de areia para resolver os problemas de drenagem.

6. Utilização do salão do parque pela comunidade, iniciando com  atletas da Associação AEC Kauê. A Subprefeitura também fará trabalho com  a Terceira Idade.

7. Plantio de 300 árvores (não mudas) compatíveis com a fauna da região.

8. Será realizado um estudo pelo planejamento da Secretaria do Verde para a construção de uma pista corrida para utilização da população.

9. O Secretário do Verde RICARDO TEIXEIRA e o Vereador PAULO FRANGE e o Subprefeito de Itaquera GUILHERME HENRIQUE DE PAULA E SILVA irão solicitar ao Secretário dos Transportes Jilmar Tatto, placas indicativas para PARQUE LINERA RIO VERDE na região, hoje a população que passar por lá ainda não o identificam.

A PEDIDO DO VEREADOR PAULO FRANGE, O SECRETÁRIO DO VERDE RICARDO TEIXEIRA ANUNCIOU O SEGUNDO PARQUE DA CIDADE DE SÃO PAULO QUE SERÁ 24 HORAS



ABERTURA DO PARQUE DO CARMO 24 HORAS

A pedido do Vereador PAULO FRANGE, o Secretário do Verde RICARDO TEIXEIRA anunciou o segundo parque da Cidade de São Paulo que será 24 horas. O primeiro a abrir 24 horas nos finais de semana, com grande sucesso foi o Parque do Ibirapuera.  O Parque do Carmo será o segundo da Cidade, e o primeiro da zona leste, ele já está passando por uma remodelação da iluminação e requalificação da segurança. No local entre a portaria até o lago acontecerá:feira de arte e artesanato, atividades esportivas, lazer e recreação.

PROPOSTA DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO É ENTREGUE À CÂMARA PELO PREFEITO HADDAD


Foto: Cláudia Martins
Câmara Municipal recebeu nesta quinta-feira, dia 26/setembro/2013, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a proposta do novo Plano Diretor Estratégico - principal instrumento para orientar o desenvolvimento da cidade – elaborado pelo Executivo após uma série de audiências públicas com a população.

Durante a entrega do documento, Haddad afirmou que tem confiança no trabalho dos vereadores para as possíveis mudanças que poderão ser realizadas nesse projeto. “Essa Lei, assim como todas as outras propostas enviadas pelo Executivo para essa Casa, será modificada para melhor”, declarou o prefeito.As principais propostas desse Plano Diretor são voltadas para resolver os problemas de moradia e mobilidade urbana da capital paulista. Segundo Haddad, as áreas de Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social) estão sendo ampliadas e estimuladas. “Estamos criando um conceito de cidade diferente. Vamos adensar onde tem transporte público e o contrário nos miolos. Isso fará com que pessoa deixe o carro em casa e pegue o transporte público”, sinalizou.



O presidente da Câmara Municipal, vereador José Américo (PT), destacou a importância do Plano Diretor para a capital paulista. “São Paulo precisa rever sua forma de desenvolver e expandir a economia e ter uma cidade mais humana e com melhor qualidade de vida”, disse.

O vereador Paulo Frange afirmou sobre o Projeto de Lei da Operação Água Branca Expandida que, 80 por cento das sugestões dos participantes das audiências públicas foram consideradas.Frange acredita que a votação do PL deveria ocorrer o quanto antes, caso não destoe ds Substitutivos apresentados, pois enquanto isso não ocorre, fica valendo a Lei antiga e quem perde é o povo, ja que o mercado imobiliário está comprando com base nessa Lei. Por exemplo, em 18 anos se vendeu certificados de construção no valor de R$320 milhões e, agora, em três meses, foram vendidos outros R$300 milhões.


pdf_cmsp

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VER. PAULO FRANGE, LEVA COMUNIDADE DA ZONA NOROESTE, EM ESPECIAL PIRITUBA, REPRESENTADA PELA AZON, REPRESENTADA POR CLETO VITOR E OUTROS LÍDERES, PARA PEDIR AO PREFEITO HADDAD QUE AGORA É A HORA DE CONSTRUIR A PONTE DE PIRITUBA


Foto: Cláudia Martins 
Confira o Ofício ao Ilmo. Sr Prefeito do Município de São Paulo
Fernando Haddad na integra.

