terça-feira, 30 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE ENTREGA TROFÉU DE CAMPEÃO DA TAÇA TAIPAS-JARAGUÁ DA AZON AO DETONA FC.

Vereador Paulo Frange entregou o troféu para o Detona
11 F.C., vencedor da Copa Taipas- Jaraguá/2012

O vereador Paulo Frange (PTB) participou do final da Copa Taipas-Jaraguá/2012, neste domingo, dia 28 de abril de 2013, no CDC do Jardim Regina - Jaraguá. Um jogo disputadíssimo entre Detona 11 F.C., do Jardim Panamericano e Aurora A.E., da Vila Aurora. 

- “Como é bom desfrutar desses momentos em São Paulo, quando a adrenalina desses jovens é derramada pra cima do esporte , e mais uma vez, o futebol! A várzea, ainda é o celeiro de talentos para o futebol profissional!” – disse Frange.

A Copa foi realizada pela AZON, entidade que organiza o futebol de várzea em Pirituba e região. O jogo final foi muito disputado e resultado de 2x1 para o Detona F.C. foi justo. O Vereador Paulo Frange entregou o troféu ao vencedor e medalhas aos jogadores dos dois times, além dos troféus de artilheiro e de melhor goleiro. Ele parabenizou os organizadores pela dedicação ao futebol de várzea e aos atletas pelo “fair play”. Apesar das provocações da torcida durante o jogo, tudo acabou em confraternização, com um time entregando a premiação ao outro.

- "Parabéns às comunidades por participarem da festa, neste resgate do verdadeiro espírito de luta da várzea. Parabéns a todas as equipes que participaram da Copa Taipas Jaraguá 2012, que terminou só em 2013, por problemas burocráticos". A afirmação é de Cleto Vitor, vice-presidente da AZON - que também agradeceu ao vereador pela presença e apoio.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROJETOS DE LEI DO VER. PAULO FRANGE SÃO APROVADOS EM COMISSÃO E TAMBÉM O REQUERIMENTO QUE PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE O DESVIO DE USO DE VERBA DA CET

Vereador Paulo Frange teve dois projetos aprovados
 na Comissão de Políticas Urbanas 
O vereador Paulo Frange (Líder do PTB na Câmara Municipal) teve dois Projetos de Lei (PL’s) aprovados pela  Comissão de Políticas Urbanas, em reunião ocorrida na dia 24/abril/2013. São eles: PL 102/2012 e 122/2012.

PROJETO DE LEI 102  

O projeto de lei (PL) 102/2012, é um ajuste à Lei nº 15.562/12 e ao Decreto Municipal nº 52.857/11 e visa sanar o conflito no texto dos dois dispositivos legais que tratam do mesmo assunto. A necessidade do PL do vereador deveu-se ao fato de, o prazo, segundo a Lei, ser de um ano, com a possibilidade de renovação de mais um, mas o Decreto prevê um prazo de dois anos, podendo ser renovado por mais dois. No caso, o PL 102/2012 estabelece o prazo de 2 anos para a obtenção do Auto de Licença de Funcionamento Condicionado para escolas, renovável para mais 2 anos, tornando o texto igual ao do Decreto.

PROJETO DE LEI 122

O outro PL (122/2012) tem por objetivo garantir ao empresário ou comerciante solicitantes do pedido de Alvará de Licença de Funcionamento Condicionado (conforme o Decreto 52.857, de 20/12/2011) e que se inscreverem no Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) possam ser beneficiados também. Atualmente só pode pedir o Alvará de Licença de Funcionamento Condicionado Renovada àquele que não possua dívidas junto ao Cadastro Informativo Municipal – CADIN, mesmo que tenha feito acordo de parcelamento.

REQUERIMENTO DO VER. PAULO FRANGE PEDE EXPLICAÇÕES

O Vereador Paulo Frange teve aprovado pela Comissão de Políticas Urbanas, em reunião ocorrida na dia 24/abril/2013, o requerimento que convida os secretários Municipais dos Transportes e de Finanças para darem explicações sobre o desvio de uso do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito, segundo denúncia da Imprensa.

A lei foi que instituiu esse Fundo é de autoria do vereador Paulo Frange e determina que o montante de recurso auferido através de multas, seja destinado à fiscalização e educação de trânsito, engenharia de campo e de tráfego e policiamento, e não para bancar integralmente as despesas da CET, como vem sendo feito.

“É um dinheiro carimbado e não pode ser desviado”. Justificou o vereador Paulo Frange.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE PARTICIPA DO “CLIPPING” DA TV CÂMARA E RESPONDE SOBRE A APROVAÇÃO DO PL QUE CRIA NOVAS SECRETARIAS E A SUBPREFEITURA DE SAPOPEMBA

Vereador Paulo esteve presente no programa
 "Clipping", nesta quinta-feira
O Vereador Paulo Frange (Líder do PTB) participou na quinta-feira, dia 25/abril/2013, do programa “Clipping” da TV Câmara, onde são debatidos os assuntos que estão na mídia. Participou ainda o vereador do PHS, Laércio Benko.

O assunto principal foi a criação das secretarias municipais de Promoção da Igualdade Racial, Relações Governamentais, Licenciamento, Políticas para as Mulheres, Controladoria Geral do Município (CGM) e Subprefeitura de Sapopemba. 

Matéria da Folha de S. Paulo reproduziu o discurso da oposição ao estampar que Projeto de Lei foi aprovado, em primeira votação, sem que os vereadores pudessem lê-lo, por causa das 900 páginas do mesmo.

O vereador Paulo Frange responde que ele leu o Projeto de Lei do Executivo e o estudou mesmo tendo que sacrificar algumas horas de sono. A essência do PL está em cerca de 30 páginas, o restante era detalhamento e planilhas. Disse que o seu voto favorável à criação das Secretárias deve-se a necessidades prementes, assim como, é imprescindível a criação da Subprefeitura de Sapopemba.

Frange disse que não há como ser contra a criação de uma Secretaria, por exemplo, que vai centralizar os assuntos relativos à aprovação de imóveis, um dos problemas mais burocratizados da Prefeitura e que gerou o maior escândalo da gestão anterior, a Aprov – órgão que será incorporado à nova Secretaria.

O vereador Paulo Frange disse que a agilização na aprovação de um imóvel de R$1,5 milhão paga toda a conta dos cargos gerados. Destacou ainda que o PL aprovado prevê a criação de 348 cargos, mas extingue mais de 500 outros. 

