sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ÍCONE DA CULTURA BRASILEIRA

Hoje, dia 10, comemoramos o dia do palhaço, um importante ícone da cultura brasileira. O jornal O Estado de São Paulo noticiou esta graciosa data e destacou passeata dos mestres do riso pelo Centro de São Paulo. Veja abaixo a notícia na íntegra:

'Revirada Circo' leva palhaços ao centro de São Paulo
Programação deve reunir representantes das velhas e novas correntes do circo


Um cortejo de palhaços toma hoje um pedaço do centro de São Paulo. Devem vir de todos os cantos, para invadir o largo Paissandu até chegar à rua Abelardo Pinto - que leva o nome do mítico circense, Piolim. Marcado para 12h30, o evento é apenas uma das atividades programadas para saudar o Dia do Palhaço.

A agenda comemorativa concentra ainda as apresentações de três grupos estrangeiros - entre eles o número do argentino Chacovachi, um dos mais tradicionais profissionais do riso de seu país. Em sua segunda passagem por aqui, o palhaço traz o espetáculo Cuidado! Un Payaso Malo Pude Arruinar Tu Vida.

As apresentações acontecem dentro ou ao redor de uma imensa lona, armada no Vale do Anhangabaú, por onde devem desfilar, até domingo, artistas brasileiros e sul-americanos. Batizada de "Revirada Circo", a programação deve reunir representantes das velhas e novas correntes do circo. Ainda que esteja em sua primeira edição, a Revirada é, na verdade, uma junção de dois projetos voltados à arte circense que a Secretaria Municipal de Cultura já desenvolvia em anos anteriores: o Festival Municipal de Circo e a Palhaçaria Paulistana, que conta com o apoio da Companhia Brasileira de Circo. "É uma tentativa de intensificar nossas ações voltadas ao circo", pontua Veronica Tamaoki, coordenadora do Centro de Memória do Circo, instituição mantida pela prefeitura que preserva a história dessa arte. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Revirada Circo - Vale do Anhangabaú. Hoje, a partir de 9h30; sáb. e dom., 11 h. Grátis. http://cultura.prefeitura.sp.gov.br.


Crédito da Foto:http://www.flickr.com/photos/cplaza/4200517451/

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DA SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO TÉRMINO DOS FESTEJOS DOS 450 ANOS DA CMSP


Na última sexta-feira, 03, ocorreu a Sessão Solene em comemoração ao encerramento dos festejos dos 450 anos do Legislativo paulistano, uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Antonio Carlos Rodrigues, e da Mesa Diretora da 15ª Legislatura.

Diversas autoridades, personalidades e organizações da sociedade civil que fazem parte da história no Município receberam como reconhecimento o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Entre os homenageados a Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2010 e os vereadores da vigente legislatura. Na oportunidade, cada vereador entregou o diploma para os homenageados que indicaram.

Com imensa honra e felicidade o vereador Paulo Frange concedeu a homenagem ao Padre Rosalvino Morán Viñayo, homem de vasta importância para a cidade de São Paulo. Padre Rosalvino é o fundador da Obra Social Dom Bosco, sediada em Itaquera, a qual administra até hoje. Participou de diversos trabalhos e projetos direcionados à criança e ao adolescente, como na Pastoral do Menor de São Paulo e nos Conselhos de Direito de Defesa da Criança e do Adolescente (Municipal, Estadual e Tutelares). Além disso, foi um dos participantes da elaboração preliminar do Projeto de Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Padre Rosalvino é um importante represente da população de São Paulo. Minha indicação é mais do que necessária: é a forma de agradecê-lo por toda a contribuição dada à comunidade de Itaquera e aos moradores de São Paulo. Este reconhecimento é merecido e me sinto muito honrado pela imensa oportunidade”, declara emocionado o vereador Paulo Frange.

