quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BANCAS DE JORNAL E A PREFEITURA DE SP


A cidade de São Paulo tem mais de 15 mil leis e numa iniciativa inédita iniciadas em 2007, os vereadores trabalharam para a consolidação da legislação municipal, ou seja para cada tema haveria uma única lei e os seus artigos seria o conjunto de todas elas aprovadas sobre o mesmo tema. É uma forma de simplificar a legislação municipal tornando as leis temáticas. Para isso, mesmo após o esforço que foi feito, iniciaram as audiências públicas, até porque nossa legislação necessita de atualização e modernização.

O pente fino que se passou sobre a legislação do município revogou mais de 3 mil leis. Muitas delas não têm mais tem razão de existir, como por exemplo, a que proíbe a estacionamento de carroças nas praças e centro da cidade.

Há aproximadamente três anos atrás, realizei audiências públicas para tratar sobre temas como o do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e abordar o tema do momento que é a legislação do uso e ocupação do solo e as bancas de jornais da cidade. A discussão foi travada diante do TPU (Termo de Permissão e Uso), seus direitos e deveres, dimensões, responsabilidades e aspectos legais. Quanto à legislação do sindicato e atividade, os direitos sucessórios ao ponto e outros mais.

Nos últimos dias cresceu na cidade um movimento no sentido de uma suposta vontade por parte do poder público de cassar as permissões de uso dos jornaleiros para uma eventual licitação que poderia até ter como ganhador uma grande distribuidora ou média empresa. Apesar da insinuação não ter nenhum embasamento técnico ou nenhum fundamento, é absolutamente absurdo, equivocado e insano de onde surgiu.

O direito adquirido de mais de 5 mil bancas instaladas regularmente no município de São Paulo que prestam um enorme serviço à motoristas, moradores do entorno, vigilantes e seguranças do local - o projeto de lei que chegou a Câmara Municipal de São Paulo trata especificamente do MOBILIARIO URBANO – terminais de ônibus, relógios e totens. Isso já havia sido tentado anteriormente à Lei Cidade Limpa, mas para a concessão faz-se necessário uma lei específica. Uma lei especifica para abolir o direito dos jornaleiros jamais passaria pela Câmara sem aprovação da maioria dos vereadores.

Estou atento ao assunto, tenho uma boa relação com o seguimento, e fui acionado recentemente pelo Deputado Campos Machado para me debruçar sobre a matéria, buscar todas as informações concretas, fatos e ouvi as partes. Acredito que ao longo desse trabalho que a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo nos últimos dois anos, buscando solucionar algumas situações, aconteceu um conflito de informações causando insegurança no segmento.

Após a manifestação do seguimento na Câmara Municipal, na última terça-feira, dia 23, onde estive presente e inclusive tive parte da fala, expus minha preocupação e garanti aos jornaleiros que estarei junto a eles no sentido de defender uma causa que acredito ser justa.

Na quarta-feira, dia 24, estive com o Secretário Municipal de Coodernadoria das Subprefeituras Ronaldo Carmargo, o Subprefeito da Sé o Coronel Neroval Alves Bucheroni, representantes do sindicato, vereador Jamil Murad e passamos a limpo todas as preocupações e ao mesmo tempo ouvimos atentamente o Executivo.

Pontos de divergências - posições e soluções:

O município tem mais de 5 mil bancas instaladas. Cerca de 500 são no Centro da cidade e delas, 80 receberam notificações em razão do município entender que sua localização é potencialmente de risco a segurança, segundo pesquisa realizada pela secretaria de segurança pública. Para isso, o município vai junto ao proprietário e representantes do sindicato, encontrar outros locais próximos para que possa acomodar a banca sem que ela permaneça em frente a estabelecimentos bancários, na linha de áreas de acessibilidade que vem sendo ampliada no município. Outra questão importante a considerar são bancas próximas a esquinas e de costas para as ruas. Infelizmente, à noite, quando estão fechadas, acabam se transformando em armadilhas para os pedestres que são vitimas de assaltos ou facilitam roubos aos motoristas em semáforos. Para tanto, as bancas deverão estar encostadas em paredes ou até mesmo em gradis, sempre de frente para a calçada e a rua.

Trata-se de uma missão difícil, mas não impossível! Na reunião, tivemos alguns avanços importantes, um deles foi a garantia do Secretário Ronaldo Camargo de que não haverá nenhuma atitude unilateral e se buscará a negociação dos espaços para não prejudicar os jornaleiros.