O “Movimento Ponte Pirituba ” é uma revindicação da região Noroeste de São Paulo, em especial de Pirituba, iniciado em 21 de maio de 1991, bandeira de luta da comunidade e da AZON - Associação Zona Oeste e Noroeste de Futebol de Várzea.

Em 1970 com as obras da Marginal Tiete, foi demolida a ponte da Estrada Velha de Campinas, atual Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que ligava Pirituba à Lapa.

Essa, apesar de ser uma ponte de madeira, servia pedestres e veículos, numa época de movimento muito menor que os dias atuais.  Em 1972 foi aprovado um projeto de lei que previa a construção de um viaduto/ponte no mesmo local, e que foi arquivado em 1981.

Em 21 de maio de 1991, através do ofício 08/91 pelo MPC (Movimento Político Comunitário), reivindicamos a Prefeita Luiza Erundina a construção de um viaduto ou ponte, uma vez que havia grande crescimento populacional, com o desenvolvimento industrial e comercial comprovado com pesquisas realizadas pela própria administração municipal. A qualidade de vida dos moradores foi piorando com dificuldade cada vez maior para acessar a zona oeste da cidade, ou para se dirigir até o centro da cidade.

Desde essa época, inúmeras foram às tentativas, bem como inúmeras foram às promessas de que teríamos uma ponte integrando Pirituba à Lapa.

Para nossa alegria, vimos nosso pleito no Plano do Governo Haddad, atual administração, que elencou a ponte de Pirituba entre as suas prioridades.

Temos acompanhado as dificuldades orçamentárias do município, e conhecemos essa tramitação, que é sempre longa e penosa.

No final de Dezembro de 2012 tomamos conhecimento do PL 505/2012, que trata da revisão da Lei da Operação Urbana Água Branca.

Participamos de algumas Audiências Públicas e nos surpreendeu a criação do perímetro expandido da operação que contemplava a Freguesia do Ó, Limão, Casa Verde, Santa Cecília, Bom Retiro, Perdizes, Lapa e Consolação, ficando a região de Pirituba excluída dos benefícios, gerados com a venda de CEPAC’s.

Agora, compreendendo mais a importância da aprovação do PL 505/2012, vimos solicitar de vossa excelência, bem como transmitir aos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo nosso anseio no sentido de ampliar o Perímetro Expandido dessa OU, incluindo a região da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães para que possamos ser contemplados com uma obra de transposição, Pirituba – Lapa, que passaria sem dúvida, a ser o mais importante eixo Noroeste/ Oeste.

Temos certeza, de que os recursos oriundos da venda dos CEPAC’s da Operação Urbana Água Branca, irão beneficiar a região da Água Branca , bem como seu Perímetro Expandido, gerando Habitações de Interesse Social, com obras de drenagem e tratamento até as cabeceiras dos córregos e rios. Isso naturalmente aumentará o numero de pessoas que necessitarâo cruzar o Rio Tiete para trabalhar na região Oeste, que hoje já é muito grande, sabiamente por ser essa uma região geradora de emprego,perdendo apenas para o Centro da Cidade, conforme vimos numa apresentação recente feita pelo Secretário de Planejamento Urbano de São Paulo.  

Por fim, acreditamos estar construindo não só uma ponte, mas amenizando o sofrimento de uma população que já se manifesta por mais de duas décadas com abaixo-assinados, visitas à gabinetes de Vereadores, Deputados, Secretários, Prefeitas e Prefeitos e até Ministério Público.

Senhor Prefeito Fernando Haddad, deixamos em vossas mãos a materialização de um sonho nosso e de toda uma região. Dessa vez, com muita expectativa, pois nunca estivemos tão perto de transforma-lo em realidade.  

Cordialmente,
AZON - Associação Zona Oeste e Noroeste de Futebol de Várzea
Movimento Ponte do Pirituba Já

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FRANGE QUESTIONA AUTORIDADES SOBRE TRAGÉDIA DE SÃO MATEUS

Foto: Cláudia Martins

O vereador Paulo Frange, vice-presidente da Comissão de Política Urbana, presidiu a reunião desta comissão, na quarta-feira, dia 18/set.2013, quando foram ouvidos: o subprefeito de São Mateus, Fernando Elias, o promotor público, José Carlos Feitosa, e o delegado titular do 49º Distrito Policial - que cuida do caso do desabamento do prédio em São Mateus, onde faleceram dez operários e 22 foram hospitalizados. Frange destacou que o caso não pode cair no esquecimento, já que São Mateus é muito distante, não mora nenhuma atriz por lá e a Justiça precisa ser feita, disse.