Entre as dezenas de homenageados estão os conselheiros do Tribunal de Contas do Município, Edson Simões (presidente), Roberto Braguim (vice-presidente), Eurípedes Salles (corregedor), Antonio Carlos Caruso e Maurício Faria; o procurador-geral do Município, Celso Augusto Coccaro Filho; o presidente emérito da Câmara, João Brasil Vita; além de reitores de Universidades, autoridades religiosas e do Judiciário; presidentes de entidades de classe como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Ordem dos Advogados do Brasil- SP (OAB); presidentes de diretórios municipais de partidos representados na Câmara Municipal; personalidades da área da saúde, da cultura; e segmentos como clubes esportivos e esportistas como o ex-pugilista Eder Jofre (que completa 50 anos da conquista do primeiro título mundial do Brasil); veículos de imprensa e centrais sindicais, sindicatos e associações.

Saiba mais sobre os 450 anos da Câmara Municipal de São Paulo aqui: http://bit.ly/fkQF1y.

FONTE: http://www.camara.sp.gov.br/

domingo, 5 de dezembro de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE VISITA OBRAS EM ITAQUERA

Hoje, dia 05, o vereador Paulo Frange visitou a região de Itaquera, zona leste de São Paulo para verificar as obras das ruas Ária do Luar, Nagib Farah Maluf e Pirapora de Bom Jesus e ouvir de perto a opinião dos moradores, de grande importância na atividade legislativa.

Preocupado com a situação dos moradores da região, o vereador Paulo Frange acrescentou R$ 10 milhões (para vigência em 2010) no orçamento da Subprefeitura de Itaquera, com a finalidade de realizar as obras necessárias ao atendimento dos moradores. Já para 2011, Paulo Frange pediu a inclusão de mais R$ 11 milhões. “Estou extremamente feliz pela realização das obras. Mais do que isso, o que me deixa ainda mais satisfeito é saber que a partir de agora as famílias terão mais qualidade de vida”, declara Paulo Frange.

Na primeira visita à rua Ária Lunar as intervenções efetuadas foram: obras no sistema de drenagem, sistema de tubulação (ligação a outras galerias), pavimentação, escada hidráulica, escada de acesso e canteiro lateral foram finalmente concluídas! Uma grande vitória para os moradores que esperaram 30 anos pela concretização dos serviços e que hoje beneficia cerca de 800 pessoas. Os engenheiros responsáveis pela obra da Subprefeitura de Itaquera, Daniel e Kleiton, estavam presentes. Também compareceram os síndicos dos conjuntos habitacionais da região, Joel Marques Franco e Almir dos Santos Mata.

Compartilhando esta conquista com os moradores, o vereador Paulo Frange pôde conferir de perto os resultados de uma obra de alta complexidade, que precisava do apoio do poder público. Os moradores estavam muito contentes com a conclusão das obras, porém, algumas intervenções ainda precisam ser providenciadas, como a instalação de guard rail como barreira de proteção para evitar acidentes no final da rua e o emplacamento com a informação de rua sem saída.

Vereador observa a obra realizada na companhia dos moradores da região

Escada Hidráulica para a drenagem da água da chuva

Neste espaço, os moradores poderão escolher o que será construido no local

Serviço de pavimentação executado; a obra beneficia mais de 800 pessoas

Vereador Paulo Frange conversa com moradores da região

Faixa de agradecimento ao vereador Paulo Frange pela execução das obras

**OBRAS EXECUTADAS GRAÇAS ÀS EMENDAS DO VEREADOR PAULO FRANGE
Na segunda visita, o vereador Paulo Frange pôde conferir as obras de construção de um prédio situado à rua Nagib Farah Maluf (próximo à Estação da CPTM José Bonifácio), onde será utilizado em benefício da comunidade com a ocupação de um centro comunitário. O prédio apresenta excelente localização, de fácil acesso aos usuários. O vereador Paulo Frange esteve presente nas dependências do edifício na companhia de representantes de diversas entidades, como a Clube Mães Flor do Oriente, Associação Santa Zita, Instituto Social Folhas de Prata, Centro de Apoio a Saúde da Leste, Associação Brasil Melhor, Associação dos Moradores do Jardim/Vila Nova e Adjacências e Clube de Mães Raios de Luar.