Sobre a criação da Subprefeitura de Sapopemba, disse que só 38 cidades do Brasil têm mais de 500 mil habitantes e todas as pequenas prefeituras têm prefeitos, secretário e vereadores, porque Sapopemba, que tem quase 500 mil habitantes, não pode ter a sua Subprefeitura, assim como os negros e as mulheres, porque não podem ter suas secretarias específicas.

- É um reconhecimento de direitos, além de ter sido compromisso de campanha do prefeito Haddad.

VER. PAULO FRANGE FEZ SUGESTÕES PARA A COPA DO MUNDO E A VICE-PREFEITA NÁDIA CAMPEÃO O CONVIDOU PARA REUNIÃO QUE TRATARÁ DAS AÇÕES DE EMERGÊNCIA PARA A COPA

Vereador Paulo Frange ao lado da vice-prefeita, Nádia Campeão

Vereador Paulo Frange pediu para Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo e presidente do Comitê Integrado de Gestão Governamental Especial para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 – SPCopa soluções que sejam legado para a Zona Leste, na área da saúde. 

Após a apresentação feita na Câmara Municipal, a vice-prefeita respondeu aos questionamentos dos vereadores. Paulo Frange manifestou a preocupação do atendimento médico durante o evento, que serão seis jogos.

Entre as propostas, Frange sugeriu: 

1 – Investimento no SAMU, atendendo, inclusive, uma promessa de campanha do prefeito Haddad, implementando um resgate aeromédico com helicóptero especializado, diferente dos atuais Águias, que transportam apenas uma pessoa, desconfortável e adaptado para essa finalidade.

O helicóptero de transporte seria equipamento com capacidade para três pessoas, em macas e deitadas, com os respectivos tripulantes da saúde. Atualmente, o Águia, muitas vezes, pousa sobre o HC, ficando outro helicóptero parado no ar, aguardando desembarque do paciente/vítima.

Isso traria qualidade, eficiência e entraríamos no patamar de resgate de padrão internacional, podendo ser esses equipamentos adquiridos como locação por hora trabalhada.

2 – Paulo Frange sugeriu a implantação de uma UPA, tipo III, que é uma unidade de pronto atendimento com todos os recursos e 20 leitos de observação. Isso atenderia o evento e também seria um legado para os futuros jogos na Arena, pós Copa.

3 – Requalificação e adequação dos prontos-socorros do Santa Marcelina e do Hospital Ermelino Matarazzo, que são próximos à Arena. Ampliação da UTI do último, que se faz necessário e urgente. O Hospital Waldomiro de Paula requer maior estudo da Secretaria de Saúde para reforma mais profunda, tendo em vista as condições atuais do prédio.

Ao final do encontro, Nádia Campeão se comprometeu com o vereador Paulo Frange a convidá-lo da próxima reunião que tratará das AÇÕES INTEGRADAS E HIERARQUIZADAS NO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA PARA A COPA DO MUNDO.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE PRESIDIU REUNIÃO TÉCNICA QUE INICIOU O DEBATE DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA EXPANDIDA

Vereador Paulo Frange ao lado de Valdir Baratine, superintendente
de Desenvolvimento da São Paulo Urbanismo
Vereador Paulo Frange presidiu a reunião técnica da Comissão de Política Urbana nesta quarta-feira, dia 24/abril/2013, que recebeu Valdir Baratine, Superintendente de Desenvolvimento da São Paulo Urbanismo- SP Urbanismo, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e responsável pela criação dos termos do Projeto de Lei (PL 505/2012) do Executivo que propõem a Nova Operação Urbana Água Branca, que substituiu à antiga, de 1995, com modificações importantes.

A Operação Urbana Água Branca, passa por revisão e o PL 505/2012 chega depois de 18 anos da aprovação da Lei 11774/95.

O vereador ressaltou que seria extremamente importante para os vereadores ouvirem as explicações técnicas sobre o novo PL, que têm alterações profundas, novos conceitos e inovações. A principal é a ampliação do seu perímetro, criando a Operação Expandida, que agora contempla áreas do lado à jusante do Rio Tietê, atingindo Freguesia do Ó, Limão e Casa Verde, Lapa, Santa Cecília, Perdizes entre outros.

Paulo Frange concorda com o novo projeto, pois a situação não pode continuar como está. Frange vem insistindo com o Governo desde 2005 para que houvesse estudo sobre a situação da região que perdeu suas características e a qualidade de vida.  Defende ainda que os R$340 milhões já em caixa, arrecadados, e depositados no Fundo da Operação Urbana Água Branca, sejam destinados integralmente ao perímetro da primeira Operação, ressaltando que R$143 milhões já estão destinados para obras de construção de túneis subterrâneos que irão despejar as águas de córregos hoje obstruídos e responsáveis pelas recorrentes enchentes na Av. Pompéia e Rua Turiaçu. Isso amenizaria as enchentes da região e daria um tratamento planejado aos problemas de macro e microdrenagem, crônicos nesse perímetro.

O vereador explicou que, para o novo perímetro, cujos recursos para a implementação das obras, devem vir de CEPAC’s(Certificados de Potencial Adicional de Construção), os pagamentos de contrapartida para as novas construções .  Na Operação anterior foram usados a Outorga Onerosa do Direito de Construir, também conhecida como “solo criado”, vendida para quem construir acima dos limites. Ambas as opções são responsáveis pelo financiamento das obras previstas nas Operações Urbanas.

O técnico da São Paulo Urbanismo apresentou uma seleção de imagens e explicou, ponto a ponto, as proposições do PL – que já foi aprovado em primeira votação – mas que, segundo o vereador Paulo Frange sofrerão alterações, com sugestões dos vereadores, que, por sua vez, coletarão sugestões da comunidade, através de Audiências Públicas futuras. Estão prevista agora a intervenção e reurbanização de 16 núcleos de favelas e passarelas sobre o Tietê, para pedestres e bicicletas. Ou seja, os recursos novos, serão parte dos investimentos nas construções de Habitações de Interesse Social dessas áreas.

Outras novidades, explicou o vereador Paulo Frange, referem-se ao novo traçado urbanístico da área a ser adensada e que foi retraçado, dividindo terrenos enormes de hoje para outros menores, com novo arruamento, sempre privilegiando o pedestre, com calçadas generosas e bulevares, criação de ciclo-faixas, além da proposta de os edifícios terem “fachadas ativas”, ou seja, com lojas e vitrines para ter maior circulação de gente e mais vida, além de ser incentivada a construção com “fruição pública, ou seja, edificações com áreas privadas, mas de circulação (interna ou externa) – tudo dentro do conceito do Novo Urbanismo”. Outros Setores passarão por reloteamento.

