quinta-feira, 2 de maio de 2013

VER. PAULO FRANGE PARTICIPA DA VISITA DO PREFEITO HADDAD AO HOSPITAL SÃO LUIZ GONZAGA NO JACANÃ – ZONA NORTE

Ver. Paulo Frange acompanhou, juntamente, com o secretário da saúde,
José de Filippi, a visita do prefeito Haddad, ao Hospital São Luiz Gonzaga
O vereador Paulo Frange acompanhou a visita do prefeito Fernando Haddad, nesta terça-feira, dia 30/abril/2013, ao Hospital São Luiz Gonzaga, onde o prefeito afirmou que a unidade tem capacidade para se tornar uma das 32 unidades da Rede Hora Certa, que faz parte do seu Plano de Metas.

Na ocasião o vereador Paulo Frange, que é médico cardiologista, sugeriu ao prefeito e ao secretário da Saúde, José de Filippi Junior, também presente, a instalação de um equipamento de mamografia - que tem custo relativamente baixo e seria o único na região. 
- “Não facilitar para que a mulher faça o exame de mamografia é aproximá-la do câncer de mama”. Argumentou.

O prefeito Haddad afirmou que, “com alguma reforma, poderemos instalar uma das unidades da Rede Hora Certa. Ou seja, a consulta, o exame e a cirurgia eletiva no mesmo lugar”.

O diretor do Hospital, Norberto Kodi Kavabata mostrou aos visitantes a Central de Esterilização do Hospital, que teve equipamentos entregues há seis meses, mas ainda não está operando. Aguardando a contratação de profissionais. 

O vereador Paulo Frange afirmou que o Hospital terá uma reforma de R$11 milhões, com a criação de uma UTI pediátrica, entre outras novidades. O Hospital tem uma um aparelho de tomografia computadorizada Siemens (foto). Frange explicou que o Hospital, com 171 leitos, é uma unidade da Santa Casa de São Paulo, que recebeu investimentos da Prefeitura, de R$320 mil, aplicados em aparelhos, modernização e otimização de serviços. 

A HISTÓRIA

- O Hospital foi inaugurado em 1904 como Leprosário (conhecido como Hospital dos Morféticos ou Leprosário Guapira), que funcionou até 1930; foi reaberto em 1932, com o nome de Hospital São Luiz Gonzaga, para tratamento de tuberculose. Trabalharam ali dois dos maiores médicos, infectologistas, os Drs. Emílio Ribas e Jairo de Almeida Ramos.

Em 1968, foi transformado em Hospital Geral e em 1979 foi desativado. Em 1988 iniciou-se a reativação, com a inauguração do Pronto Socorro, em 1994, e a Maternidade e Centro Obstétrico em 1996.

Em novembro de 2008 foi municipalizado passando a ser gerenciado por contrato de gestão com a Santa Casa na qualidade de Organização Social de Saúde.

Nenhum comentário :