Prédio construído para benefícios da comunidade; no mesmo funcionará um centro comunitário

O local é de excelente localização, ao lado na Estação da CPTU José Bonifácio

Vereador Paulo Frange, que visitou o local e ouviu a opinião da população local e dos representantes das entidades presentes

Vereador Paulo Frange com a Presidente da Entidade Clube de Mães Flor do Oriente, Sra. Maria Zilma
**OBRAS REALIZADAS GRAÇAS ÀS EMENDAS DO VEREADOR PAULO FRANGE

Na última rua visitada, a Pirapora de Bom Jesus, foi executado o serviço de pavimentação. Porém, este só foi realizado depois do vereador Paulo Frange pedir atenção à Subprefeitura. A solicitação chegou ao gabinete do vereador Paulo Frange por meio da iniciativa do morador Eudes.

Depois de 20 anos de espera, hoje os moradores das mais de 30 casas situadas no local podem comemorar esta conquista!

Aproveitando a visita do vereador à região, os moradores da Travessa Pirituba (rua ao lado da Pirapora), que vivem o mesmo drama. A moradora Elisabete de Almeida mostrou ao vereador um abaixo assinado solicitando a intervenção para a execução do serviço de pavimentação na travessa.



Rua Pirapora de Bom Jesus, que foi pavimentada

A moradora Elisabete de Almeida, que aproveitou a visita do vereador Paulo Frange para entregra o abaixo assinado pedindo o serviço de pavimentação na Travessa Pirituba

Vereador Paulo Frange conversando com os moradores

Vereador Paulo Frange e a comunidade da região de Itaquera

Faixa elaborada pelos moradores em agradecimento ao vereador Paulo Frange pela iniciativa e participação nas obras da rua

No término das visitas, o vereador Paulo Frange prestigiou 1º Boi no Rolete, organizado pela Obra Social Dom Bosco. A realização desta confraternização é em benefício à entidade.

Acompanhe as fotos:

Padre Rosalvino e o vereador Paulo Frange

Roher, Padre Rosalvino e vereador Paulo Frange

Padre Rosalvino, vereador Paulo Frange e Tata

Vereador Paulo Frange recebido pelos amigos de Itaquera

Paulo Frange e Nair


Amigos de Itaquera e a cantona Eliana de Lima

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS – SEJA CONSCIENTE!!!


Hoje, 1° de dezembro, vários países celebram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi criada justamente para chamar a atenção da população acerca da necessidade de conscientização e prevenção desta doença. O objetivo é promover o entendimento e conhecimento, ou seja, informar a sociedade sobre a Aids, “pandemia” que atinge o planeta. Aqui no Brasil, o dia começou a ser comemorado em meados dos anos 80, no qual os governos municipais, distrital, estaduais e federal passaram a organizar campanhas sociais no país.

Sob o slogan “A aids não tem preconceito. Você também não deve ter”, neste ano de 2010 a Campanha tem como meta principal a desconstrução do preconceito em relação às pessoas que vivem com o HIV/Aids. Mas, em especial, é voltada a meninos e meninas entre 15 e 24 anos.

Nesta quarta-feira, 01/12, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do boletim Epidemiológico Aids/DST 2010. Porém, os dados não são muito animadores entre os jovens, indicando crescimento da doença entre eles. Por meio de um levantamento realizado com mais de 35 mil meninos de 17 a 20 anos de idade, foi concluído que em 5 anos 0,12%´podem estar infectados pelo vírus. O estudo, entretanto, também revelou que quanto menor o grau de escolaridade, maior o percentual de infectados pelo aids (0,17% entre os meninos com ensino fundamental incompleto e 0,10% entre os que têm ensino fundamental completo).