Uma questão não entendida, e questionada por Frange, foi a criação de Fundo Imobiliário, a ser tratado pela iniciativa privada em pareceria com a SP Urbanismo. Ficou acertado entre os vereadores, ouvir especialistas do setor, para melhores esclarecimentos.

O Vereador Paulo Frange deixou claro que as questões políticas, envolvendo o projeto, seriam tratadas em outras esferas e que, o objetivo da reunião foi o de ambientar os mais interessados e os próprios vereadores sobre as reformas propostas pelo PL, o que foi feito de forma eficaz e competente por Vladir Baratine, da São Paulo Urbanismo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

REPRESENTANTE DO VER. PAULO FRANGE LEVA PROPOSTA À AUDIÊNCIA PÚBLICA DA FREGUESIA DO Ó

Neimar Ortiz representou o Ver. Paulo Frange, na Audiência Pública
do Programa  de Metas, na subprefeitura da Freguesia do Ó
A Audiência Pública do Programa de Metas do prefeito Haddad – na Subprefeitura da Freguesia do Ó/ Brasilândia -, contou com mais de 250 participantes, 4 vereadores, dois da situação: Rubens Calvo e José Américo; dois da oposição, Claudinho e Coronel Telhada. Teve ainda a participação do representante do vereador Paulo Frange, da base de apoio de Haddad.

Neimar Ortiz falou em nome do vereador, um aliado pela melhoria da região Brasilândia/ Freguesia do Ó, tendo sido o autor e defensor da proposta de construção do Hospital Brasilândia – que já está incluído no Plano de Metas da Prefeitura
.
Neimar levou um abraço de Paulo Frange e informou que o vereador está batalhando pela inclusão da 101ª Meta no Plano do prefeito, e este já topou: o Melhor Em Casa – Programa de internação e tratamento de enfermos em casa. Informou ainda que Frange tem lei de sua autoria que instituiu o Prodhom – programa similar já em funcionamento na Zona Lesta da Capital – e que agora será ampliado com o Melhor em Casa. Serão 108 equipes na Capital e 20 delas já serão implantadas no próximo dia 20/abril, pelo ministro Paulo Padilha.

VER. PAULO FRANGE CONVIDA ARQUITETO ROBERTO SIMON PARA PARTICIPAR DE EVENTO QUE DISCUTIRÁ UMA ARQUITETURA MAIS HUMANAIZADA PARA HOSPITAIS

Vereador Paulo Frange esteve com Roberto Simon, arquiteto, em
encontro promovido pelo Jornal  da Gente, da Lapa
O vereador PAULO FRANGE participou nesta segunda-feira, dia 22/abril/2013, do almoço “Na Mesa com Empresário”, organizado pelo Jornal da Gente, da Lapa, que teve como palestrante o arquiteto Roberto Simon, proprietário do Studio/domo Arquitetura, em Porto Alegre e integrante da união de incorporadores e arquitetos renomados, a Alfa Realty, que atua no mercado imobiliário em todo o Brasil. O vereador o convidou para participar, ano que vem, do Hospitalar, em um congresso que envolverá médico e arquitetos na busca de uma arquitetura hospitalar mais humanizada e eficiente.

O arquiteto trabalha com projetos hospitalares, edifícios comerciais e residenciais, além de desenvolver complexos universitários, hotéis, etc. Ele é defensor da escola arquitetônica chamada de Novo Urbanismo, que visa à transformação e criação de bairros, com pequenos centros comerciais, onde a prioridade é o pedestre e não o automóvel.

O arquiteto expôs, em cerca de 30 minutos, as suas ideias arquitetônicas, onde enfatizou, a sua prioridade: criar e transformar bairros cuja prioridade seja o pedestre e não o automóvel. Falou do bairro Pedra Branca Palhoça Brasil, em Florianópolis (SC), que ajudou a criar e que está em fase de construção, dentro deste conceito, onde observa ainda as questões de sustentabilidade.

A ideia é ter centros de serviços menores, calçadas generosas, serviço coletivo de transporte planejado e moradias no entorno, onde o morador não precisaria sair de carros para ir às comprar, à padaria, ao bar ou ao cinema, com bulevares, anfiteatros, etc.

Exemplificou que essa ideia é contrária a dos shoppings centers, que são “aspiradores de gente” – pois tira todo mundo das ruas e calçadas. Isso seria também mais seguro, pois quanto mais portas abertas, mais gente, mais movimento, mais segurança. Disse.

O convite do vereador PAULO FRANGE ao arquiteto Roberto Simon participar do “Hospitalar”, evento que envolve vários congressos médicos, pois quer discutir e buscar uma arquitetura mais eficiente e mais humanizada para hospitais. 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE O CORAÇÃO HUMANO E O CORAÇÃO DE SÃO CAMILO


Por Vereador Paulo Frange

 A passagem do coração de São Camilo de Lellis no país, ano passado,
fez parte da comemoração dos 90 anos dos Camilianos no Brasil
Saudação do Médico Cardiologista Dr. Paulo Frange, em Aparecida do Norte, no Simposium sobre São Camilo e os Camilianos no Brasil, em 2012, por ocasião das comemorações dos 90 anos do Camillianos no Brasil. Na ocasião, o também Vereador Paulo Frange iniciou seu discurso saudando a todos: “Bom dia!” E agradeceu: “Obrigado, pela oportunidade de falar para a família Camilliana. Aproveito, para saudar em nome de nosso Provincial, Padre Léo Pessini, toda a nação Camiliana no Brasil”. Conheça o seu depoimento, feito de improviso, uma fala de Coração, e que faz referência à frase que São Camillo repetia: “Mais coração nas mãos, irmãos”.

A ocasião, me permite lembrar mais uma vez dessa comemoração de 90 anos de Camilianos em nosso país, sem esquecer de que em 2014 estaremos de novo em festa, para celebrar os 400 anos que Camilo nos deixou. No século XXI, o legado de São Camilo é tão moderno que ainda se mantém na pauta dos eventos, seminários e congressos. Até por isso, estamos aqui reunidos.

É momento de refletir sobre suas palavras. Falar de coração, e deixar o coração falar.

É importante estar comemorando 90 anos. Melhor ainda é estar em festa aos noventa anos e com muita saúde. Saúde e com sustentabilidade. Com qualificação profissional, modernos, em união, e cumprindo rigorosamente a missão a que se propuseram há tanto tempo.