Outra preocupação do segmento é com relação a diminuição da emissão do TPU pela prefeitura. Sobre esta questão, ficou claro que não haverá, entretanto o poder público fiscalizará as atividades das bancas, de forma a comprovar a atividade específica prevista na legislação, eventuais exceções e deslizes por irregularidade terão que ser tratado à luz da legislação. O poder público não pode se omitir tão pouco prevaricar.

Baseado no trabalho desenvolvido no Centro de São Paulo, com certeza, requalificaremos o seguimento nos bairros.

A possibilidade de alguém ter uma banca em determinada região e ser transferida a TPU para um local distante sem a concordância do permissionário é uma preocupação descabida. O que poderia acontecer, estando o proprietário descontente com o local seria apontar outro local, até mesmo fora da região e de comum acordo com os instrumentos legais (portarias, decretos), dessa forma o município pode acordar essas questões.

O Coronel Neroval Alves Bucheroni ficou de me encaminhar os estudos das ocorrências de locais próximos às bancas apontadas. Trata-se aqui de um trabalho de inteligência da polícia, extremamente detalhado.

Depois de todas essas discussões, reuniões que já aconteceram somadas ao atual episódio é possível perceber que em mesa de negociação, com interesse de ambas as partes em buscar pontos de consenso, tratá-los de forma rápida e discutir caso a caso das exceções, ainda é o melhor caminho entre dois pontos distantes. Não poderia encerrar esse texto, sem antes agradecer ao Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo, na figura do presidente, o Sr. Ricardo L. Carmo, de todos que participaram da manifestação, do Poder Executivo, do vereador Jamil Murad e sua assessoria.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

TIRE SUAS DÚVIDAS!!!

IPTU


O que você precisa saber?

**O imposto pode ser pago à vista, com 6% de desconto, ou até 10 parcelas mensais e consecutivas;

**A 2ª via do IPTU pode ser emitida pela Internet, no site da Secretaria de Finanças (www.prefeitura.sp.gov.br/iptu) ou solicite na Subprefeitura mais próxima da sua casa;

**O vencimento será no dia escolhido pelo contribuinte que fez o seu recadastramento no site. Para quem não fez a opção, o vencimento será todo dia 09;

**Os vencimentos nos dias em que haja expediente bancário serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem a cobrança de qualquer acréscimo.


Pedido de revisão de valores:

**Caso você não concorde com o valor que irá pagara do IPTU, pode entrar com uma Reclamação Tributária na Secretaria de Finanças, em até 90 dias após a data do vencimento da 1ª parcela ou da parcela única, de acordo com a Notificação que recebeu pelo Correio.

**A Reclamação Tributária tem um formulário próprio, fornecido gratuitamente pela Prefeitura. Ele pode ser solicitado na Subprefeitura mais próxima, na Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças ou no site: www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.

**Para pessoa física, a entrega do formulário pode ser feita na Subprefeitura ou na Praça de Atendimento. Para pessoa jurídica, a entrega é feita somente na Praça de Atendimento. Após a entrega do formulário, os processos de Reclamação Tributária são analisados pelo Departamento de Arrecadação e Cobrança (DECAR) da Subsecretaria da Receita Municipal, subordinada à Secretaria de Finanças.

**É muito importante que o contribuinte saiba que, enquanto o pedido não for decidido, ele deve pagar normalmente o IPTU, pois, se o processo for deferido, ou seja, favorável a ele, o valor pago será restituído. Porém, se o processo for indeferido (não favorável a ele), seu pagamento estará em dia e ele não terá que pagar multa e juros.


O que é Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento que vai substituir as tradicionais notas fiscais impressas, simplificando a vida dos prestadores de serviços e gerando créditos para seus clientes: creches, colégios, faculdades, cursos de idiomas, construtoras, academias de ginástica, conserto de eletrodomésticos, cabeleireiros, hotéis e motéis, ofinas mecânicas, estacionamentos, lavanderias, empresas de vigilância e limpeza, entre outros.


Qual a diferença entre a NF-e e Nota Fiscal Paulista?

A NF-e, da Prefeitura é emitida pelos prestadores de serviços e gera créditos para abatimento no IPTU do município. Já a Nota Fiscal Paulista, do Governo Estadual, é emitida pelos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, supermercados e postos de gasolina, e gera créditos referentes ao ICMS para os consumidores.