A grande preocupação é que cerca de 40% dos jovens declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais. Para tanto, o problema se concentra na troca de parceiro, prática considerada comum entre a população jovem e que explica o aumento de infectados, uma vez que quanto mais parceiros, maior a vulnerabilidade no contágio. Só para se ter uma idéia, o percentual de uso do preservativo na primeira relação sexual é de 61%; este número cai para 30,7% nas relações com parceiros fixos.

Em contrapartida, a boa notícia é que o boletim apresenta significativa queda na incidência de casos de aids em crianças menores de 5 anos, com redução de 44% comparado aos anos de 1999 e 2009. O resultado é animador, pois confirma a eficácia da política de redução da transmissão vertical do HIV (da mãe para o bebê).

É válido ressaltar que o governo brasileiro tem desenvolvido ações para que a prevenção se torne um hábito na vida dos jovens. Em média, 467 milhões de preservativos foram distribuídos no SUS entre 2005 e 2009, um aumento de quase 100%. Outra medida eficaz foi a criação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), em 2003, uma iniciativa conjunta entre Saúde e Educação, direcionadas aos jovens. Atualmente, a Programa está presente em cerca de 66 mil instituições de ensino em todo o país, que distribui camisinhas, e promove palestras sobre a prevenção e promoção da saúde sexual.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, até junho de 2010 foram contabilizados 592.914 casos de pessoas com Aids registrados desde 1980 (casos da doença manifestada). Em proporções, isso oscila em torno de 20 casos por 100 mil habitantes. Computa-se mais casos da doença entre os homens, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. Em ambos os sexos, a aids é mais incidente nas pessoas de 20 a 59 anos de idade.

“É de suma importância promover a conscientização, no que se refere a aspectos comportamentais, para toda a população mundial, uma vez que as pessoas estão vivendo mais e, assim, prolongando também a vida sexual. Cabe então orientar o jovem, mas, em contrapartida, alertar os casais que têm união estável a também se prevenir contra o vírus. Afinal, esta é uma medida de proteção a saúde! É indispensável o uso da camisinha no ato sexual, que além de prevenir o contágio do vírus HIV, oferece proteção as Hepatites Virais e a todas as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Certamente o preservativo é a melhor maneira de evitar a infecção pelo HIV”, declara o vereador Paulo Frange.

O desafio agora é fazer com que todo o conhecimento transmitido às pessoas por meio de campanhas torne-se a chave para a mudança da atitude de cada um. Esta é uma decisão pessoal que pode transformar o mundo na luta contra a Aids. Pense nisso!!!


Saiba como ter acesso aos serviços municipais de Aids/DST:

CTA - Centros de Testagem e Aconselhamento Serviço estruturado para atividades de prevenção, aconselhamento e testes para DST, HIV/Aids e Hepatites B e C. O Atendimento pode ser anônimo.

SAE - Serviços de Assistência Especializada Serviço de saúde capacitado para atividades de prevenção, diagnóstico e tratamento para pessoas com DST/HIV/Aids, em nivel ambulatorial e Hospital-Dia. Conta com equipe multiprofissional, incluindo médicos em mais de uma especialidade.

CR - Centros de Referência em DST/Aids Serviço de maior resolutividade, estruturado como referência aos serviços de menor complexidade. Realiza os mesmos níveis de atenção de um SAE mas tem capacidade para procedimentos diagnósticos mais complexos como endoscopia, ultra-sonografia e radiologia.

AE - Ambulatório de Especialidades Serviços ambulatoriais no qual são atendidas diversas especialidades, incluindo equipe exclusiva para a prevenção e atendimento às DST/HIV/Aids.

Para informações de unidades próximas, acesse o link: (http://www10.prefeitura.sp.gov.br/dstaids/novo_site/unidades/unidades.php) ou o site da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/).

Você também pode obter informações pelo Disque DST/Aids: 0800-16-25-50.

Para outras informações, acesse o site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) ou (www.aids.gov.br)


Fonte texto: Ministério da Saúde

Crédito imagem: google.imagens