segunda-feira, 31 de agosto de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE OFERECE ATENDIMENTO PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR

No último sábado, 29, comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Data esta de suma importância para conscientizar fumantes e não fumantes sobre os malefícios e danos que o cigarro trás à saúde. Dependência ao cigarro é uma doença, porém, ela tem cura. E, para quem deseja parar de fumar, uma boa notícia: a Secretaria Municipal da Saúde fornece auxílio às pessoas que querem abandonar o cigarro através de atendimento, acolhimento e tratamento ao tabagista.

Para tanto, no serviço de controle de dependência a nicotina são oferecidos grupos terapêuticos, trabalhos corporais, atividades físicas, práticas da medicina tradicional chinesa e, em alguns casos, ajuda através da psicoterapia. Contudo, a forma específica do tratamento será estabelecida de acordo com o nível de dependência do fumante. Conforme diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no processo de tratamento é valido, sempre que possível, evitar a medicação, uma vez que esta só pode ser usada em casos mais graves.

Ao todo, são 14 unidades de atendimento, habilitadas pelo Ministério da Saúde, que atuam com abordagem intensiva ao dependente da nicotina. Desde então, a Rede Municipal passa por um processo de estruturação e consolidação no atendimento ao fumante e, em todas as 420 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é realizada a abordagem inicial, na qual os fumantes são orientados sobre o tratamento, bem como sobre os problemas que o tabagismo crônico oferece.
O cigarro é extremamente prejudicial aos seres humanos, tanto para quem fuma quanto para os que aspiram a fumaça do tabaco. A fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis até oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada.
Pesquisas nacionais e internacionais indicam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. O mais preocupante é que as crianças expostas à fumaça podem desenvolver doença cardiovascular quando adultas, além de infecções respiratórias e asma brônquica. Por isso, se você realmente pretende abandonar o cigarro, procure uma das Unidades Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Certamente, nesta luta contra o cigarro, é sempre válido conhecer as formas de tratamento, pois, com muita força de vontade, seriedade e determinação é possível curar este vício.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

REMÉDIO PODE PERDER SUA AÇÃO SE INGERIDO DE FORMA INCORRETA

O uso de medicamento, seja ele qual for, deve sempre ser sob prescrição médica. Cada paciente precisa de tratamento específico que somente o médico pode indicar. Para tanto, a automedicação é um sério problema. Este hábito pode colocar em risco a saúde do doente, uma vez que, a utilização incorreta e desnecessária do remédio pode causar uma série de efeitos colaterais e até intoxicação.

Médicos e Farmacêuticos alertam ainda, sobre um outro cuidado necessário no manuseio dos medicamentos. O ato de triturar, partir ou tomar a droga com refrigerante, leite ou suco pode interferir no processo de absorção no organismo humano, como também potencializar ou reduzir seu efeito. Podemos citar como exemplo as cápsulas, nas quais muitas pessoas têm o costume de abri-las e retirar o conteúdo envolvido pela membrana para facilitar a deglutição. O problema é que uma cápsula pode ser desenvolvida para não sofrer alteração nas suas verdadeiras funções dentro do organismo e, ao adotar este procedimento, o medicamento pode perder suas propriedades e, consequentemente, o efeito não será conforme o esperado.

Em alguns casos, o processo de degradação do comprimido pode tanto retardar quanto acelerar sua absorção. Cada comprimido é planejado para ter um tempo de atividade e assimilação no corpo. Qualquer tipo de modificação na estrutura do medicamento ou a quebra do revestimento, pode desregular seu mecanismo ativo. O mais indicado para quem não consegue ingerir o remédio inteiro, é procurar outras opções líquidas, como em gotas ou xaropes.

Portanto, fica aqui um alerta: observe seu corpo. Caso apresente algum desconforto, dores persistentes a ponto de perceber que algo não está normal, procure, imediatamente, um médico. Evite ao máximo ingerir medicamentos sem a orientação médica, pois é este o único profissional apto a receitar um tratamento a ser seguido. Sem dúvida, a saúde humana é primordial e deve ser motivo de atenção! Cuidar e zelar por ela nunca é demais.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PARTICIPE... SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!!!

São Paulo se desenvolveu muito nos últimos anos. Considerada a maior metrópole brasileira e o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina, é a 14ª cidade mais globalizada do planeta. Além de ser mundialmente conhecida, exerce significativa influência nacional e internacional devido sua riqueza cultural, resultado da miscigenação e diversidade de povos que aqui se concentram ao longo de seus 455 anos de existência. Mas, o município de São Paulo ainda apresenta sérios problemas regionais localizados. Contudo, muita coisa precisa e deve ser feita em benefício da população e em busca da melhoria desta importante cidade brasileira.

Uma das principais reclamações registradas pela Ouvidoria da Prefeitura de São Paulo é quanto ao serviço de iluminação pública. Logo atrás, estão as queixas referentes a buracos nas ruas e à poda de árvores e outras questão de jardinagem. Esta última, as queixas tiverem um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado (ao todo, foram 337 reivindicações). Com isso, é possível perceber algumas deficiências no que diz respeito ao atendimento das necessidades básicas da população.

Como vereador, faço aqui um apelo aos munícipes de São Paulo: tragam a Câmara Municipal suas solicitações. Precisamos da sua participação para saber o que está acontecendo nas ruas da nossa cidade. As necessidades são muitas... podas de árvores, falta ou manutenção de iluminação pública, pavimentação, entre outros serviços. Juntos vamos resolver essas situações que tanto prejudicam o cotidiano de todos. A responsabilidade pelo desenvolvimento de São Paulo é de competência de cada cidadão!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

PROJETO CRIA SELO VERDE

Vereador de São Paulo há 12 anos, trabalho com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população e na busca por soluções para as diversas deficiências que nossa cidade ainda apresenta.