Qual é a vantagem de pedir NF-e?

Quem exige a NF-e acumula créditos para a dedução de até 50% do valor do IPTU. Para o abastecimento do imposto no que vem, poderão ser utilizados os créditos acumulados até 31 de outubro deste ano. Para indicar o imóvel, o contribuinte deverá acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/infe e se cadastrar. O passo a passo para fazer o cadastro e a indicação do imóvel está disponível no site, no link Manuais. Após o cadastramento, o contribuinte pode indicar o imóvel que receberá o desconto, informando o número do IPTU, conhecido também como número do contribuinte ou SQL. Esse dado encontra-se na Notificação de Lançamento (NL) do IPTU.


Quem não tem imóvel também pode participar?

Sim. Mesmo quem é isento do pagamento do IPTU ou não possui imóvel (inquilino, por exemplo), também é beneficiário com a a NF-e. Os créditos acumulados em seu nome poderão ser utilizados para o pagamento do IPTU de qualquer imóvel da cidade, ou seja, para a quitação do IPTU de um parente, de um amigo ou qualquer outra pessoa que possua um imóvel.


Lembre-se: peça a NF-e e tenha até 50% de desconto no IPTU


Mais informações:
Ligue 156 ou acesse www.prefeitura.sp.gov.br

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PAULO FRANGE PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DO BOM PRATO NA VILA BRASILÂNDIA

Trata-se da 31ª unidade que oferece comida de qualidade a R$ 1

Hoje, 18, mais uma unidade do restaurante Bom Prato foi inaugurada na capital paulista. Localizada na Vila Brasilândia, zona norte, essa é a 31ª unidade que oferece comida de qualidade a R$ 1 em todo estado de São Paulo. São quase 44 mil refeições servidas diariamente.

O restaurante da Vila Brasilândia é o primeiro situado em uma região próxima à comunidade carente e fora de áreas de grande circulação de pessoas como estações de trem, ruas de comércio popular ou ao redor de hospitais e centros de atendimento público. “Esta é uma região carente em todos os sentidos. Por isso, é preciso atenção do Poder Público para as necessidades mais imediatas: alimentação, saúde, educação, transporte. O Bom Prato é sem dúvida uma grande conquista dos moradores da Brasilândia.”, afirma o vereador PAULO FRANGE.

O programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, atende de segunda a sexta-feira, das 11 horas até acabar a cota de cada restaurante. Na Vila Brasilândia, são previstos 1,8 mil refeições por dia. Pelo Programa, o Governo de São Paulo subsidia as refeições em R$ 2,25 com R$ 1 do usuário, totalizando R$ 3,25 de custo. Para o consumidor a refeição de um custo de apenas R$1 (um real) e, este tipo de restaurante não compete com o comércio local, onde as refeições custam em média apartir de R$5.

O atendimento do restaurante BOM PRATO da Brasilândia está limitado a cerca de 1.800 refeições por dia e mesmo antes de sua inauguração, um pouco mais de 20 dias, já servia 1.400 refeições/dia. É um enorme ganho no aspecto nutricional, na dignidade das pessoas mais carentes que se alimentam com qualidade, orientação nutricional, higiene e limpeza, identico aos restaurantes privados espalhados por toda a cidade.


Ao lado do vereador PAULO FRANGE, o Deputado Celino discursou sobre as melhorias da região e ressaltou que o metrô já é uma realidade! Vila Nova Cachoeirinha, Freguesia do Ó e Brasilândia terão esse acesso em 3 ou 4 anos funcionando em pleno vapor. Mais uma vez, o anúncio enfático da chegada do metrô, na presença do Governador José Serra e do Prefeito Gilberto Kassab é aplaudido pelos munícipes, numa tradução clara da ansiedade da região por um sistema de transporte de massa, de qualidade, não poluente e eficiente. Isso só será possível depois da participação da prefeitura de São Paulo, de forma orçamentária na construção do metrô. Nunca houve a participação do município na construção e ampliação da malha do metrô na capital, o que torna o fardo pesado para o Governo do Estado. O envolvimento do Governo Federal é extremamente importante, uma vez que, estamos tratando não só da cidade de São Paulo, mas de uma região metropolitana composta por 39 municípios e que será em 2020 a maior do mundo!