Agora eu quero falar como Cardiologista. Surpreenderam-me as manifestações de fé e também a dimensão da obra de Camilo de Lellis. Ficou maior a nossa responsabilidade de dar continuidade ao marco dos Camilianos, e continuar repetir “mais coração nas mãos”. Coração a que todos nós, de forma metafórica e até lúdica, nos referimos como o centro da vida.

Quando falarmos dos nossos sentimentos e emoções, chamamos o coração e ele logo explica tudo. As frases cunhadas ao longo da história da humanidade falam por si: “O coração está aberto”, “o coração está pequenininho”, “o coração está apertado”, “o coração está partido”, “o coração dele é de pedra”, “tem o coração duro”, “o coração está ferido”, “coração está sangrando”. Enfim, quando nós não conseguimos falar o que estamos sentido apelamos logo para o coração, e o deixamos falar !

De que coração falava Camilo ? Mais coração nas mãos ! De que falava ?De um lado, a manifestação da sensibilidade humana, a sensibilidade humana mistura-se com fraternidade, e se traduz por sensibilidade, pelo toque, pelo carinho. Este é o coração que Camilo buscou simbolizar. Nas mãos, o simbolismo da tecnologia, treinamento, qualificação, qualidade e eficiência no atendimento.

De um lado a sensibilidade, de outra a técnica. E o coração acabou ficando com essa fama de que é só a sensibilidade. Visão até romântica. Mas para nós, cardiologistas, essa máquina é de uma extraordinária perfeição e competência. Eficiente ! Uma bomba aspirante e premente, de altíssimo rendimento.

Quando nos referimos à bomba, ela sempre é dimensionada para uma tarefa determinada. Tem também a sua missão. O coração tem que cuidar de cinco litros de sangue do corpo humano, ele faz isso em apenas um minuto. Cada vez que ele bate, joga 70 ml de sangue para frente, com um rendimento de quase 5 litros de sangue bombeados. Em 60 minutos, são 300 litros.  E em 24 horas, mais de 8.000 litros. Um caminhão pipa por dia, e essa maquininha tem apenas o tamanho de um punho fechado. Ao final de um ano, 365 caminhões, que estacionados um atrás do outro, formariam uma fila de quase 4 km.

Pois é ! Órgão da emoção, sensibilidade, mas de altíssimo rendimento e competência. Quando alguma coisa está errada, esse coração grita, se manifesta, falha, palpita e às vezes o homem, farto da vida, vai ao enfarte. É por isso que temos que estar bem. Em paz. Estado de bem-estar físico e psíquico, é saúde. Estar em paz. Fazer o que gosta. Amar o que faz. Amar o próximo. Sentir-se amado. A somatização leva ao sofrimento. O mesmo sofrimento que a doença.

Deixando a cardiologia e voltando ao coração de Camilo, percebemos que algo de errado acontece no sistema de saúde atual. Está faltando coração na medicina. Está faltando coração inclusive na cardiologia. Estamos sentido que ao longo do tempo atendemos mais pacientes, preenchendo fichas, mandando gente pra frente, contabilizando consultas, e não estamos atendendo pessoas, com nome, sobrenome e sequer nos atentando para o seu sofrimento. Deixamos de diagnosticar o sofrimento humano !

A história da medicina se retrata num quadro onde o esculápio está atento contemplando a face e os movimentos do doente, na condição de escutar suas queixas e ouvir o murmúrio do sofrimento. A medicina foi por séculos uma relação de fé, de confiança e quase que uma relação espiritual. O equipamento se restringia ao estetoscópio, e o exame físico. A extraordinária capacidade desenvolvida pelas mãos . Com o palpar, tocar e sentir.

A relação médico paciente, uma das mais fortes entre as relações humanas, é intransferível e sem contrato. Uma relação que se estabelece com fé, se escreve com fé; Além de tudo, revestida do absoluto sigilo e confidencialidade.

Precisamos voltar a rediscutir isso no Brasil. Os Camilianos têm insistido muito na humanização, têm feito muito por isso, têm cobrado tudo isso. Não podemos permitir mais que as pessoas sintam que são apenas miragem uma visão refletida no espelho da vida. As pessoas não querem ser números !

O paciente quer ser chamado pelo nome. Quer que o médico o convide a entrar. Quer que o médico veja os seus olhos. Perceba seu sofrimento. Temos que buscar de novo inspiração em Camilo. Foi a história de Camilo que inspirou a missão dos Camilianos no Brasil. E é por isso que estamos aqui hoje.

Portanto, quando temos um momento como este, de trazer ao Brasil o coração de Camilo, a oportunidade de refletir sobre a missão Camiliana, não podemos deixar de chamar atenção ao fato de que também somos formadores de profissionais de saúde. E temos que formá-los bem. Fazer com que eles possam ser a diferença e o exemplo no sistema de saúde. É nossa missão. Missão Camiliana.

O curioso é que todas as vezes que tratamos desse assunto que consideramos da maior importância, o público é grisalho, e sentimos a falta dos jovens. É com eles que queremos dialogar ! A velocidade da formação desse público é muito rápida. A mesma da internet. Muita informação e pouca fixação do conhecimento. O medo é que, fixando pouco conhecimento, corramos o risco de também nos envolvemos pouco com o paciente. Esquecer a nossa missão !

Quero dizer aos senhores que, nesses 35 anos que conheço e trabalho junto aos Camilianos, hoje foi uma data muito especial. Foi um momento de reflexão que nos traz a responsabilidade de replicar e multiplicar na forma de informação, para motivar outros milhares de profissionais da saúde ao convite de trabalhar com “mais coração nas mãos”. Esse mesmo coração que todos nós conhecemos tão bem, como o centro do homem, que tem luz e reflete a luz do homem, assim como o ouro reflete a luz da terra.

Agradeço a oportunidade de estar aqui hoje. Agradeço mais uma vez aos meus irmãos Camilianos, pois assim os considero. Que possamos juntos continuar trilhando esse caminho sem volta, que é paixão pela causa da saúde. E, seguindo os ensinamentos modernos da doutrina de Camilo de Lellis, apenas continuar com a sensibilidade e o carinho na mão esquerda e o talento, a técnica na mão direita, mantendo-as sempre estendidas para os doentes.

Muito obrigado e que tenham um bom dia, aqui no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE PROPÕE A 101ª META AO PREFEITO: A IMPLANTAÇÃO DO “MELHOR EM CASA” – PROGRAMA INTERNAÇÃO DOMICILIAR

Ver. Paulo Frange propôs a inclusão do programa Melhor em Casa,
 no Programa de Metas do prefeito Haddad
O vereador PAULO FRANGE participou da Audiência Pública da Subprefeitura Itaquera, que contou com cerca de 200 pessoas, a maioria, líderes comunitários, empreendedores e interessados no desenvolvimento do bairro. Muito deles trouxeram críticas, sugestões e reivindicações sobre os temas: educação, cultura, saúde, segurança e, especialmente, habitação. Ele falou da meta 101, que propôs ao prefeito Haddad, que é a implantação do programa Melhor em Casa.