Hoje, somos 11 milhões de habitantes no município de São Paulo, conforme o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado agora em agosto. Cidadãos que têm direitos constitucionais de garantia à vida e à saúde. Por isso, como médico também acompanho de perto as necessidades mais emergenciais na saúde pública e privada da capital paulistana. Afinal, saúde é prioridade!

Embasado neste contexto, visto que a população é numerosa, torna-se extremamente relevante refletir também sobre as possíveis melhorias que possam assegurar a sustentabilidade ambiental. É assustador a quantidade de lixo produzido diariamente na cidade de São Paulo; a capacidade dos aterros sanitários já está comprometida com a imensa coleta de dejetos.

Na busca de melhorar esta realidade, conscientizar e estimular as pessoas a protegerem o meio ambiente elaborei o Projeto de Lei nº516/2009 que “dispõe sobre a criação do Programa Municipal Hospitalar de Responsabilidade Ambiental e instituição do Selo Verde Saúde”, ou seja, tem como objetivo incentivar hospitais públicos e privados sediados no município de São Paulo a participarem do Programa para promoverem a educação ambiental para benefício da comunidade, com a promoção de plantio e reflorestamento no espaço do hospital e entorno, tratamento dos efluentes, coleta seletiva de resíduos e reciclagem. Em contrapartida, aqueles que adotarem esse programa terão uma mudança na forma de cálculo da cobrando do município sobre a coleta do lixo hospitalar.

Lembrando que, o lixo proveniente de hospitais, clínicas, casas de saúde e laboratórios são mais volumosos e, muitas vezes até com produtos que podem colocar em risco a saúde daqueles que tem contato com esse material nos locais para onde são destinados. Contudo, o objetivo agora é reeducar estes locais a tratar com eficácia todo o material recolhido, antes de despejá-lo para o recolhimento da rede de coletora. Com isso, o ambiente hospitalar será mais seguro e isso beneficiará não só o meio ambiente, mas a qualidade de vida e saúde humana.

As Secretarias Municipais ficarão responsáveis por estabelecer critérios, por meio de lei específica, na qual a Prefeitura de São Paulo entregará o Selo Verde Saúde.

Veja na íntegra o projeto:

PROJETO DE LEI Nº 516/2009

Dispõe sobre a criação do Programa Municipal Hospitalar de Responsabilidade Ambiental e instituição do Selo Verde Saúde.

A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA:

Art. 1º Fica criado o Programa Municipal Hospitalar de Responsabilidade Ambiental e instituído o Selo Verde Saúde.

Art. 2º O Programa Municipal Hospitalar de Responsabilidade Ambiental visa conscientizar e incentivar hospitais sediados no Município de São Paulo sobre a responsabilidade ambiental.

Art. 3º Os efeitos desta lei estendem-se aos hospitais públicos e privados do Município de São Paulo.

Art. 4º Os hospitais interessados em participar do Programa Hospitalar de Responsabilidade Ambiental deverão cadastrar-se junto a Prefeitura de São Paulo com vistas a proporem e implementarem as seguintes ações:

a) educação ambiental para a comunidade;
b) plantio e reflorestamento do espaço do hospital e entorno;
c) tratamento dos efluentes;
d) coleta seletiva;
e) reciclagem.

Art. 5º- A apresentação da(s) ação(es) descrita(s) no artigo anterior será(ão) submetida(s) à prévia aprovação da respectiva Secretaria Municipal.
Parágrafo único: Cada Secretaria estabelecerá critérios, por meio de lei específica, para fins de aprovação das ações a serem apresentas.

Art. 6º- Aprovada(s) a(s) ação(ões) proposta(s) por determinado hospital e efetivada sua implementação, o Programa Municipal Hospitalar de Responsabilidade Ambiental será submetido ao exame da respectiva Secretaria, que determinará os critérios devidos, por meio de legislação pertinente, com objetivo de conceder o Selo Verde Saúde e acrescer no fator de correção social (“fator K”) da taxa de resíduos sólidos de serviços de saúde – TRSS, previsto no artigo 3º da Lei 13.699 de 24 de dezembro de 2003, o índice que pode variar de 0,01% a 0,1%.

Art. 7º- O hospital participante do presente Programa e detentor do Selo Verde Saúde recebido da Prefeitura de São Paulo com base na observação de critérios legais a serem estabelecidos pela Prefeitura do Município de São Paulo, poderá utilizá-lo em suas peças publicitárias.

Art. 8º- A manutenção do selo pelo hospital será renovado anualmente diante comprovação das ações previstas no artigo 4º desta lei.

Art. 9º O Executivo regulamentará a presente Lei no que couber no prazo de 90 (noventa) dias, a contar da data de sua publicação.

Art. 10º As despesas decorrentes da implantação desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 11 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

CPI RECEBE SUBPREFEITO DA FREGUESIA DO Ó/BRASILÂNDIA

Hoje, na reunião ordinária da CPI solicitamos ao inspetor ambiental da Guarda Civil Metropolitana (GCM), José Carlos Pinto, a retirada de duas antenas de telefonia celular instaladas ao lado do Relógio do Jaguaré, na zona oeste, pois o local é área envoltória de bem tombado.

Durante a conversa, o inspetor revelou que sua equipe, com a colaboração da Policia Militar Ambiental, fechou uma serraria instalada dentro da Área de Proteção Ambiental Municipal (APA) Capivari-Monos, localizada próximo às escarpas da Serra do Mar, na região de Parelheiros, no extremo da zona sul da cidade. Ninguém foi preso, mas foram apreendidas toras de árvores, pilhas de madeira beneficiada, máquinas e equipamentos. Informou ainda que as áreas de proteção dos mananciais foram dividas em 45 perímetros, onde a GCM atua em rondas constantes no combate à construções irregulares.

O subprefeito da Freguesia-Brasilândia Marcelo Bruni também compareceu à CPI para falar a respeito de notícias divulgadas pela imprensa a respeito da existência de aterros para depósito de lixo domiciliar, industrial e entulho.

