quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VER. PAULO FRANGE DIZ QUE LINHA 6 DO METRÔ REPRESENTA “ESPERANÇA” PARA O POVO DA V.BRASILÂNDIA




O vereador PAULO FRANGE participou do anúncio do edital de concorrência internacional para a licitação das obras de implantação, operação e manutenção da Linha 6 do Metrô Paulistano – a Linha das Universidades – que irá ligar a Vila Brasilândia à Estação São Joaquim da Linha 1 – passando pela Universidade São Francisco, campus Freguesia do Ó, Unip Água Branca, PUC, em Perdizes, Mackenzie e FMU, na Liberdade.

A obra será realizada por meio de parceria público-privada (PPP) e foi anunciado na quarta-feira (30/01) pelo governador Geraldo Alckmin, em evento ocorrido na Escola Estadual Cacilda Becker, na Freguesia do Ó.
O Vereador PAULO FRANGE afirmou, na ocasião, que a nova Linha “é o maior presente que a região Brasilândia/ Freguesia do Ó poderia receber. É uma obra difícil e demorada, mas que não irá faltar esperança ao povo para esperar sua conclusão”. Disse.
É certo que irá resolver também o problema do transporte coletivo na região e desafogar as vias estreitas, sinuosas da região e a condução deficitária, além dos problemas de congestionamento, já que deverá retirar muitos carros das ruas. O seu custo será de R$7,8 bilhões, metade bancado pela iniciativa privada e metade pelos cofres públicos, através da
A bandeira do Metrô nesta região foi erguida em julho de 1990, pelo jornal Freguesia News, através do Movimento Pró-Metrô, coordenado pelo jornalista Célio Pires de Araújo, e depois compartilhada pelo Deputado Celino e também pelo Fórum Pró-Metrô, que era tutorado pelo saudoso Padre Nóe Rodrigues e coordenado pelo líder comunitário João Mota.

A aprovação do PL “Obesidade Zero” é a prioridade do Vereador PAULO FRANGE

ANO LEGISLATIVO 2013



O projeto de lei (PL) “Obesidade Zero”, apresentado na Câmara Municipal pelo vereador PAULO FRANGE e que ali tramita aguardando votação foi desenvolvido pelo nutrólogo e cardiologista Dr. Daniel Magnoni, com importante apoio de entidades médicas, como da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Associação Paulista de Medicina, Federação Latino Americana de Nutrição e Associação Médica Brasileira. Também apresentado no XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral a ideia obteve ampla repercussão e reiterados apoios.

Segundo o Vereador PAULO FRANGE, o PL “Obesidade Zero” objetiva erradicar a doença que atinge cerca de metade da população brasileira e já é considerada a epidemia do século XXI. Baseia em vários pontos, como, por exemplo, a educação em nutrição saudável nas escolas básicas e no currículo escolar; estímulo à mudança de hábitos; incentivo à atividade física em geral, assim como, a efetivação e obrigatoriedade de profissionais de nutrição nas unidades básicas de saúde, configurando a avaliação nutricional, especialmente de peso e altura.

- “Prevê, ainda, a normatização e legislação em alimentação saudável no enfoque que envolve a propaganda e desoneração fiscal dos produtos alimentícios relacionados ao controle da obesidade”. Diz.

O Vereador PAULO FRANGE diz que um dos itens importantes, previstos no PL, é a nutricionista. Ela será a porta de entrada nos postos de saúde, que deve atender, antes mesmo do médico, a paciente que vai fazer o pré-natal, quem vai tratar uma hipertensão ou mesmo pedir medicação para um problema gastrointestinal.

O projeto de lei, apresentado em abril de 2011 será a priorizado pelo Vereador PAULO FRANGE neste ano, dada a sua urgência e importância, tanto que o ministro Alexandre Padilha participou de reunião científica no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, objetivando o conhecimento do projeto e suas implicações na saúde pública nacional.

Segundo o Vereador PAULO FRANGE, apenas no Brasil, o “Obesidade Zero” poderá beneficiar 40 milhões de pessoas. Ele lembrou o fato de os Estados Unidos gastarem cerca de US$ 5 bilhões por ano para tratar obesidade e complicações advindas do excesso de peso.

INTERNAÇÃO EM CASA

Secretário de Saúde visita, com o vereador Paulo Frange, o Hospital Cidade Tiradentes, de olho na ampliação e integração de programas de internação domiciliar.  