A Audiência acontece na tarde de sábado, 13/abril/2013, no auditório da Subprefeitura Itaquera. As propostas colhidas seguirão para análise e serão utilizadas na implementação de obras na área desta Subprefeitura. Observou-se também o Programa de Metas 2013-2016, que abrange compromissos estabelecidos pelo prefeito Haddad.

O vereador explicou que serão implantadas 108 equipes do programa Melhor em Casa, sendo 30 através do Governo, que deve montar as equipes no entorno dos Hospitais do Estado; as outras 78 equipes estarão vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde. Frange defende que todas as equipes sejam municipalizadas.

O Melhor em Casa é um programa similar ao PROHDOM, Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (o Home Care Público), que já funciona na Cidade, através de Lei criada pelo vereador Paulo Frange, onde pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, têm assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

O Vereador explicou que, já no dia 20/abril/2013, o ministro da Saúde Paulo Padilha estará em São Paulo para iniciar o programa, com 20 equipes habilitadas.  Cada equipe terá custa de R$40 mil/mês. Na Capital terá 108 equipes, porque, para cada 100 mil habitantes o Governo Federal irá implantar uma.

- O atendimento domiciliar será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

- O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.

A AUDIÊNCIA PÚBLICA COLHEU REIVINDICAÇÕES


Além do vereador Paulo Frange, participaram da Audiência Pública: o subprefeito, Guilherme Henrique de Paula e Silva; secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro Chiovetti; o chefe de gabinete do secretário de Coordenação das Subprefeituras, Antonio Crescenti; representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA) e o vereador Alessandro Guedes.

O subprefeito ressaltou a importância do estabelecimento do diálogo entre o poder público e sociedade civil, reforçando a importância da participação da população na gestão pública - que ali se iniciava. Destacou ainda que as contribuições serão integradas à base de tudo, que é a Lei aprovada na Câmara Municipal, a do Plano de Metas.

As cem metas foram agrupadas em cinco articulações territoriais: o resgate da cidadania nos territórios mais vulneráveis; a estruturação do Arco do Futuro; o fortalecimento das centralidades locais e das redes de equipamentos públicos; a requalificação da área central; e a reordenação da fronteira ambiental.

Em resumo, as mais importantes para Itaquera são: o resgate da cidadania nos territórios mais vulneráveis socialmente e o programa Arco do Futuro, que busca novos eixos de desenvolvimento urbano, estruturando melhor a periferia, com a criação de obras estruturais e o desenvolvimento de novos centros, e com eles progresso e emprego na periferia da Cidade.

Faz parte, ainda, do Plano Estratégico de Itaquera a abertura de vagas no Pronatec, para cursos técnicos de qualificação profissional de jovens; a ampliação da jornada escolar dos alunos da rede municipal; a expansão da oferta de vagas para a educação infantil.

Outra mudança prevista é a reformulação da Operação Delegada para o patrulhamento noturno em áreas com altos índices de violência; funcionamento 24h no transporte público; modernização dos semáforos e implantação de ciclovias.

Logo acontecerão as audiências temáticas, que aprofundarão as questões abordadas nesse primeiro encontro, bem como as devolutivas, para prestar contas à sociedade.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PAULO FRANGE APROVA A LEI QUE CRIA O DIA MUNICIPAL DA LIBERDADE RELIGIOSA EM SÃO PAULO

Ver. Paulo(ao centro); juntamente com Vereador José Américo,
 presidente da  Câmara de São Paulo e  comissão  propositora do PL
O vereador PAULO FRANGE (PTB) recebeu na Câmara Municipal de São Paulo representante das entidades propositoras para a criação do Dia Municipal da Liberdade Religiosa, que se tornou o Projeto de Lei de sua autoria, aprovado na Câmara Municipal de São Paulo na quarta-feira, dia 17/abril/2013.

Entre as pessoas presentes, a advogada Damaris Dias Moura Kuo, Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, Edson Rosa Diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista na América do Sul, Gregory Clark, Assessor Legal e John Graz Diretor de Relações Públicas do departamento de liberdade religiosa para Igreja a Nível Mundial, também da mesma instituição religiosa.

O grupo esteve na Câmara, para agradecer o empenho do vereador Paulo Frange por ter abraçado esta causa tão nobre e pertinente. Na ocasião ele foi entrevistado pela rede de televisão Novo Tempo onde falou da rápida tramitação do Projeto de Lei na Câmara, responsabilidade que dividiu com o presidente da Casa, vereador José Américo, que esteve presente e fez, com Paulo Frange, a entrega simbólica da Lei aprovada ao grupo, composto ainda por jovens da Igreja Adventista.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O MÉDICO E VEREADOR PAULO FRANGE APOIA A DECISÃO DA ANVISA DE REDUZIR O IODO DO SAL DO BRASILEIRO

O excesso de iodo no organismo pode causa problemas na tireóide

O vereador e médico PAULO FRANGE é defensor, há anos, da reavaliação do teor de iodo no sal do brasileiro, pois tem observado na sua prática médica que, para cada dez mulheres, três têm apresentado problemas de disfunção da tiroide. Há um aumento significativo dessas alterações principalmente por volta dos 35 anos. Para ele, não é novidade, é providencial a proposta da Anvisa, que será votada nesta semana e entrará em vigência após a publicação do Diário Oficial da União, que é a redução do teor de iodo no sal em todo o país.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. A sua proposta se baseia em estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), que encontrou níveis altos de iodo na urina dos brasileiros – segundo informou reportagem de Johanna Nublatde, na Folha de S. Paulo de 16/abril/2013.

O vereador Paulo Frange diz que a adoção de iodo no sal foi uma determinação necessária, “Mas hoje o brasileiro consome outros tipos de alimentos que já suprem essa necessidade, como: brócolis, peixes de água salgada; carne, marisco, chocolate, que no passado não faziam parte do nosso cardápio com tanta constância como agora”.

Explica que a adoção de iodo no sal ocorreu no Brasil a partir de 1953, devido à alimentação de então, o que causava altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional , aumento do risco de abortos e mortalidade maternal, além do bócio por hipotireoidismo, conhecido na época como "papada" . Atualmente as proporções são de 20 mg a 60 mg de iodo por quilo de sal. Há consenso de que isto seja reduzido para o intervalo de 15 mg a 45 mg/kg.