Bruni confirmou a existência do aterro no bairro da Princesa, que persiste em se manter no local, apesar da fiscalização municipal ter colocado malotões para impedir o acesso de caminhões, da aplicação e multas, apreensão de veículos. “Várias ruas dão acesso ao aterro e os infratores sempre conseguem abrir um acesso”, lamentou o subprefeito.

O subprefeito sugeriu que para evitar que caminhoneiros e carroceiros continuem a jogar entulhos em vielas, ruas, avenidas e terrenos baldios a Prefeitura comprar essa material. “Com isso, a Prefeitura deixaria de gastar dinheiro com a retirada de entulhos jogados em locais não permitidos e que tanto prejudicam a população”, argumentou.

Indaguei a delegada Cátia Gonçalves, da Polícia Federal, sobre a possibilidade de sua equipe colaborar no sentido da retirada de 17 mil toneladas de residuos de fertilizantes armazenados de maneira inadequada em um galpão da antiga Cooperativa Agrícola de Cotia, no Jaguaré. Cátia se colocou a disposição da CPI e solicitou o envio de documentação a respeito do problema.

Além da delegada Cátia Gonçalves, da Polícia Federal, da Regina Luiz Barros, Luciana Amorim e Milton Motta – os três são técnicos do Departamento de Controle Ambiental (Decon), órgão vinculado a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NOVIDADES SOBRE APNÉIA NOTURNA!!!

Meu trabalho é como de um garimpeiro... vou a fundo para entender cada necessidade do nosso município, minuciosamente. Para isso, também conto com as notícias dos jonais que apresentam pesquisas interessantes sobre diversos temas. Ainda mais quando trazem inovações na área da saúde. Hoje, ao folear os jornais, li uma pequena matéria de canto de página que muito interessa uma boa parcela da população. Digo isso, porque não são apenas os paulistanos que sofrem com a apnéia. Acompanhe as novas descobertas relatadas pelo jornalista Alexandre Gonçalves:


UMA NOVA PESQUISA ASSOCIA APNÉIA A ORIGEM GENÉTICA

ALEXANDRE GONÇALVES
Da Agência Estado

São PauloDescendentes de europeus têm mais chance de sofrer apneia, distúrbio respiratório que ocorre durante o sono, normalmente associado ao ronco. É o que mostra uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 1.010 pessoas que realizaram o exame de polissonografia durante uma noite inteira no Instituto do Sono.

Para obter dados confiáveis, os pesquisadores utilizaram análise genética para determinar a ancestralidade (europeia, africana ou indígena) de cada participante do experimento, método mais objetivo do que a autodeclaração de etnia no cadastro de inscrição.

Os cientistas usaram 31 marcadores informativos de ancestralidade genética - pedaços do genoma que identificam com boa precisão características associadas a etnias particulares.

Como há uma grande miscigenação no País, um programa de computador determinou, com base nos marcadores, a proporção das três categorias de ancestralidade para cada indivíduo estudado.

Uma pessoa poderia, por exemplo, apresentar 70% de ancestralidade europeia, 20% de africana e 10% de indígena.

"Foi o primeiro estudo epidemiológico brasileiro que analisou a associação entre ancestralidade genética e uma doença", aponta Camila Guindalini, principal autora do artigo, que será apresentado em novembro no Congresso Internacional da Associação de Medicina do Sono.

No grupo de pessoas que sofriam de apneia, a ancestralidade europeia média foi de 78,2%. Nos indivíduos sem o distúrbio, caiu para 73,5%.

A ancestralidade africana apareceu como um fator protetor. O porcentual médio era significativamente maior nas pessoas sem a doença: 20,1%, em comparação com os 16,1% das pessoas que sofriam de apneia.

Os pesquisadores usaram métodos estatísticos para eliminar a interferência de outras variáveis associadas à doença, como sexo - o distúrbio é mais comum em homens - e obesidade. Cerca de 33% dos participantes no estudo tinham apneia. Algumas pessoas precisam de menos horas de sono para ficar bem. Foi o que mostrou um estudo publicado recentemente na revista especializada Science.


_______________________________

Ainda neste tema, além da preocupação como médico, como vereador propus na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei Nº328/2009 que institui o Programa de Atendimento a Pacientes Portadores de Apnéia Noturna.

** O Programa de Atendimento a Pacientes Portadores de Apnéia Noturna deverá ser desenvolvido e acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde, com finalidade de divulgar nos diversos segmentos da sociedade a prevenção, o diagnóstico e seu tratamento.

** A Rede Pública de Saúde deverá promover as seguintes ações específicas do Programa:

> protocolo de atendimento, diagnóstico e tratamento do distúrbio ocasionado pela Apnéia Noturna;

> recursos de diagnóstico para a realização dos exames de polissonográfia, dentre outros;

> disponibilizar aos Portadores de Apnéia Noturna todos os recursos terapêuticos necessários;

> indicação e realização de procedimento cirúrgico, se o caso;

** Para a consecução dos objetivos do Programa de Atendimento Portadores de Apnéia Noturna, a Prefeitura Municipal de São Paulo poderá celebrar convênios e/ou instrumentos de parcerias com pessoas jurídicas de direito público ou privado.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO DEVE SER PREOCUPAÇÃO DE TODOS!!!


É difícil entender, bem como explicar, o porquê do surgimento de tantas doenças que já afetaram e constantemente atingem a humanidade. Foram inúmeras as modificações que o planeta Terra sofreu desde seu surgimento... Nações se desenvolveram e isso propiciou ao homem modificar seus costumes e descobrir novos modos e estilos de vida. Hoje, vivemos em um ambiente que recebemos como resultado toda a degradação que nosso ecossistema já passou. O problema está concentrado, sobretudo, na forma com que as pessoas usufruem e abusam dos recursos naturais que ainda nos restam. Um exemplo disso é a constante deterioração da camada de ozônio.