O vereador Frange mostrou uma série de irregularidades que descobriu, estudando minuciosamente o caso, citou algumas irregularidades, como um deferimento da Subprefeitura de São Mateus, que teve planta anexa ao processo, pelo proprietário, diferente da obra que veio a desabar, um caso muito claro de fraude. Citou ainda processos anteriores ligados ao terreno, onde funcionava um posto de combustível, com vários indeferimentos, e o uso de duas razões sociais diferentes – o que denota tentativas, no mínimo, suspeitas.

Frange destacou ainda rasuras em datas de documentos, referentes ao embargo feito, numa tentativa de ajeitar alguma ação de fiscalização, além da ausência de embargo físico e não apenas no papel, como ocorreu, o que permitiu a continuidade da obra e a tragédia.

O subprefeito de São Mateus, Fernando Elias, em suma, afirmou que todo o processo fiscalizador é eletrônico, inclusive a juntada de documentos e que a lei pressupõe ser o agente vistor responsável pelo que realiza no serviço público, mas que tomou todas as medidas necessárias e que está acompanhando todo o processo e que seu interesse e de toda a sociedade é de esclarecer as causas e os culpados. 

O delegado titular do 49º Distrito Policial,Luiz Carlos Uzelin, que investiga o caso, afirmou que já ouviu 16 pessoas deste processo, sendo 14 trabalhadores da obra, mas que ainda não ouviu os proprietários do imóvel, e que não fez isso ainda, porque está se municiando de mais informações, mas tem informações que o Ministério Público Federal já providenciou um ajuizado de ação coletiva sobre o caso, responsabilizando os proprietários/construtores e outros responsáveis.

O promotor da Habitação José Carlos Freitas, por sua vez, propôs ao vereador Paulo Frange um aprimoramento legislativo sobre os embargos de obras, para que estes, obrigatoriamente, sejam físicos, impedindo o acesso e a continuidade de obras irregulares detectadas pela fiscalização. Alertou que esse não foi um fato isolado e que acontece rotineiramente na cidade. Afirmou ainda que outro risco parecido ocorre nas ocupações de prédios abandonados no centro da Cidade, todos com riscos de incêndio e acidentes – segundo informações que tinha, a ele repassadas pelos Bombeiros.

A presidente do Sindicato dos Agentes Vistores e Agentes Fiscais do Município de São Paulo, Mari Benedita Claret Alves Fortunado, também explanou seu ponto de vista. Ela defendeu a sua categoria e culpou a ocorrência de problemas à falta de profissionais que não são repostos, quando se aposentam ou se demitem. Defendeu concurso público urgente e, assim como o vereador Paulo Frange, acredita que haja necessidade de que uma parcela dos fiscais tenha formação técnica de engenheiros ou arquitetos, mas não a sua totalidade. 

Disse Claret, ainda, que há incoerência na legislação que rege a fiscalização, como o fato de ser exigido diploma de nível superior para agentes vistores, mas não para os seus chefes, assim como a falta de promotores públicos nas Subprefeituras é também falho, assim como a não exigência de diploma de advogado para assessores jurídicos.

O vereador Paulo Frange informou que há muito a ser aprimorado em termos legislativos e marcou com a sindicalista para que ela possa contribuir em um possível enxugamento e melhoria geral na Legislação em vigor, que considera de suma importância na estrutura das Subprefeituras e que, se bem azeitado, poderá evitar outras futuras tragédias. 

Sobre o caso da São Mateus, Frange concluiu: A Justiça tem que prevalecer. Ele se comprometeu em continuar com o seu trabalho na Comissão de Política Urbana, na busca da punição aos responsáveis pela tragédia, que resultou nas mortes e feridos deste desabamento.

PL DO VEREADOR PAULO FRANGE É APROVADA NA COMISSÃO DE POLITICA URBANA

Foto: Cláudia Martins
O vereador Paulo Frange (PTB) teve aprovada na Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 18/setembro/2013, o Projeto de Lei – PL 58/2013, que altera a redação da lei que trata de edificações, para obrigar às casas de shows e eventos, além de novas construções comerciais a terem banheiros femininos maiores, com mais bacias sanitárias que os masculinos, já que as mulheres hoje são obrigadas a enfrentarem filas homéricas em eventos e shows.