A Anvisa – diz o médico e vereador Paulo Frange – baseou-se em determinação de uma comissão de prevenção e controle de distúrbios de deficiência do iodo, coordenada pelo Ministério da Saúde, com a participação de entidades do setor. Outro estudo citado pela Anvisa é o divulgado em 2007 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que achou teores de iodo na urina do brasileiro bem acima do indicado.

- O excesso desse nutriente pode desencadear a tireoidite de Hashimoto, doença autoimune que afeta a tireoide. Agora, com esse passo a ANVISA traz mais uma importante colaboração para a saúde pública em nosso país!

VER. PAULO FRANGE, AUTOR DA LEI QUE CRIOU O FUNDO PARA O TRÂNSITO, IRÁ PEDIR EXPLICAÇÕES SOBRE DESVIO DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS PELA CET

FMDT é utilizado de forma irregular pela CET

Os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo destacaram em suas edições, de 16/abril/2013, um grave desvio da Lei 14.488 (de 19/07/2013), originária do Projeto (PL 021/2001) do Vereador PAULO FRANGE, que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito - FMDT - para financiar as ações destinadas ao desenvolvimento do trânsito no município de São Paulo.

A Lei do Vereador Paulo Frange determina que todo o recurso proveniente das multas de trânsito - hoje usado para custear todas as operações da CET, de seguro de prédios ao cafezinho do pessoal – tem que ser aplicado, segundo o seu artigo 2º, “exclusivamente no desenvolvimento do trânsito, nas seguintes atividades: sinalização; engenharia de tráfego e de campo; policiamento e fiscalização; e educação de trânsito”.

IMPROBIDADE


O Estado de S. Paulo entrevistou o jurista e professor de Direito Público Adílson Dallari. Ele esclareceu que o uso da verba carimbada do FMDT (Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito) para outros fins pode ser considerado “uma improbidade”.

O vereador Paulo Frange diz que é gravíssimo esse desvio – o uso da arrecadação de multas de trânsito para custear todas as operações da CET.  “É preciso que se cumpram os termos da Lei”. Ele pretende convidar a direção da CET para vir à Câmara Municipal, pois, como disse citando Dalari, a improbidade não é apenas o erro (do destino dos recursos). É o erro intencional.

A improbidade administrativa, quando um gestor público, deliberadamente, faz mau uso do dinheiro dos cofres públicos, tem implicâncias e pode até por em risco a sua elegibilidade futura.

O vereador irá aprovar requerimentos para que a presidência da
CET e o secretário Municipal de Transportes venham à Câmara Municipal de S. Paulo dar explicações sobre o desvirtuamento de uso deste Fundo.

NÃO PODE FICAR ASSIM


O vereador Paulo Frange diz que a situação não pode permanecer como está. A Prefeitura, mesmo sendo sócia majoritária da CET, não ter uma reserva no Orçamento para a companhia, que está sucateada, como atestaram matérias recentes da Imprensa.
Segundo informou o Estado de S. Paulo, em 2012 foram quase R$ 900 milhões em multas que a cidade de São Paulo arrecadou e que foi para o Fundo Municipal para Desenvolvimento do Trânsito (FMDT), uma conta criada em 2010 para custear as atividades previstas na Lei; entretanto, 67,5% dos recursos do fundo foram transferidos diretamente para a CET, a título de serviços de engenharia.
O total destes recursos, ainda segundo O Estado, por sua vez, correspondem a 86% de todo o dinheiro que a companhia tem para trabalhar - o que inclui combustível e peças para os veículos, manutenção de elevadores e pagamento dos vigilantes dos prédios. Os outros 14% vêm de outras atividades da CET, como venda de talões de Zona Azul e apoio para grandes eventos, que exigem intervenções viárias.
Concluindo: A CET não tem ajuda direta da Prefeitura. Ela é contratada para exercer a atividade de engenharia de tráfego. É paga com o dinheiro das multas e usa esse recurso para bancar toda a sua operação.

terça-feira, 16 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE PARABENIZA AS 300 MULHERES QUE SE FILIARAM AO PTB NA CAMPANHA DE FILIAÇÃO DO PTB MULHER.

Ver. Paulo Frange prestigiou as mulheres na campanha
de filiação do PTB Mulher

O vereador PAULO FRANGE participou neste sábado, dia 13/abril/2013, da campanha de filiação do PTB, realizado pelo PTB Mulher, coordenado por Marlene Campos Machado. Presentes ao salão de festas da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, cerca de 400 pessoas – sendo que no ato foram filiadas 300 mulheres. O vereador Paulo Frange afirmou que o PTB Mulher é o maior movimento partidário brasileiro. 

VER. PAULO FRANGE

O vereador Paulo Frange teve que se ausentar antes do início da cerimônia, pois tinha compromissos na Zona Leste da Capital, onde abriu a reunião do Plano de Metas da Cidade, na Subprefeitura de Itaquera. Frange foi um dos colaboradores do evento, levando um grande grupo de mulheres que se filiaram ao Partido. Deixou uma palavra de apoio a todas as novas petebistas, e um abraço especial ao casal Campos Machado, pelo empenho incessante e constante crescimento do PTB Mulher.

Além de Paulo Frange, participaram do evento o presidente do PTB, deputado Campos Machado; o secretário Municipal de Esportes, Celso Jatene; o vereador Marquito; a vice-prefeita de Diadema, Silvana Guarnieri; a Secretária de Assistência Social de Taboão da Serra, Arlete Silva, entre outras figuras de proa do Partido e lideranças de bairro.


300 FORAM FILIADAS

Filiaram-se ao PTB neste dia, entre outras: Dra. Luci Adão, diretora da Faculdade de São Paulo (Campus Tucuruvi/UNIESP); Neide Adão, coordenadora do CECOSI Zona Norte (que atende 300 famílias); Dra. Hilda Ballan, Diretora do Ameno Saúde; Dra. Celi Paulino Carlota, Delegada Titular da 1ª Delegacia de Defesa e Apoio da Mulher; Inajá da Silva, presidente da Escola de Samba Caprichosos do Piqueri; Silvana Carbonari, investigadora de Polícia (Seccional Centro); Gabriela Spera Nunes, proprietária da Academia MG Personal Training; Neusa Maria Borges, empresária do setor alimentício; Marcilene Maria de Oliveira, presidente do Instituto CAESVI; Eliana Simões, proprietária do Depósito Souto Terezinha e Diretora de liderança da Mary Kay; Wanda dos Santos, atleta olímpica do atletismo 2008/2012 (80m com barreiras); Esmeralda Pistori, do Grupo de Esportes da Melhor Idade do Instituto Daniel Frank; Sueli Sales e Joana Almeida (caravana de Carapicuíba); Glaucia Guerra, coordenadora municipal de Campos Novos Paulista; Barbara Baciega de Oliveira, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Vinicius de Moraes (Granja Viana, Cotia).