Para a manutenção da todas as formas de vida na Terra, a natureza criou uma espécie de barreira protetora contra a irradiação ultravioleta prejudicial (UV-B, ou radiação biologicamente ativa), que provoca queimaduras solares e pode até causar câncer de pele, inclusive o melanoma maligno, freqüentemente fatal, além de inibir a atividade do sistema imunológico humano, que é o mecanismo natural de defesa do corpo. Esta “barreira” é a camada de ozônio, que tem a função de absorver grande parte da radiação perigosa presente em alturas mais elevadas da atmosfera, impedindo assim que esta chegue até o solo.

O ozônio é um gás atmosférico azul-escuro, que se concentra na chamada estratosfera, uma região situada entre 20 e 40 km de altitude. Sua presença em baixa altitude é altamente poluente; em contrapartida, é extremamente fundamental para garantia de vida em alturas mais elevadas.

A camada de ozônio é uma "capa" desse gás (atmosfera) que envolve todo o planeta Terra e o protege de vários tipos de radiação. Existe pouca diferença entre o ozônio e o oxigênio que se resume a um átomo: enquanto uma molécula de oxigênio possui dois átomos, uma molécula de ozônio possui três. Esta se forma quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio.

Contudo, a região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Nessa região, quase a metade da concentração de ozônio já foi sugada da atmosfera. Nas demais áreas do planeta, a diminuição da camada de ozônio também é preocupante: de 3 a 7%.

Diversos estudos já foram publicados por pesquisadores de vários países sobre a degradação ambiental. Constantemente, é noticiado este assunto na mídia mundial. Aqui no Brasil, o jornal Folha de S. Paulo divulgou o resultado de uma pesquisa reveladora: cientistas descobriram que o gás ozônio, ao reagir com compostos oleosos que existem na pele humana, liberam outras substâncias, que são potencialmente perigosas tanto para a pele quanto para os pulmões, podendo desenvolver sintomas de asma. O experimento, apresentado pela revista cientifica “PNAS”, foi feito pelos pesquisadores Armin Wisthaler (Universidade de Innsbruck, Áustria) e Charles Weschler (Universidade Rutgers, EUA). A dupla concluiu que o ozônio que circula em ambientes fechados como em escritórios (aqui também cabe os locais internos sem muita circulação de ar), ao reagir com a oleosidade da pele surgem alguns tipos novos de substâncias irritantes, porém, nada foi analisado quanto à relação direta que pode existir de fato entre a química do ozônio e a pele com o surgimento de eventuais doenças.

Em tese, esses dados obtidos poderão ser úteis para o controle também do ozônio que circulam em ambientes externos, no qual se formam principalmente pela poluição que os escapamentos dos carros liberam.

Sem dúvida, todos nós que habitamos esse planeta podemos contribuir em busca da preservação ambiental. No caso da proteção da camada de ozônio, atos simples causam a diferença: trocar eletrodomésticos muito antigos pelos mais modernos que consomem menos energia elétrica, sair do sedentarismo e caminhar mais, andar de bicicleta, reciclar, plantar árvores, entre outras ações ajudam a economizam energia e evitar emissões de todos os tipos de gases tóxicos na atmosfera. Saber proteger o meio ambiente é se alto proteger!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ALIMENTOS QUE DIMINUEM O RISCO DE CÂNCER


Apesar de curioso, vale atenção! Lembrando que, nenhum consumo ou hábito em excesso é saudável. Veja abaixo, matéria publicada no site do jornal Estado de São Paulo hoje à tarde:


Pipoca pode ajudar a evitar câncer, dizem cientistas

Pesquisadores concluem que cereais são ricos em antioxidantes, e não apenas fibras.

A pipoca e outros cereais matinais contém "quantidades surpreendentes" de substâncias antioxidantes conhecidas como polifenóis - que têm potencial de diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas - normalmente encontradas em frutas e legumes.

O estudo foi apresentado por cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, durante a 238ª Reunião da American Chemical Society (ACS), em Washington. Os polifenóis são a principal razão pela qual frutas e legumes - e alimentos como chocolate, vinho, café e chá - se tornaram conhecidos por seu potencial para diminuir o risco de doenças. A

Até agora, acreditava-se que esses cereais eram alimentos saudáveis e ajudavam a combater o câncer e doenças cardíacas por causa de seu alto teor de fibra, mas segundo os autores do estudo, ninguém havia comprovado a alta presença de polifenóis. "Mas recentemente, os polifenóis emergiram como potencialmente mais importantes. Os cereais matinais, macarrão, biscoitos e salgadinhos feitos à base de grãos (como pipoca) constituem mais de 66% do consumo de grãos na dieta americana", disse o químico Joe Vinson, autor do estudo.

Segundo os cientistas, a quantidade de antioxidantes encontradas em cereais integrais é comparável à encontrada nas frutas e legumes, por grama. Os polifenóis são substâncias químicas encontradas em muitas frutas, legumes e outras plantas, como frutas vermelhas, nozes, azeitonas, folhas de chá e uvas. Conhecidos como antioxidantes, eles removem os radicais livres do corpo.

Os radicais livres são substâncias que têm potencial de danificar células e tecidos do corpo. Os cereais integrais com maior quantidade de antioxidantes são feitos com trigo, milho, aveia e arroz, nesta ordem, segundo Vinson. Segundo o químico, farinhas integrais também tem alto teor de antioxidantes, salgadinhos de grãos integrais tem ligeiramente menor quantidade de antioxidantes do que cereais matinais e, dentre esses salgadinhos, a pipoca é a mais rica em antioxidantes. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CPI ALERTA SOBRE CONTAMINAÇÃO DO PARQUE VILLAS BOAS!