Frange diz, em sua justificativa que “os banheiros femininos devem considerar ainda: um maior espaço físico, um número maior de bacias sanitárias, o uso do espaço por mais pessoas ao mesmo tempo e outras características inerentes ao público feminino, tais como, grandes espelhos, espaços para maquiagem e um pequeno espaço de espera, que quando possível, também são importantes”.

O PL diz que “a distribuição das instalações sanitárias por sexo será decorrente da atividade desenvolvida e do tipo de população predominante, obedecendo à dimensão física proporcional de 30% maior para os sanitários femininos em relação a sanitário masculino”.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

VER. PAULO FRANGE ESTEVE NA 3ª UBS INTEGRAL INAUGURADA

Foto: Cláudia Martins

VER. PAULO FRANGE ESTEVE NA UBS INTEGRAL, INAUGURADA HOJE NA VILA MATILDE, ZONA LESTE; É A TERCEIRA DE 43 PREVISTAS PELA PREFEITURA

O secretário municipal da Saúde, José de Filippi Jr., Inaugurou terça-feira, 17/09, a Unidade Básica de Saúde Integral Jardim Maringá-Talarico (Rua Mauaná, 214, Vila Matilde, Zona Leste). “Esta é a terceira UBS Integral entregue à população em dois meses. Esta é a prova do nosso compromisso com a Atenção Básica e a qualidade no atendimento. Queremos uma UBS que promova Saúde e também acolha quem necessitar”. Disse Filippi Jr.

O vereador Paulo Frange também esteve na UBS e pode constatar que a Prefeitura, com essa terceira unidade, busca cumprir o Programa de Metas estabelecido e que prevê a instalação de 43 Unidades Básicas de Saúde Integral com atendimento odontológico até 2016, além da ampliação gradativa deste modelo para as já existentes em São Paulo. As inauguradas em agosto foram as Unidades Básicas de Saúde Integral Vera Cruz e Jardim Miriam II – na Zona Sul

A UBS Integral Jardim Maringá-Talarico, como as duas outras, também funciona aos sábados; entre os seus 120 profissionais estão médicos generalistas, clínicos, pediatras, ginecologistas e psiquiatra. A unidade também contará com equipe de Atenção Domiciliar, formada por médicos, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e fisioterapeuta, cirurgiões dentistas, psicólogo, além de profissionais de enfermagem e fisioterapia.

Frange diz que o atendimento registrado nas duas unidades inauguradas em agosto: 9.227 pessoas, na UBS Jardim Miriam II; e 7562 pessoas na UBS Integral Vera Cruz, mostra a necessidade e sucesso desta nova modalidade de UBS.

Veja nossa galeria de fotos

LEI QUE CRIA A FIGURA DO CUIDADOR DE IDOSOS DE AUTORIA DO VEREADOR É APROVADA NA CÂMARA MUNICIPAL NESTE DIA 17/SET/2013.

Foto: Cláudia Martins

O vereador Paulo Frange (PTB) teve aprovado no plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 17/setembro/2013, o Projeto de Lei – PL 0447/2009 – que cria no âmbito do Município de São Paulo, junto à Secretaria Municipal da Saúde, a figura do “Cuidador” e dá outras providências. 

Frange diz que a Lei, quando sancionada pelo Prefeito, torna a atividade de “Cuidador” de interesse público relevante e que a sua função terá por finalidade auxiliar e acompanhar idosos em domicílio, quando se encontrarem em tratamento específico ou apresentarem limitações de qualquer natureza para realizar suas atividades. 

- O “Cuidador” promoverá o elo entre o idoso, a família e os serviços de saúde ou da comunidade; será credenciado pela Secretaria Municipal da Saúde, que promoverá gestões para orientação, instrução de como cuidar adequadamente dos idosos. Diz.