CELSO JATENE

O Secretário Celso Jatene falou da importância da filiação partidária e que todas devem almejar a participação efetiva no processo político, inclusive com candidaturas. Jatene fez menção especial ao casal Campos e Marlene, pelo apoio e incentivo.


MARLENE CAMPOS MACHADO

Marlene Campos Machado afirmou que o “PTB Mais Mulher” já era um grande sucesso, graças ao empenho de todas as “companheiras guerreiras”. 

- “Somos 53% do eleitorado e temos, sim, a missão de atuar na política, como efetivas protagonistas”.

 “Vamos organizar visitas, eventos, palestras e convidar as mulheres para se filiarem ao Partido Trabalhista Brasileiro, para termos condições de disputarmos, e vencermos, as próximas eleições estaduais e municipais”, concluiu Marlene Campos Machado.


DEP. CAMPOS MACHADO

Para encerrar o evento, o deputado Campos Machado cumprimentou as autoridades presentes, destacando a amizade que o une a Arlete Silva, o orgulho por ter Silvana como vice-prefeita de Diadema, a certeza de que Celso Jatene será o melhor secretário de esportes da história da cidade de São Paulo, a lealdade e companheirismo do Vereador Marquito, o comprometimento de Paulo Frange com a vida partidária, agradecendo, também, ao vereador Adilson Amadeu, por ter enviado uma representante oficial à reunião.


ILUSTRES PARTICIPANTES

Outros participantes ilustres: o secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Eduardo Anastasi; a presidente do PTB Jovem e Coordenadora Estadual da Juventude, Janaína Lima; a presidente da ABCMI SP, Odete Moralez; a presidente do PTB Diversidade Capital, Maria Fuentes; além do Presidente do PTB Sindical, engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro (presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato estadual de São Paulo da categoria), que representou todos os Departamentos do PTB. 

O secretário-geral estadual do PTB, Dr. Oswaldo Marques Cera, representou todos os dirigentes de diretórios da legenda presentes. O vereador Adilson Amadeu foi representado pela assessora Rita de Cássia Gama.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

OPERAÇÃO URBANA AGUA BRANCA: 18 ANOS DEPOIS, A REVISÃO DA LEI 11774 DE 1995.




No ano passado, recebemos o PL 505/2012 na Câmara Municipal de São Paulo, que trata da revisão da Operação Urbana Água Branca.

Atualmente, temos vigente uma Lei de 1995, que completará 18 anos em maio, e que foi naturalmente pensada e planejada no início da década de 90. Há muito, está defasada da realidade de intervenção urbana, além de ter sido nociva para a região da Água Branca.

Essa Lei permitiu uma desordem urbana, selvagem e com grande impacto no trânsito, transformando a beleza e a qualidade de vida do lugar em um amontoado de prédios, sem nenhuma contrapartida em infraestrutura e nem cumprindo a Lei que obriga a construir habitações de interesse popular, com 10 % dos recursos arrecadados da iniciativa privada.

A falta de investimento, por 17 anos, com muito dinheiro na conta específica para recebimento da famigerada Outorga Onerosa, calculada por valores médios contratados pelo próprio investidor, levou a muita desconfiança e até pedidos de CPI. Nada foi investido dos quase R$400 milhões arrecadados, exceto numa imensa quantidade de projetos que se sucederam sem resultados práticos.

O resultado foi o aumento das enchentes e, atualmente, um caos a cada chuva, mesmo que pequena, como se fosse uma revolta da natureza para tantos desmandos.

Apenas, agora, com o acelerar do processo licitatório, ocorrido no ano passado, uma obra de drenagem robusta e que vai consumir R$143 milhões, poderá amenizar tanto sofrimento e tratar os córregos Água Preta e Sumaré com o respeito que merecem. Esses recursos são oriundos da Operação Urbana, e estão em conta vinculada. Portanto, essa obra sairá com certeza.

Fui crítico dessa operação, desde o ano 2000. E fiz inúmeras convocações para ouvir o Executivo, ao longo desses anos. Só vimos projetos! Há três anos, tivemos um compromisso da gestão anterior, que teríamos uma revisão da Lei. Sou morador da região e,  por duas vezes, perdi todo meus equipamentos do consultório que tinha na esquina da Av. Pompéia com Turiassu. Depois de mudar para uma quadra de cima, na Tua Venâncio Aires, estou assistindo as águas subindo a Avenida Pompeia.

O PL 505/2012 foi aprovado em primeira votação, agora em abril, mas de nada adiantaria, parado e sem o movimento da sociedade. Aprovado, passará por várias Audiências Públicas, inclusive na região da Pompéia. Esse é o mesmo projeto que já passou por varias Audiências, quando do licenciamento ambiental, pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, quando recebeu, inclusive, alterações, uma delas a retirada de um prolongamento de via, destruindo uma vila que certamente beneficiaria apenas um shopping center.

Trata-se de matéria complexa, que vai requerer ampla participação da população, dos vereadores e do Executivo. São 73 artigos, em 23 páginas, com anexos, quadros e plantas. Missão para muito debate e polêmicas. O importante é lembrar que foi escrito no governo anterior e que, seguramente apresentará mudanças para o texto final, com sugestões do Legislativo e das Audiências Públicas.   

O novo projeto prevê uma mudança no perímetro, e um perímetro expandido, na dependência de licenciamento por parte do Município. Vamos ter que conhecer melhor essa novidade do perímetro expandido.  Basicamente, a Operação Urbana fica entre a Marginal Tiete, na altura da Ponte da Freguesia do Ó, Comendador Martinelli, até Av. Dr. Abrãao Ribeiro, Av. Pacaembu, até Paraguaçu, Traipu, Turiassu, Ministro Godói, Av. Francisco Matarazzo, Av. Antártica, Carlos Vicari, Santa Marina, Ermano Marchetti, seguindo pela Av. Comendador Martinelli, ponto inicial.