Hoje, na reunião ordinária da Comissão Parlamentar Inquérito dos Danos Ambientais a abordagem desta vez, ficou por conta das restrições do futuro Parque Orlando Villas Boas. Acompanhe:


O Parque Orlando Villas Boas, que a Prefeitura pretende inaugurar em breve no terreno da antiga Usina de Compostagem da Vila Leopoldina, terá de ser utilizado de forma restrita. Na área de 54.374 m² - onde eram tratadas 800 toneladas de lixo, em média, por dia -, os frequentadores não poderão ter contato com o solo de algumas áreas do parque e a Prefeitura não poderá plantar árvores frutíferas nem abrir poços de água em virtude do solo e subsolo estarem contaminados.

As informações foram dadas nesta terça-feira (18/08) pelo engenheiro Vicente de Aquino Neto, do setor de Áreas Contaminadas da Cetesb, aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Danos Ambientais da Câmara Municipal. Na ocasião, Aquino Neto apresentou o trabalho de gerenciamento da área contaminada da usina e do entorno.

“Na região, onde será implantado o parque nós temos duas áreas principais a serem gerenciadas em termos de contaminação do solo e das águas subterrâneas para não ter interferências na implantação do Villas Boas. Uma era da antiga Sab Wabco do Brasil, atual Faiveley Transport do Brasil”, informou o engenheiro da Cetesb.“Na área da Sab Wabco o solo e as águas subterrâneas estão contaminados por solventes halogenados que migraram para o terreno externo, atingindo a área da usina, onde será implantado o parque.” Essa área está em vias de ser vendida para um incorporadora, que pretende construir um prédio residencial no local.

Para enfrentar essa situação, o técnico da Cetesb acha que “é necessário que essas plumas de contaminação sejam remediadas, porque envolvem concentrações de poluentes em níveis superiores as máximas aceitáveis para o uso seguro do local." Por isso, vai se fazer uma remediação na área fonte.

Na área da antiga usina de compostagem, onde foi detectada a contaminação por algumas substâncias, a Prefeitura não pretende fazer remediação do solo. Mas, Aquino Neto acredita que a adoção de medidas de controle de engenharia serão suficientes para se gerenciar a contaminação existente.

Ao ser indagado de ter informado aos vereadores de que o parque terá seu uso restrito, porque não se pode entrar em contato com o solo de algumas áreas, e não se poder abrir um poço nem plantar árvore frutífera, Aquino Neto disse: “Em face das incertezas, pois não se sabe aonde pode ter alteração no local da contaminação, foi recomendado que, caso elas permaneçam, que árvores frutíferas não sejam plantadas. São medidas preventivas sem nenhuma confirmação científica de que o frequentador corre o risco de comer uma fruta de uma árvore plantada.”

E mais: “Quando se investiga uma área contaminada todo processo de investigação de subsolo e águas subterrâneas existe uma incerteza relacionada ao grau de contaminação e grau de alteração. Pela incerteza que temos hoje essas são medidas protecionistas em relação ao uso planejado para a área. Você pode avançar na investigação, detalhar mais, dispor recursos para fazer isso e de repente eliminar todas essas restrições.”

Problema sério

“A região que envolve o parque na zona oeste é um problema sério. O que foi encontrado tanto no solo quanto na água superficial é preocupante. São elementos tóxicos, como cromo, zinco, níquel, bários, arsênico, chumbo, tanto é que o parque terá limitações, com relação à utilização de água do próprio solo, a não permissão para se plantar árvores frutíferas”, ressaltou o vereador Paulo Frange (PTB).

“Na visão da Cetesb é possível autorizar o funcionamento de um parque desse com algumas restrições. Na nossa visão deveria ser feita uma raspagem do solo contaminado até se encontrar um solo absolutamente seguro e o material retirado ser depositado em algum lugar específico. O solo deve ser descontaminado ou ele é tratado como contaminado. Meia contaminação não existe. É mesma coisa que dizer que uma mulher está meia grávida. Ou está ou não está”, acrescentou o parlamentar.

Fonte: Site Câmara SP

POLUIÇÃO VEICULAR URBANA AUMENTA EM SÃO PAULO

Nos grandes centros urbanos, como na cidade de São Paulo, enfrentamos um sério problema: a poluição. Com o crescimento da população, as metrópoles se desenvolveram e as indústrias automobilísticas se expandiram, para atender ao maior número de pessoas. Em conseqüência, a elevação da emissão de poluentes aumentou significativamente, o que causou uma série de modificações no meio ambiente. Resultado: a cada dia que passa, a qualidade do ar está mais precária, colocando em risco a saúde da população que convive com essa realidade.

A poluição urbana é determinada por processos industriais, transportes, queima do combustível industrial e doméstico, queimadas com os desmatamentos ou indústria agro-açucareira, da geração de energia elétrica, incineração, entre outros. Contudo, a maior preocupação é com a poluição originária do motor dos veículos que circulam diariamente nas cidades.

Segundo matéria divulgada hoje pelo jornal “O Estado de São Paulo”, com base em um relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, 60% dos paulistanos (seis em cada dez pessoas, aproximadamente) vivem em áreas saturadas por ozônio (03), um dos poluentes mais nocivos à saúde humana e dos animais, que inclusive prejudica a vegetação e o clima ambiental. Além disso, 94 municípios estão em situação alarmante, devido à alta concentração de gás. Isso foi constatado também em cidades do interior como São José dos Campos, Alto Tietê, Jundiaí e Piracicaba.

Basicamente, o ozônio é formado pela combinação dos gases hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx), resultante a outros fatores como a mistura da luz solar, baixa umidade e da fumaça preta dos carros, caminhões e ônibus. Freqüentemente, esse gás polui em escala bem maior do que seria absorvível pelo meio ambiente, o que contribui para o efeito estufa, gerando o aquecimento global.

Toda esta situação ambiental já está presente no contexto social há anos. Doenças respiratórias e até mesmo o câncer são alguns dos problemas que afetam a população, desenvolvido através do ar poluído. Existe hoje a necessidade de fiscalização e controle severo sobre o nível da qualidade do ar, bem como estratégias para estabelecer e indicar diretrizes para a ocupação e a correta utilização do espaço.