A sua contratação se dará por meio das Organizações Sociais, nos termos da legislação vigente. O Executivo terá 60 dias para regulamentar a Lei, e entrará em vigor na data da sua publicação.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

VER. PAULO FRANGE PARTICIPOU DA CONVENÇÃO DO PTB NORDESTINO

Foto: Cláudia Martins

O vereador Paulo Frange participou da convenção e posse da nova diretoria do PTB Nordestino, que aconteceu no auditório Ivete Vargas, na sede do Diretório Estadual do PTB de São Paulo, na região dos Jardins, na noite de segunda-feira-feira, dia 16/setembro/2013, que ficou superlotado. Frange exaltou a organização partidário que assim dá nova demonstração de força na organização setorial, mais uma iniciativa do deputado Campos Machado, presidente do PTB no Estado. 

Frange exaltou a força nordestina: - “Os nordestinos são gente trabalhadora que só engrandecem São Paulo e o Brasil. São homens e mulheres que vieram pra cá pra continuar cuidando de parte de suas famílias que ficaram lá. Sem dúvida o nordestino é um orgulho para a nossa nação”, afirmou o líder petebista na Câmara Municipal.

O resgate da cultura, da arte e do trabalho dos nordestinos esteve em alta nesta noite, que foi enaltecido em verso e prosa, além da decoração alusiva e exposição de pinturas e literatura de cordel – em uma organização do diretor cultural do departamento, José Claudio de Omena - poeta, teatrólogo, artesão e escritor. O evento foi animado pelo Trio da Lua - comandado por Zé da Lua, agitou a festa petebista com o tradicional "Forró Pé de Serra".

DIRETORIA DO PTB NORDESTINO

Presidente: Manoel Gomes de Andrade Filho; 1o. Vice-Presidente: Valdecir Sabino de Sá; 2o. Vice-Presidente: José de Ribamar Lima de Souza; Secretário-Geral: Valdecir Aparecido do Nascimento - Cabra Bom; 1o. Secretário: Moacir Pereira da Silva; Tesoureiro-Geral: Manaceis Gonçalves Feitosa – Maná; 1o. Tesoureiro: Antonio Iramar Alves Holanda; Diretor Cultural: José Claudio de Omena; Diretor Social: Carlos Alberto Oliveira da Silva; Diretora de Comunicação: Maria Lucia da Silva Santos - Malucy Nogueira; Diretor de Marketing e Propaganda: Manoel Alves de Carvalho Filho – Manezinho; Diretor de Relações Institucionais: Almir Macedo Pereira; Diretora de Relações Públicas: Roseli Batista da Silva; Diretor Jurídico: Givaldo Nunes de Souza; Diretores Conselheiros: Francisco Xavier dos Santos Filho 
Alexandre da Silva Pinto, Jorge Gomes de Andrade, Manoel Messias de França – Manelão e Rejane Dias Torres.

Texto, com referências do site http://www.ptbsp.com.br/


Veja a nossa galeria de fotos

PAULO FRANGE RECEBEU EM SEU GABINETE VEREADOR DE PORTO ALEGRE E A PRESIDENTE DO PTB MULHER

Foto: Cláudia Martins
O vereador Paulo Frange, Líder do PTB na Câmara Municipal de São Paulo, recebeu em seu Gabinete nesta segunda-feira, dia 16/set.2013, a visita de Elizandro Sabino, vereador da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que veio conhecer o trabalho parlamentar de Frange e também os projetos e funcionamento da Câmara de São Paulo; acompanhou a visita Tanise Amália Pazzim, presidente do PTB Mulher e esposa de Elizandro.

Foto: Cláudia Martins

O vereador Paulo Frange entregou ao parlamentar gaúcho algumas publicações de sua autoria, entre ele, o livro Primeiros Socorros.

ENTREVISTA DO DR. PAULO FRANGE, NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 16/SET.2013, PARA A RÁDIO GAZETA/FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO, ONDE OPINOU SOBRE O PROGRAMA "MAIS MÉDICO", DO GOVERNO FEDERAL

Foto: Cláudia Martins
O vereador respondeu à repórter Mariana Moreira do programa "HoraCásper", sobre o Mais Médico. Disse que de positivo no programa federal é o fato de levar médicos para aldeias indígenas e para lugares afastados que nunca viram médico. É melhor que nada. Entretanto, nestes locais, também não há dentista, enfermeiro e nem advogados. Porque importar só médicos? questionou. 

De negativo apontou várias questões, a principal é que o programa descobre várias leis brasileiras, inclusive as Trabalhistas, pois não paga salários e, sim, bolsas, sem recolhimentos de impostos e sem benefícios. 