Vereador PAULO FRANGE e Marcelo Bruni, Subprefeito da Freguesia do Ó


Sandra Santana, ex-subprefeita de Perus, vereador PAULO FRANGE e Walter (Amigo do início de carreira de médico do vereador PAULO FRANGE)

Prefeito Kassab almoçou no restaurante BOM PRATO com o Governador José Serra e equipe

FONTE: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=207873#0

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

UNIDADE DO BANCO DO POVO É INAUGURADA EM PIRITUBA
















Nesta quinta-feira, 11, a nova unidade do Banco do Povo Paulista (BPP) foi inaugurada em Pirituba, na distrital Noroeste da Associação Comercial de São Paulo. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes na cerimônia, entre elas o vereador PAULO FRANGE, os secretários Guilherme Afif Domingos (Emprego e Relações do Trabalho).

O Banco do Povo Paulista (BPP) é um programa de microcrédito produtivo do Governo de São Paulo, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com as prefeituras municipais. Criado em 1998, o programa tem como objetivo promover a geração de emprego e renda por meio do desenvolvimento de pequenos negócios.

Para tanto, o BPP concede empréstimos de R$ 200 a R$ 7,5 mil, com pagamento em até 36 meses e taxa de juros de 0,7% ao mês. Desde sua implantação, estima-se que mais de R$ 610 milhões de empréstimos foram concedidos. Atualmente, 429 cidades são atendidas pelos serviços do BPP.

A ampliação do programa na cidade de São Paulo é uma parceria do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Prefeitura de São Paulo. Com isso, o governo do Estado fica responsável pelos recursos, a prefeitura com a mão-de-obra e a ACSP pela infraestrutura do serviço.



Em Sessão Plenária de ontem, o Vereador PAULO FRANGE relatou a importância da implantação do programa na cidade de São Paulo. “O Prefeito Kassab acertou na mosca quando buscou incrementar essa atividade aqui no município de São Paulo, pois não somente o interior precisava dessa instituição. Hoje, na inauguração de uma agência do Banco do Povo em Pirituba, foi possível perceber o grau de interesse da sociedade, da Associação Comercial por esse mecanismo, por essa ferramenta que passamos a ter para aquecer a economia, exatamente tentando buscar espaços para poder gerar também renda e emprego. Espaços onde as pessoas possam montar o seu pequeno comércio, em áreas populares, sem precisar ficar usando a calçada e a rua. Com um pequeno investimento, as pessoas terão capacidade de montar os centros populares de vendas. É possível o Município estabelecer e dirigir espaços para essa finalidade, pois não adianta segregá-los, esconder aqueles que querem vender daqueles que querem comprar. Por essa razão, o ambulante não sai das ruas. Temos de manter essa proximidade entre quem compra e quem vende, e, agora, essa proximidade entre quem vende e o crédito”, declarou PAULO FRANGE.


Oportunidade de crescimento

Estima-se que no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas trabalham na informalidade. No Estado de São Paulo a estimativa é de 3,2 milhões e, na capital paulista, mais de um milhão. A novidade é que esta implantação simultânea do Banco do Povo e o Microempreendedor Individual (MEI) aumentará a oferta de microcrédito na Capital paulista, além de ampliar a rede de atendimento e orientação sobre o MEI, criado pela Lei Complementar nº 128/2008 que entrou em vigor em julho de 2009.

Os pequenos empreendedores terão a comodidade de, no mesmo local, pedir empréstimo do BPP, com taxa de juros de apenas 0,7%, além de receber informações e orientações sobre como legalizar seu trabalho pelo MEI, caso sejam informais. Mais de 170 ocupações podem aderir ao MEI, como ambulantes, barbeiros, costureiras, encanadores, manicures, mecânicos, sapateiros, pessoas que necessitam de um pequeno crédito para poder requalificar seu trabalho, ou até aqueles que prestam algum pequeno serviço e não recolhem o INSS, entre outras.

Esta importante iniciativa promove a inclusão social aos trabalhadores informais, oferecendo a eles a oportunidade de saírem da informalidade a baixo custo, se legalizar pagando uma taxa única mensal que inclui todos os impostos (federais, estaduais e municipais), que, além disso, dá direito a benefícios da Previdência Social, como aposentadoria e auxílio-doença.