Agora, é extremamente relevante que a população se conscientize quanto aos problemas do meio em que vivemos atualmente! Portanto, já é hora de pensar na melhoria da qualidade de vida da sociedade e, principalmente, em como serão as nossas cidades no futuro próximo.

Os danos ao meio ambiente estão presentes em diversos tipos de agressões. O homem não pensa nas consequências futuras. Se partirmos do pressuposto que 'natureza é vida' e que precisamos conservá-la para a nossa sobrevivência, é fácil, então, deduzir que é obrigação de cada ser humano cumprir com seu papel na preservação. Entretanto, vivemos numa cidade com milhões de pessoas sem essa conscientização. Para alertar os responsáveis sobre tais danos ao meio ambiente, faço parte da CPI que investiga essas irregularidades e estuda a melhor forma de reverter esse processo de degradação. Por isso, peço a você, munícipe de São Paulo, que denuncie! Não fique omisso... este é um crime contra cada um de nós!

sábado, 15 de agosto de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE PRESTIGIA AMIGOS EM ITAQUERA

Neste belo sábado de sol estive entre amigos em Itaquera, no aniversário da jovem Pamela, filha da Sra. Fátima, nossa colega de trabalho da Subprefeitura de Itaquera. Quero agradecer o carinho com que me recebeu e a minha equipe! É muito bom compartilhar de momentos de descontração com pessoas tão queridas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE PEDE CENTRO DE DIAGNÓSTICO DA ZONA LESTE PARA ITAQUERA

Quinta-feira, dia 13, o vereador PAULO FRANGE juntamente com a Comissão de Política Urbana estiveram no CEU Aricanduva, para audiência pública que debateu a revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo direcionado a região de Itaquera. Entre os temas mais discutidos estiveram o desenvolvimento e melhoria da educação dos jovens, a geração de empregos e o plano de saúde ambiental.

Para o vereador PAULO FRANGE é necessário aproximar o trabalhador do seu local de trabalho. “É preciso atenção para o zoneamento da região. O desenvolvimento de Itaquera está atrelado as novas construções, buscando a qualidade de vida em primeiro lugar. A questão do deslocamento é extremamente delicada. Atualmente, o morador sai de sua casa geralmente as 5h da manhã e chega ao trabalho às 8h, e já apresenta altos níveis de cansaço e stress, conseqüentemente, diminuindo seu rendimento.

Entre as indicações do vereador PAULO FRANGE, um grande avanço para a região será o Centro de Diagnósticos Médicos de fácil acesso, preferencialmente próximo ao metrô e terminais de ônibus para atendimento humanizado e individual. “Um centro de verdade: com diagnósticos de toda natureza, inclusive tomografia e ressonância”. Para esse primeiro momento, ele acredita que São Paulo necessita de no mínimo uma unidade para cada região (Norte, Sul, Centro, Leste e Oeste).

Além de vereador, PAULO FRANGE é médico cardiologista, e sempre pede atenção a saúde da cidade. “A investigação da contaminação do solo em todos os terrenos, antes das construções, é uma medida essencial para não colocar em risco o bem estar de cada morador”.

Cerca de 200 pessoas compareceram na Audiência Pública. Participações como do padre Rosalvino, representantes de entidades e moradores foram muito importantes para pontuar as necessidades da região. Ao todo serão realizadas 34 reuniões com a participação ativa da população com críticas e sugestões. A revisão do PDE tem como objetivo adequar as ações estratégicas nele previstas e o acréscimo de novas áreas passíveis de aplicação do Estatuto da Cidade.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CONSUMO DE VINHO REDUZ MORTALIDADE

Dificilmente temos o costume de associar a ingestão de bebidas alcoólicas a algo benéfico à saúde. Não é segredo para ninguém que qualquer coisa em excesso é sempre ruim ao ser humano. Porém, existem costumes que não podemos questionar, ainda mais quando a ciência entra em ação.

Estudos já apontam que pessoas que consomem vinho têm menos risco de desenvolverem doenças cardiovasculares. Isso se deve ao álcool em si e à presença dos flavonoides extraídos da uva; o álcool aumenta o HDL, o chamado “bom” colesterol. Já o flavonóides, por sua vez, possui forte ação antioxidante, que age na proteção das artérias. A bebida também promove a elasticidade dos vasos.

Um estudo publicado recentemente no “Britishi Medical Journal”, divulgado hoje pela Folha de São Paulo, concluiu que o consumo moderado de vinho tinto contribuiu para a diminuição da mortalidade em comparação com outros oitos itens da dieta mediterrânea (tipo de padrão de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo, composta de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas, óleo de oliva, canola, cereais, nozes, queijo branco, iogurte, vinho, entre outros.

A conclusão da pesquisa é resultado de oito anos e meio de estudo, promovido por cientistas das universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Atenas, na Grécia. Ao todo, participaram 23.349 pessoas, sendo que em nenhuma delas foi constatado doenças cardiovasculares, câncer ou diabetes.

Claro, os benefícios promovidos pelo consumo da bebida alcoólica são observados de forma isolada, visto que depende muito da quantidade que cada um ingere. Não basta beber vinho, o importante é seguir uma alimentação correta e saudável, praticar exercícios físicos, manter uma rotina tranquila e sem altos níveis de estresse. Ou seja, os hábitos diários são extremamente importantes para que o resultado final seja satisfatório.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DOS NOVOS CENTROS DE TRATAMENTOS DO HOSPITAL DO CORAÇÃO

O HCor - Hospital do Coração um dos cinco hospitais de excelência em São Paulo segundo o Ministério da Saúde, inaugurou, no último dia 10, o novo Centro Ambulatorial e Hospital-dia nas áreas de hemodinâmica, arritmia, gastroenterologia, o Centro de Ortopedia e o Instituto do Joelho, que integrado ao prédio principal do HCor, com acesso ao pronto-socorro cardiológico e ortopédico.