Também apontou como negativo o fato de os médicos não passarem pelo Revalida, o exame feito pelo CRM para quem é formado fora do País. Outros aspectos é a dificuldade da língua e o desconhecimento destes médicos das doenças eminentemente brasileiras, como a Doença de Chagas, a do Fogo Selvagem etc.

Outro ponto que o médico e também vereador discorda refere-se ao fato de o governo brasileiro pagar diretamente ao governo e não ao médico, no caso dos cubanos, um acinte às leis trabalhistas.

HOSPITAL BRASILÂNDIA: UMA LUTA DE 1998 DO VER. PAULO FRANGE E QUE AGORA ESTÁ PRÓXIMA DE SER CONQUISTADA

Foto: Cláudia Martins
FRANGE SE BASEOU EM ESTUDO DA OMS QUE PRECONIZA 5 LEITOS HOSPITALARES A CADA MIL HABITANTES, E DESDE O SEU PRIMEIRO MANDATO LUTA PELO HOSPITAL.

O Vereador Paulo Frange (PTB), que é médico cardiologista e estudioso da área da Saúde, foi o primeiro a apontar a necessidade de se construir um Hospital Municipal em Vila Brasilândia, baseado nos estudos da Organização Mundial da Saúde, que recomenda cinco leitos hospitalares a cada mil habitantes. O distrito de Brasilândia não tem nenhum.

Eleito pela primeira vez em 1997, o vereador, desde então, vem se dedicando ao tema e colocando no Orçamento do Município (a partir de 1988) verbas destinadas ao projeto do Hospital, e tem visto os prefeitos se sucederem e protelarem a construção tão necessária.

As esperanças se renovaram com o prefeito Fernando Haddad, que tem entre suas prioridades a construção do tão esperado Hospital Vila Brasilândia, agora com local já definido. Será erguido, segundo informou Haddad, em visita recente à Vila Brasilândia, no espaço do campo de futebol do Clube Desportivo da Comunidade - CDC Augostinho Vieira, na Estrada do Sabão, ao lado do Sacolão e do Centro Esportivo/ Espaço Criança Esperança.

Nas ilustrações, as Emendas e outras ações do vereador ao longo dos anos, sempre acreditando na concretização do Hospital de Vila Brasilândia, que desta vez, com o prefeito Fernando Haddad, tem todas as chances de acontecer, de fato.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA TEM ÚLTIMA AUDIÊNCIA PÚBLICA

SITE DA CÂMARA:
Operação Urbana Água Branca tem última audiência pública - Veja áudio com o vereador no final da gravação. (foto Cláudia Martins)

Foto: Cláudia Martins

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizou na noite da quinta-feira, dia 13/set.2013, a última Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei 505/12 que estabelece novas diretrizes gerais, específicas e mecanismos para a implantação da Operação Urbana Água Branca, que vai promover a reurbanização dos bairros nos perímetros de grandes avenidas.

Confira matéria da Web Rádio Câmara:http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16812%3Aaudiencia-publica-debate-a-operacao-urbana-agua-branca&catid=34%3Acomissoes&Itemid=91

SER FELIZ É UMA BOA TERAPIA PARA A 3ª IDADE, DIZ DR. PAULO FRANGE

Foto: Cláudia Martins
VEREADOR FEZ PALESTRA SOBRE SAÚDE NA 3ª IDADE, EM TAIPAS, ZONA NORTE

O vereador Paulo Frange realizou uma palestra improvisada, em dia 13/set.2013, com senhoras do grupo da terceira idade que se reúne para praticar exercícios e atividades recreativas no Centro Esportivo de Taipas, Zona Norte. Frange começou perguntando às cerca de 80 mulheres do grupo, quem tinha dor nos joelhos, sendo a maioria delas com idade acima dos 60 anos. Boa parte da plateia levantou as mãos. 

PROBLEMA NOS JOELHOS
Frange brincou, afirmando que os joelhos têm data de validade e que funcionam como um amortecedor de carro, por isso, com o tempo o molejo fica mais rígido, principalmente com a perda da lubrificação natural que possui, causando problemas. Ele não recomendou a cirurgia.
Frange afirmou que hoje há uma técnica desenvolvida por um médico seu amigo – o Dr. Ricardo Galotti – que resolve boa parte dos casos, sem operar, injetando um líquido que funciona como lubrificante e assim como no amortecedor de carro, que precisa estar bem lubrificado, o joelho recupera o molejo e deixa de doer.