A pessoa física pode através do CPF se formalizar em figura jurídica e obter CNPJ, tornando-se microempreendedor. As vantagens são as seguintes:

• O limite de crédito passa de R$ 3 mil (pessoa física) para R$ 5 mil (pessoa jurídica - o que inclui MEIs);
• O segundo empréstimo o valor do crédito pode chegar a R$ 7,5 mil;
• O período de carência pode ser de 60 dias;
• O prazo de pagamento passa de 24 parcelas para até 36 parcelas;


Confira onde funcionarão as 15 novas unidades do BPP:

As 15 novas unidades serão implantadas nas seguintes regiões: Centro, Penha, Pirituba, Santo Amaro, Vila Maria, Butantã, Ipiranga, Lapa, Mooca, São Miguel Paulista, Jabaquara, Pinheiros, Santana, Saúde, Tatuapé. Até então a cidade de São Paulo contava com duas unidades do BPP: uma na Vila Mariana e, outra, no Itaim Paulista.


Centro - Rua Galvão Bueno, 83
Penha - Avenida Gabriela Mistral, 199
Pirituba - Rua Luis Braille, 8
Santo Amaro - Avenida Mário Lopes Leão, 406
Vila Maria - Rua do Imperador, 1.660
Butantã - Rua Alvarenga, 591
Ipiranga - Rua Benjamim Jafet, 95
Lapa - Rua Pio XI, 418
Mooca - Rua Madre De Deus, 222
São Miguel Paulista - Avenida Marechal Tito, 1.042
Jabaquara - Avenida Santa Catarina, 641
Pinheiros - Rua Simão Álvares, 517
Santana - Rua Jovita, 309
Saúde - Rua Afonso Celso, 1.659
Tatuapé - Praça Silvio Romero, 29


Para mais informações, acesse o site do MEI (Portal do Empreendedor) www.portaldoempreendedor.gov.br.


Fonte: www.emprego.sp.gov.br; www.sp.gov.br
Fotos: http://www.flickr.com/photos/45582754@N03/
Crédito das fotos: Eliana Rodrigues

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

GRÁVIDAS... ATENÇÃO!

Estudo inédito feito pelo departamento de psicologia da Universidade do Arizona concluiu que a acupuntura pode ajudar a combater depressão em grávidas.

O tratamento com agulhas, nada doloroso, pode diminuir significativamente as dosagens de medicamentos antidepressivos.
Para elaboração do projeto, as gestantes foram divididas em três grupos: um tratado com acupuntura específica para a depressão, um com acupuntura "controle" (pontos não específicos) e um com sessões de massagem.

Os resultados mostraram que 63% das gestantes tratadas com acupuntura específica apresentaram melhora dos sintomas depressivos, contra uma média de 42% nos grupos de controle. Segundo os autores do trabalho, um grupo formado por psiquiatras, psicólogos e acupunturistas, o estudo indica que a acupuntura é um tratamento viável para a depressão durante a gravidez.

Fique atenta!!!

Por mais sensível que a mulher fica durante a gestação, é necessário que ela tenha acompanhamento médico ou até psicológico, visto que muitas vezes os sintomas são de depressão. Esta doença, bastante comum, não é dada tanta atenção para os sintomas na gravidez quanto ao pós-parto. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a doença atinge mais de 10% das grávidas.

O trabalho sobre o uso de acupuntura para a depressão na gravidez traz boas perspectivas para o tratamento do problema. Os resultados mostraram que, embora não tenha havido absolvição completa da depressão, a acupuntura diminuiu os sintomas nas gestantes.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROTEJA-SE CONTRA OS DISTURBIOS ALIMENTARES!!!

Uma pesquisa recente nos Estados Unidos, comprovou que mulheres com anorexia nervosa tem altos níveis de gordura na medula óssea. O trabalho avaliou imagens de ressonância magnética do fêmur e da tíbia das voluntárias -40 garotas de 16 anos, sendo 20 com anorexia. Os resultados podem explicar por que pessoas com anorexia perdem massa óssea e podem sofrer fraturas e osteoporose.

Esses disturbios alimentares são muito comentados, mas você sabe qual a diferença entre eles? Veja abaixo as particularidades da Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa e saiba quais são os sintomas e tratamentos recomendados:

Anorexia nervosa
É um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e se vê obesa, mesmo estando extremamente magra. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. É um transtorno que se manifesta em mulheres jovens, embora sua ocorrência esteja aumentando também em homens.

Sintomas
•Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo;
•Interrupção do ciclo menstrual e regressão das características femininas;
Atividade física intensa e exagerada;
•Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
•Visão distorcida do próprio corpo.