O novo prédio oferece avançada estrutura, com instalações tecnológicas modernas, amplos consultórios, centro de agendamento de consultas e exames, 31 apartamentos do hospital-dia totalmente equipados. Planejado com base nos princípios de responsabilidade ambiental, com um sistema que proporciona economia de água e energia por meio de aproveitamento da água da chuva. Além disso, possui uma equipe médica e multidisciplinar (composta por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas) altamente qualificados, preparados para oferecer o melhor atendimento, desde o diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente.

Referência em cardiologia e pioneiro em transplantes do coração e pulmão, o HCor sempre busca a excelência em suas ações. Por meio de ensino e pesquisa, inova o atendimento com novas descobertas e avanços da medicina.

Na ocasião, estavam presentes o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o diretor geral do HCor, o Professor Dr. Adib Jatene, o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, médico cardiologista e vereador PAULO FRANGE.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

NOVOS MÉTODOS SÃO TESTADOS DIARIAMENTE

O envelhecimento muitas vezes é visto como um momento desencadeador de problemas de saúde. Puro tabu! A cada fase da vida percebemos as mudanças do nosso organismo e o aparecimento de algumas dificuldade, nem sempre é possível escapar. Para tanto, os tratamentos preventivos são muito eficazes, por isso é muito importante estimular a população a criar esse hábito. Estudos e mais estudos são desenvolvidos nas milhões de possíveis causas do desenvolvimento de cada patologia... diabetes, pressão alta, depressão, câncer, entre outros. Um tema muito interessante e que atualmente vem sendo bastante discutido é a labirintite. Um grande vilão para os idosos!

A labirintite é causada por distúrbios no sistema vestibular, responsável pela orientação espacial e equilíbrio do corpo humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia (SOB), só no Brasil ao menos 70% dos idosos têm labirintite. Além disso, 50% das quedas na terceira idade ocorrem devido a esse problema. Estes dados são extremamente preocupantes, visto que as conseqüências das quedas podem ser graves.

Para as pessoas que sofrem com a labirintite, agora pode recorrer a outros métodos para reduzirem ou até eliminar as tonturas, sem a necessidade de usar remédios. O Jornal Folha de São Paulo desta terça-feira publicou uma matéria sobre duas novas técnicas que já estão sendo usadas para tratar vertigens, como a labirintite. Uma das técnicas é baseada na realidade virtual, na qual o paciente fica em pé sobre uma plataforma usando óculos especiais, que projetam cenários virtuais; com isso, enxerga cenas que provocam as tonturas. Este procedimento é usado para fazer com que o organismo seja “reeducado” a ter equilíbrio.

Já o outro método, conhecido como neurofeedback, o paciente coloca uma placa com sensores na língua, que recebe estímulos elétricos à medida que a pessoa mexe a cabeça. O processo tem como meta criar circuitos cerebrais alternativos de neurônios que atuem diretamente sobre o equilíbrio do corpo. Inicialmente, o paciente faz duas sessões diárias de 20 minutos e, alguns, já responderam ao tratamento em apenas 5 dias. No Hospital das Clínicas, este método é usado somente em pacientes que não apresentaram melhora com outros tratamentos.

Mais uma descoberta da medicina! Agora, é preciso tornar mais acessíveis esses novos métodos através da rede pública de saúde e particular! Certamente, isso irá melhorar a qualidade de vida de todos!

DIA DO ADVOGADO!!!

“Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado” (Rui Barbosa)

Hoje comemoramos o dia do advogado, nobres profissionais que detém a vocação da defesa dos princípios básicos de cada cidadão. Inquestionavelmente, um ser indispensável a nossa sociedade.

A celebração na data de 11 de agosto representa a criação do curso de direito em 1847. Portanto, nesta oportunidade quero parabenizar todos os advogados por este dia tão importante. Este é, sem dúvida, um reconhecimento justo e merecido.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

HOSPITAL DA BRASILÂNDIA COMEÇA A SAIR DO PAPEL!

Vereador Paulo Frange que acompanha esse calvário há 12 anos, tem tomado todo cuidado para não emitir nenhuma opinião ou notícia que não esteja embasado em documentos.
Agora, que o terreno já está definido, o primeiro passo é o levantamento planialtimétrico e para tanto é necessário um projeto de agrimensura para cadastrar e fazer o levantamento fundiário das plantas das áreas necessárias para implantação do hospital da Brasilândia.

Dia 07 de agosto, saiu publicado no Diário Oficial do Município um despacho do chefe de gabinete que determina a contratação através de convite 005/2009-SMS G, que passa então esse trabalho para a PARSEC, Projetos de Agrimensura e Consultoria S/S Ltda. No mesmo Diário Oficial, há a emissão da nota de empenho no valor dessa contratação para a empresa.

Bom, aqui, sinais PRÁTICOS. A secretaria municipal de saúde contrata uma empresa para realizar esse trabalho, e no mesmo ato já emite a nota de empenho e, portanto em breve, teremos esse estudo completo e concluído.

Agora, é esperar, pois, sairá rápido e o segundo passo é a contratação de um projeto para o hospital que poderá ser feito ou pela secretaria estadual ou municipal da saúde, mas há no orçamento esse ano a garantia de uma emenda parlamentar Nº 4089/08 de autoria do vereador Paulo Frange no valor de R$1 milhão, dinheiro do tesouro municipal e portanto, recurso que o prefeito Gilberto Kassab quer garantir para que esse projeto seja rapidamente elaborado.

Fica aqui, a alegria de mais uma vitória da comunidade da Brasilândia que vem fazendo o seu papel em acompanhar de perto essas ações. E a nossa alegria em poder cumprimentar o trabalho da secretaria municipal de saúde que acompanha a orientação do prefeito Gilberto Kassab em atender essa região da Zona Norte de São Paulo.