OSTEOPOROSE
O vereador Paulo Frange que é médico cardiologista, perguntou também às senhoras, quais as que tinham osteoporose; e muitas levantaram o braço. Frange explicou que essa doença atinge os ossos e caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas; e que mulheres de baixa estatura, de olhos claros de família originária de países mediterrâneos – Portugal, Espanha, França Itália, entre outros - eram as mais propensas à doença. A osteoporose faz parte do envelhecimento do corpo, mas que há como evitar o pior.
Frange explicou que as fraturas são comuns e há caso em que ossos quebram sozinhos ou até com um espirro, por exemplo. Em mulheres de pele mais escura ou negra é raro ter osteoporose; e que, na fase inicial, a doença é chamada de osteopenia.
A recomendação que Frange deu às senhoras com osteopenia ou osteoporose foi a de usar a alimentação como remédio e manter bons hábitos. Recomendou a todas, tomar sol pela manhã, beber leite e comer verdura escura – com isso é possível reverter a osteoporose. Disse ainda que é sempre recomendável o acompanhamento médico e tomar os remédios recomendados pelo médico, quando for o caso.

SEXO NA TERCEIRA IDADE
Paulo Frange falou ainda sobre um tema tabu: sexo na terceira idade. Afirmou que os tempos são outros e que não há nenhuma anormalidade nisso. É normal e pode ser praticado por toda a vida. Como cardiologista ele recomendava a todas. Não há nada melhor para o coração que carinho e ficar junto a alguém. 

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA
Frange recomendou a todas as senhoras a prática da dança, pois ajuda a readquirir a flexibilidade da pélvis - e aí some a dor na coluna, do tornozelo. Há uma troca de energia muito positiva ao se dançar junto. Afirmou que a dança de salão é muito recomendável, assim como a dança do ventre. São grandes canais da saúde: dança, fisioterapia, exercícios, alimentação equilibrada e ser feliz.
Paulo Frange, por fim, disse que morre menos e fica menos doente, o idoso que se diverte e sorri mais, ao contrário do chamado “velho emburrado” – aquele que não sai de casa, briga com vizinho, guarda raiva etc. Esse tipo, inclusive, tem maior propensão a adquirir câncer 

VIM AQUI PARA SOMAR
Ao final da pequena palestra improvisada, Frange se apresentou melhor, embora já fosse conhecido de muitas ali. Disse que é vereador, está no seu quinto mandato e que estava ali para somar.
- “Não sou do tipo de político que faz promessa, e quando vou a um lugar, geralmente, é porque já tenho algo a oferecer – como ocorreu hoje aqui, quando trouxe o secretário de Esportes, Celso Jatene, para dar início às reformas no Centro Esportivo”.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VER. PAULO FRANGE FALA SOBRE OS AVANÇOS DO SUBSTITUTIVO AO PL DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA EXPANDIDA

Fotos: Cláudia Martins
O vereador Paulo Frange deu entrevista pouco antes da última audiência pública sobre o Projeto de Lei da Operação Água Branca Expandida, nesta quinta-feira, dia 12/set.2013. Frange disse que o Substitutivo apresentado contém 80 por cento das sugestões dos participantes das audiências e suas entidades representativas, assim como, os anseios dos vereadores da Comissão de Política Urbana, responsável pela condução do processo.

Frange disse que ainda que o Substitutivo poderia chegar mas próximo do ideal, mas que já dá para votar. A razão principal, explicou, é que, enquanto não é aprovado o PL, fica valendo a Lei antiga, e quem perde é o povo. Porquê? Frange respondeu: o mercado imobiliário está comprando com base na lei antiga. Em 18 anos se vendeu certificados de construção no valor de R$320 milhões e, agora, em três meses, foram vendidos outros R$300 milhões, se demorar muito, não terá o que vender...

As diferenças entre a lei da Operação antiga e a Expandida, em pauta, são muitas. Um exemplo, pela antiga, deve- construir apenas 600 moradias populares, pela Operação Urbana Água Branca Expandida, será destinado, para tal fim, 25 por cento do valor arrecadado.