Esse território será dividido em setores e subsetores. Cada um deles terá regras definidas para utilização. Por exemplo: Subsetor A2 é o espaço onde temos os Centros de Treinamentos do São Paulo e do Palmeiras, que segundo a Lei, passará a incorporar ao Parque Urbano a ser criado no setor A1, findo as concessões.  Será ? Uma vence em 2022 e a outra em 2078. Será que vamos tirar esses centros de treinamentos de onde estão?  

No subsetor A1 haverá projeto de urbanismo específico, com 20% de sistema viário, 40% de áreas verdes 15% de uso institucional e 25% de empreendimentos imobiliários. Esse e outros setores poderão passar por reloteamento.  Cada um, com características particulares do uso do solo.

A proposta dessa Operação Urbana é incentivar construção de empreendimentos de uso misto, com maior número de unidades habitacionais, para diferentes faixas de renda e melhor aproveitamento dos terrenos; incrementar o sistema de transportes, melhorar a infraestrutura de drenagem, promovendo harmonia com uso e ocupação do solo e com os preceitos do plano urbanístico.

Essa Operação Urbana será consorciada, com a participação dos proprietários, moradores, usuários e investidores. E as regras se aplicam para toda aprovação de projeto com mais de 500 metros quadrados. O artigo 59 do PL prevê a criação do Grupo de Gestão da Operação Urbana Água Branca, com representantes do Executivo, das diversas secretarias envolvidas e oito representantes das entidades da sociedade civil, para período de dois anos, que passarão a deliberar sobre o plano de prioridades para implementação das intervenções.

No capítulo das definições, há o avanço dos CEPAC- Certificado de Potencial Adicional de Construção, que é um título de mobiliário comercializado em Bolsa de Valores para pagamento do potencial adicional de construção, uma vez que será permitido até quatro vezes a área do terreno, e assim haverá transparência e obediência à irrevogável lei de mercado.

Para essa Operação teremos a Outorga Onerosa de Potencial Adicional de Construção, a definição de estoques máximo para uso residencial e comercial. Para uso residencial, o máximo de 1.050.000 metros quadrados, e 800.000 metros quadrados para comercial. Nos quadros da Lei haverá os estoques por setor e cada subsetor. Total de 1.850.000 metros quadrados.

Uma outra situação é que, para usos residenciais que não correspondam a unidades habitacionais não incentivadas, fica limitada a 525 mil metros quadrados, ou seja metade do total.

Os CEPAC - Certificados de Potencial Adicional de Construção - serão emitidos proporcionalmente ao valor do metro quadrado para o setor e uso, com pagamento à vista ou parcelados, mas com 15 % de entrada e, no máximo, 10 prestações mensais, e administrados pela SP-Urbanismo.

Uma preocupação que sempre tive, foi a velocidade da produção imobiliária na região, sem planejamento. O medo era ficar aguardando nova lei e os projetos sendo protocolados, gerando insegurança e direitos. O PL 505/2012 contemplou, no seu artigo 68, uma de nossas provocações: "Os pedidos de adesão à nova Operação Urbana Água Branca, protocolados até 11 de abril de 2012, data da expedição da Licença Ambiental Prévia para revisão da Operação Urbana, ainda não apreciados pela Câmara Técnica de Legislação Urbana, serão avaliados pela lei 11774 ainda vigente, com os estoques ali autorizados".

O que temos de fato, agora, é a oportunidade da mobilização e do debate.  Fazer justiça com o que temos em caixa hoje. A região sofreu muito e não podemos deixar de proteger esses recursos já arrecadados para, prioritariamente, atender esses anseios e danos. Caso contrário, esses mesmos recursos poderão ser diluídos dentro de um perímetro maior e ainda por ser estruturado. 

Por fim, não podemos ficar como estamos ! Temos que agir, com serenidade e celeridade. Já perdemos tempo demais e o aquecimento econômico e a ganância dos empreendedores, aliados com uma legislação ultrapassada, já fez estragos demais na paisagem urbana da região, afugentando daqui a qualidade de vida. Vamos para o debate. Vamos trocar ideias, aprender muito e trabalhar pelo espaço que amamos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE PARTICIPA COM HADDAD, ALCKMIN E ALDO RABELO DO INÍCIO DAS OBRAS DE SISTEMA VIÁRIO E DE VISTORIA AO “ITAQUERÃO”.

Ver. Paulo Frange acompanhando as obras em Itaquera;
 ao lado do governador, Geraldo Alckmin; do
 ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; e  prefeito Haddad

O vereador Paulo Frange acompanhou a visita do prefeito Fernando Haddad, do governador Geraldo Alckmin e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, a Itaquera para vistoria às obras da Arena Corinthians (o Itaquerão) . Na ocasião foi também dado o “pontapé” inicial à construção das alças do complexo viário que interligará as vias Jacu-Pêssego e Radial Leste, facilitando o acesso ao estádio, ao bairro de Itaquera e a Guarulhos. 

DEFENSOR DO "ITAQUERÃO"


O vereador disse que é ferrenho defensor do “Itaquerão”, por causa dos ganhos sociais e pelo volume de investimento que Itaquera irá ganhar. O Complexo Viário Polo Itaquera é um exemplo, disse Paulo Frange: 

- São R$61,4 milhões de investimentos do governo do Estado, em uma parceira com a Prefeitura, que doará o terreno para as alças de acesso.


MELHORIAS PARA ITAQUERA


O vereador destacou outras melhorias que o bairro ganhará, como a modernização das linhas da CPTM e Metrô – que terá sua capacidade duplicada, apenas com a diminuição do tempo entre os intervalos das composições, de 2,5 minutos, para menos de um minuto. E mais: o estádio é o único construído 100% dentro do conceito de sustentabilidade. Um exemplo disso são os assentos, que serão revestidos com um plástico biodegradável, feito à base de dejetos da cana-de-açúcar.

GARANTIA DOS INVESTIMENTOS


No evento, o prefeito Haddad fez o anúncio da liberação dos R$156 milhões da primeira remessa de CIDs. – que viabilizará a liberação do empréstimo do BNDES. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que a liberação do empréstimo da linha de crédito do BNDES terá desfecho favorável. Ele também descartou qualquer paralisação da obra.

RETORNO PARA A PREFEITURA


O vereador Paulo Frange afirmou que a Prefeitura está investindo na obra, de R$800 a R$900 milhões, metade em incentivos fiscais. 

– Chamo de investimento, pois o volume de negócios e de impostos que a Arena irá gerar, dará de retorno à Prefeitura em imposto, em dez anos, o dobro do investido, sem contar com a o ganho social e de desenvolvimento para Itaquera. A obra já está 70% pronta. Disse.