Vereador Paulo Frange esteve no Hospital da Cidade Tiradentes, Zona Leste, no sábado, dia 20/jan.2012, em encontro com o novo secretário Municipal da Saúde, José Fillipi Júnior, do qual participaram, ainda, os diretores do Hospital Municipal Cidade Tiradentes, as diretoras da Organização Social Santa Marcelina, que administra a unidade, e dirigentes da Saúde da Zona Leste.
Dentre os objetivos do encontro esteve o de apresentar ao secretário o Programa Hospital Domiciliar e Internação Domiciliar - ali implantado e que já atendeu 588 pacientes convalescentes em seus próprios domicílios, segundo explicou Bruno de Castro Alves Pinto, coordenador deste programa em oito hospitais municipais na Capital, e que deu outros detalhes do seu funcionamento ao secretário.

O vereador Paulo Frange defende a atenção domiciliar há muito tempo. Em sua opinião essa opção deve ser encarada com especial atenção pela Saúde Pública, pois responde necessidades e carências da população. Frange foi o propositor da Lei de criação do PROHDOM e está otimista agora com a possibilidade deste programa ser estendido a outros quadrantes da Capital, integrando-se ao Melhor em Casa, do governo federal, que tem o mesmo propósito e que o secretário deve implantar na Capital, em breve. Serão mais 120 equipes !

- “O secretário José Fillipi foi extremamente receptivo para com o PROHDOM, demonstrando a intenção de integrá-lo ao programa Melhor em Casa. Daí surge à oportunidade de unir esforços e recursos para desenvolver a proposta de atenção domiciliar em todo o município de São Paulo, que agregará ganhos indiscutíveis à assistência oferecida à população SUS”. Disse o vereador Paulo Frange.
O objetivo do encontro com o secretário foi plenamente atingido, esclareceu Frange, já que a integração dos programas PROHDOM e Melhor em Casa deu o primeiro passo na perspectiva de compartilhar conhecimentos e experiências e, sobretudo, ampliar esta modalidade de assistência na Capital.

O PROHDOM  foi desenvolvido, basicamente  a partir da rede hospitalar municipal, haja vista a dimensão territorial e os equipamentos hospitalares disponíveis. Já o Melhor em Casa deverá  ser implantado a partir de toda a rede municipal de Saúde, o que ampliaria muito esse serviço, que acomoda o paciente convalescente em sua própria casa, deixando, assim, de saturar a demanda de leitos nos hospitais.

Frange  diz que, com o atendimento atual do PROHDOM, só no Hospital Cidade Tiradentes, economizou-se  a construção de um hospital de 220 leitos . Um paciente convalescente é apoiado por equipes multiprofissionais, capazes de dispensar os cuidados de saúde apropriados, mesmo em ambiente domiciliar. É mais humanização, menos hospitalização, sem infecção hospitalar e menor custo.

- “A integração  PROHDOM – Melhor em Casa é uma providência mais do que bem-vinda para descongestionar os hospitais e prontos socorros”. Conclui o vereador Paulo Frange.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DEU NO PORTAL G1 PREFEITURA DE SP ESTUDA CUMPRIR LEI DO VER. PAULO FRANGE QUE OBRIGA DIVULGAR LICENÇAS DE FUNCIONAMENTO

Lei municipal do vereador Paulo Frange foi sancionada em 2008, mas falta regulamentação. Lista com dados dos estabelecimentos deve constar em site oficial.
(Por Roney Domingos, do G1)


A capital paulista tem há mais de quatro anos uma lei que obriga a Prefeitura paulistana a publicar em seu site, a cada dia 30, uma relação das licenças de funcionamento expedidas para estabelecimentos com capacidade de lotação superior a 500 pessoas.

A Prefeitura de São Paulo procurado pelo Portal da Globo (G1) informou que estuda regulamentar a lei brevemente. "Há providências a serem tomadas nos próximos dias".

Autor do projeto apresentado à Câmara Municipal em 2005, o vereador Paulo Frange (PTB) afirma que a lei poderia evitar tragédias como a que ocorreu em Santa Maria (RS). Ele quer convencer o prefeito Fernando Haddad (PT) a colocar a lei em vigor.

"Imagine que com a lei em vigor você pode entrar na internet e verificar se aquele estabelecimento em que você está tem ou não licença de funcionamento. Não conseguimos regulamentar. Agora estou encaminhando o projeto novamente para as secretarias para ver se conseguimos", afirmou.