Causas
Diversos fatores favorecem o aparecimento da doença: predisposição genética, o conceito atual de moda (que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância), a pressão da família e grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais.

Tratamento
A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas. Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar o tratamento de pacientes anoréxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

Bulimia Nervosa
Em pacientes com bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Muitas vezes, são mulheres de corpo bonito, que cuidam dele de forma obsessiva. Estão sempre em dieta. De repente, ingerem uma grande quantidade de alimentos e depois vomitam para evitar o ganho de peso, tomam laxantes e diuréticos e fazem exercícios físicos.

Sintomas
-Ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento do peso corporal;
-Vômitos auto-induzidos e uso de laxantes e diuréticos;
-Dietas severas e com perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos;
-Distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, e vêem seu corpo esquelético.

Causas
São as mesmas da Anorexia Nervosa

Tratamento
O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis. O diagnóstico da doença nem sempre é fácil, porque os sintomas não são evidentes como os da anorexia.

Fontes: Folha de São Paulo, 10/02/2010 e www.drauziovarella.com.br

VEREADOR PAULO FRANGE É O NOVO LÍDER DA BANCADA DO PTB NA CMSP

No início de 2010, em reunião com os pares da bancada do PTB, vereador PAULO FRANGE foi escolhido para ser o novo líder na Câmara Municipal de São Paulo. Além disso, foi indicado por unanimidade para compor a Comissão de Política Urbana e, assim, dar continuidade aos trabalhos iniciados com o Plano Diretor na cidade de São Paulo em 2009. Trata-se de um grande desafio, num momento que os munícipes questionam o próprio desenvolvimento da cidade. As chuvas de dezembro e janeiro mostraram para todos que é urgente a necessidade de uma reengenharia do uso e ocupação do solo. Vereador PAULO FRANGE, com atenção voltada as propostas para o Plano Diretor, há anos vem trabalhando no tema. Em 2006, por exemplo, apresentou o projeto N.678 que institui o Plano Municipal de Drenagem Urbana. Infelizmente, até o momento não obteve apoio do Executivo, assim sem evolução.

Vereador PAULO FRANGE deixou a vice-presidência da Câmara Municipal de São Paulo com saldo positivo sobre os trabalhos realizados em 2009. Porém, o PTB continua presente às discussões da mesa, mantendo um membro do partido. O PTB vem insistindo cada vez mais no acompanhamento de cada trabalho realizado na casa. Uma atenção indispensável é para as questões da educação infantil. Uma cidade que ainda tem uma grande dívida com a educação, deixando a desejar comparada a outros municípios menores.

“Faz-se necessário o envolvimento de todos os parlamentares para as questões mais íntimas da sociedade. A representatividade de cada um é beneficio a todos. O bem comum é a nossa prioridade.”, ressalta o vereador PAULO FRANGE.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MULHERES COM DEFICIÊNCIA TERÃO ATENDIMENTO ADAPTADO

São inúmeras as reivindicações de mulheres portadoras de necessidades especiais que têm grandes dificuldades em encontrar hospitais que oferecem atendimento adaptado, tanto em entidades públicas quanto particulares. Agora, a realidade de muitas delas pode mudar!

No Jornal Folha de São Paulo de hoje, 09, foi divulgado que a partir do próximo mês, o Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Cachoeirinha (na zona norte de São Paulo), passará a oferecer atendimento especializado a mulheres com deficiência.

Segundo a publicação, o Hospital terá camas especiais para a realização de exames ginecológicos, um mamógrafo que permitirá a mulher submeter-se ao exame sem sair da cadeira de rodas, além de aparelhos para a transferência da paciente ao leito.

A iniciativa, inédita no Brasil, é da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que arcou com metade dos gastos. Já o restante, foi obtido por meio de convênio firmado com o Ministério Público Federal para a conversão de multas de empresas que apresentam problemas nas cotas de emprego para deficientes em aparelhos adaptados para o hospital. Até agora, o investimento foi de R$ 500 mil.

Este é um importante passo para amparar as mulheres portadoras de necessidades que precisam de cuidados especiais. Para tanto, existe a preocupação em treinar e capacitar os profissionais de saúde do hospital e maternidade. Pensando nisso, a secretaria planeja criar um manual de procedimentos, com o objetivo de aborda aspectos comportamentais e morfológicos das pacientes deficiências.

A estimativa é que até o final de 2010, outros quatro hospitais das outras regiões da cidade (sul, leste, oeste e centro) recebam equipamentos adaptados para atendimento a deficiências.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ALERTA AS DOENÇAS DO VERÃO!!!

Sol, férias, praia... Ah, o verão!!! Para alguns, essa é a melhor estação do ano, para outros nem tanto, mas o que importa mesmo é se cuidar. Se você fez parte das estatísticas das pessoas que tiveram as chamadas ‘viroses’ nas últimas semanas, principalmente no litoral, saiba que o perigo ainda está por perto.

A água e os alimentos contaminados são os grandes vilões nesse período. Entre as conseqüências desse processo, é preciso atenção a desidratação muitas vezes provocada pelo excesso de vômito e diarréia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarréicas.

Estou mal, o que devo fazer?


Primeiramente procurar um posto de saúde. Só um médico pode passar o tratamento adequado. Evite a desidratação! De acordo com o Ministério da Saúde, em casos de diarréia aguda, deve-se apostar no sal de reidratação oral, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou outras soluções de reidratação oral. As bebidas esportivas devem ficar de fora do tratamento, porque não compensam corretamente as perdas de fluidos corporais e de sais minerais.



Alimentação e Hidratação


Os surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) são uma das possíveis causas de diarréia e podem apresentar outros sintomas, como: falta de apetite, náuseas, vômitos, dores abdominais e febre. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, os principais “vilões” são ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7), sobremesas (10,9%), água (8,8%), leite e derivados (7,1%).

Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria é ocasionada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. As condições que favorecem a contaminação são erros de higiene pessoal, preparo com muita antecedência de certos tipos de alimentos perecíveis e refrigeração inadequada.

Cuidados com a hidratação são fundamentais, principalmente na estação mais quente do ano, e não só a quem está com diarréia. Isso porque a desidratação pode trazer prejuízos graves, como fraqueza e taquicardia, e até levar à morte. A melhor maneira de se cuidar é ingerir água. O cardápio deve conter frutas, legumes e verduras. A recomendação é alimentar-se com maçã, banana, goiaba e caju, que são ricas em elementos que ajudam a interromper o problema e faça refeições leves e freqüentes.

ATENÇÃO AS DICAS!

1) Lave as mãos antes, durante e após o preparo dos alimentos;
2) Assegure-se de que a comida servida esteja bem cozida e quente (aproximadamente 60ºC);
3) Selecione alimentos frescos com boa aparência. Antes do consumo dos crus (como frutas, verduras e legumes), desinfete-os, mergulhando-os por 30 minutos em uma solução preparada com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada;
4) Prefira frutas e verduras que podem ser descascadas;
5) Limpe bem os utensílios utilizados no preparo das refeições;
6) Comidas prontas que serão degustadas posteriormente devem ser armazenadas sob refrigeração (abaixo de 5°C) e aquecidas no momento de saboreá-las (o centro do produto tem de estar a 72°C);
7) Não coma alimentos que tenham permanecido em temperatura ambiente por mais de quatro horas, o que representa um dos maiores riscos de DTA;

8) Compre alimentos seguros, verificando prazo de validade, acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor). Não adquira os que estiverem sem etiqueta de identificação do produtor;

9) Pescados e mariscos podem estar contaminados com toxinas que permanecem ativas mesmo com um bom cozimento. Solicite orientação aos moradores do lugar onde está passando férias ou o feriado para indicar os melhores locais;

10) Ingira leite pasteurizado, esterilizado (UHT) ou fervido. Não beba leite nem seus derivados crus;

11) Evite pratos que contêm ovos crus (gemada, ovo frito mole, maionese caseira) e outros produtos crus ou mal cozidos/assados (saladas, carnes). Esqueça os sorvetes de procedência duvidosa;

12) Impeça o contato entre comidas cruas e cozidas;

13) Resista à tentação de comprar produtos oferecidos por ambulantes;

14) Mantenha os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais;
15) Não nade em rios, lagos, praias e piscinas com água contaminada;

16) Água e gelo devem ter procedência conhecida;

17) Quando estiver em dúvida sobre a potabilidade da água, ferva ou trate-a com hipoclorito de sódio a 2,5% (não pode ter alvejante na composição). Basta colocar duas gotas em um litro de água e aguardar 30 minutos para beber.

Dados retirados do Portal Terra

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA!!!

Mulheres! Vocês podem não saber, mas hoje é um dia muito especial! Isso mesmo, 05 de fevereiro é a data em que comemoramos o Dia Nacional da Mamografia! Ela foi escolhida por marcar o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.
A data foi estabelecida em 2009, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A doença é uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo. Para tanto, se o câncer de mama for detectado logo no início, a paciente tem grandes chances de responder de forma significativa ao tratamento. Nestes casos, a estimativa é que a recuperação seja de até 95%. Por isso é extremamente necessário o acompanhamento médico para a realização da mamografia, exame este que toda mulher deve fazer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é possível que o Brasil registre 50 mil novos casos de câncer de mama por ano. Em 2008, foi determinado que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça o exame anualmente a todas as mulheres com mais de 40 anos.

CUIDAR NUNCA É DEMAIS...

É válido observar que alguns fatores de risco estão associados ao desenvolvimento do câncer de mama como: não ter filho e nem ter amamentado, casos da doença na família, ter menstruado muito cedo ou chegado à menopausa depois dos 55 anos, entre outros. Especialistas alegam que os principais sintomas do câncer mamário são nódulos no seio ou axilas, em alguns casos, dor mamária, alterações na textura e coloração da pele da mama e secreção das mamas. Por isso, fique atenta! Se você apresenta ou apresentar alguns sintomas como estes, procure imediatamente orientação médica. Saúde sempre em primeiro lugar!
Aproveito a ocasião para fazer um apelo: abrace este causa contra o câncer de mama!Fale com suas amigas, vizinhas, primas e tias... Divulgue essas informações, pois, quanto mais pessoas atentas e informadas, certamente menos casos da doença serão registrados. Uma iniciativa simples pode mudar o destino de inúmeras mulheres e até salvar vidas! Seja cidadã e faça a sua parte!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Acompanhe... e participe!!!!!!!!

Sem sombra de dúvidas, o Brasil é um país onde existe forte espírito de solidariedade entre as pessoas. Atualmente é possível perceber o quanto tem aumentado de forma significativa à promoção do voluntariado. E, como vereador e cidadão, busco conhecer e acompanhar de perto trabalhos de ONG’s e Associações que têm como missão zelar pelos valores universais, garantidos e assegurados a todo cidadão. Por isso, deixo aqui registrada a nobre ação promovida pela Organização para Produção e Democratização de Informação “Canto Cidadão”. Certamente, iniciativas como esta são de vasta importância para estimular o exercício da cidadania em nossa sociedade.

PROGRAMA "BRINCAR É CUIDAR" TREINA VOLUNTÁRIOS PARA BRINQUEDOTECAS DE UNIDADES DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e o Canto Cidadão - organização social que atua com voluntariado na área da saúde - estabeleceram uma parceria, há mais de dois anos, para captar, treinar e supervisionar voluntários para atuação nas brinquedotecas instaladas em unidades de saúde da cidade, tantos as de pequeno porte quanto as localizadas em hospitais.

Desde então, centenas de voluntários já foram treinados, mas ainda existem muitas vagas a serem preenchidas, especialmente nas UBSs, as Unidades Básicas de Saúde, localizadas em dezenas de bairros.

O papel do "Encantador", termo utilizado para definir este voluntário, é estar presente uma vez por semana ou quinzenalmente (durante quatro horas) na brinquedoteca, recebendo as crianças que estão sendo atendidas ou estão acompanhando seus familiares. O voluntário utilizará o espaço para propor jogos e brincadeiras, assim como estimulará a leitura e reforçará valores humanos positivos. Desta forma, a criança terá uma passagem mais tranquila pela unidade de saúde, par benefício de todos.

Com o objetivo de ampliar o número de participantes, o Canto Cidadão está realizando treinamentos nas próprias unidades, convidando moradores da comunidade para participar. O treinamento é gratuito, tem nove horas de duração e é dividido em três encontros, sendo realizado normalmente na própria unidade de saúde.

Para saber mais e participar, o interessado pode acessar www.cantocidadao.org.br, enviar um e-mail para info@cantocidadao.org.br ou ainda ligar para (11) 3667-0167 em horário comercial. É fundamental informar em qual região da cidade o interessado mora, para que o Canto Cidadão o informe quando o treinamento na unidade de saúde mais próxima for acontecer.