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE LANÇAMENTO NO PARQUE DO CARMO

Ontem, dia 09, no Parque do Carmo, em São Paulo, autoridades reunidas lançaram a pedra fundamental do Pavilhão Krajcberg, que contará com espaços destinados à educação ambiental, à reflexão e à contemplação da natureza presente no local. O projeto prevê um espaço extremamente arrojado do ponto de vista arquitetônico e, tem previsão de inauguração para 2010. O pavilhão é uma homenagem ao artista plástico Frans Krajcberg, polonês radicado no Brasil, e reservará uma área dedicada às suas obras e seus ideais de preservação. A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab, do secretário municipal de cultura Carlos Augusto Calil, secretário do verde e meio ambiente, Eduardo Jorge, Subprefeito de Itaquera Laert de Lima, Vereador Paulo Frange, outros vereadores da região e comunidade local.

É o fim do impasse por ter Krajcberg, seu acervo, recusados pelo Ibirapuera e, o início de uma história que marca presença na Zona Leste, longe das picuinhas, intolerância e das liminares da justiça que impediu a instalação dessas obras no Pavilhão ao lado do Viveiro Manequinho Lopes. Perde o Ibirapuera, ganha Itaquera e todos os paulistanos apaixonados por aqueles cuja paixão de vida é a dedicação a causa pública, tão importante como o meio ambiente.

Com orçamento previsto de R$ 5,5 milhões, o projeto prevê um edifício de 1.650 metros quadrados que abrigará pelo menos 30 esculturas em madeira do artista. Ele será dividido em dois blocos: um receberá exposições e outro servirá de apoio. Uma área será reservada para receber uma exposição de fotografias de Frans Krajcberg, registrando a destruição da natureza, além de um espaço de sensibilização com cheiros e sons da mata. Dinamismo e a interatividade serão características bem marcantes aos visitantes. Pelos quatro cantos do Parque do Carmo será possível a visualização das artes dentro do Pavilhão. Será um belíssimo projeto incorporado em um dos mais lindos parques de São Paulo. Uma grande conquista para o turismo, o lazer e entretenimento. É a integração dos parques levando a cultura para o cotidiano das crianças, jovens e adultos.

No bloco de apoio ficarão a biblioteca e sala de projeções, além de áreas de manutenção, setor administrativo e banheiros. A laje deste bloco servirá como um mirante de observação do parque. Serão realizados ainda workshops e palestras sobre educação com ênfase na sensibilização ambiental, agregando ao projeto conceitos e dispositivos capazes de evidenciar a relação entre arte e meio ambiente.

Um dos momentos mais importantes da cerimônia foi a entrega de Título de Cidadão Paulistano a Frans Krajcberg, um reconhecimento de São Paulo num ato que o registra como um paulistano como todos os que nasceram aqui.

Um pouco mais do artista... Nascido em 12 de abril de 1921 na cidade de Kozienice, na Polônia, e naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg é pintor, escultor, gravador e fotógrafo. O artista é uma referência por sua consciência ambiental, principalmente por sua relação com a Amazônia, num período em que pouca gente se dedicava a explorar esse tema. Atualmente, o artista tem se dedicado à fotografia. Krajcberg está no Brasil desde 1946 e não se cansa de emocionar a cada vez que fala da importância de estar no Brasil e viver brasileiro.


Vereador Paulo Frange junto com diretores de parques de outras regiões de São Paulo, entre eles, da Aclimação, Raposo Tavares e Parque do Carmo.



A GRIPE SUÍNA, OS DEDOS SUJOS E O INVERNO

Mais uma vez, nós estamos enfrentando um problema coletivo e, que vem do mundo microscópico. O tal de vírus. Temido por alguns, desconhecido pela grande maioria e desprezado por muitos que acreditam naquilo que podem ver e pegar, como por exemplo, ratos e baratas.

O vírus vai muito além da imaginação míope de uma grande parte dos humanos, incapazes de acreditar naquilo que não é visível e palpável. A terra já foi habitada pelos gigantes dinossauros, que não sobreviveram o suficiente para nos deixar herdeiros vivos e serem apreciados no século XXI. Depois deles, vieram os animais de porte médio e ocuparam o planeta. Agora, já somos mais de seis bilhões de bípedes que ocupamos quase toda a superfície terrestre, com a arrogância de esnobar para nossos ancestrais que somos racionais, detentores de inteligência e capazes. Competentes!! Capazes mesmo !!

Já fomos a lua e outros lugares até mais distantes do universo. Nossa pegada está lá! Podemos quase tudo. É mole? Não temos asas, mas voamos. É certo que vez em quando, nossas máquinas voadoras caem, explodem, desaparecem, e com elas, matamos as centenas. Nadamos como os peixes e até melhor que eles, como bem mostrou ao mundo agora o nosso brasileirinho César Cielo.

Dominamos quase tudo nesse mundo que achávamos que era só nosso. Reconhecemos que também somos um pouco desastrados. Fomos capazes de criar a guerra para nos matar, destruir, e também apesar da inteligência, temos memória muito curta. Conveniência ou proteção? Quem pode garantir? Esquecemos-nos muito rapidamente daquilo que não nos interessa pessoalmente. Esquecemos da bomba atômica, da gripe espanhola, da gripe aviária, da peste, da tifo, e até nos esquecemos de usar camisinha. ‘Afinal, isso nada tem a ver conosco. Só acontece com os outros... Bem distante de nós. Graças a Deus!!’.

Agora, está na moda falar da tal gripe suína. Modismo!! A imprensa deve estar exagerando. Com certeza! Sempre a imprensa! Ela que é a responsável também pelas mentiras contra o Sarney, deve estar inventando ou exagerando com tudo isso que vem acontecendo lá pelas bandas do Planalto Central. Agora, gripe suína. Oras, o porco outra vez!! Isso deve ser coisa de país pobre, de gente pobre, de subúrbio, periferia, diria alguns poderosos que não acreditam na "imprensa".

Mas, nada disso é verdade. O “governo” já resolveu tudo!! Por isso é bom ter um "governo". Proibiram as aulas nas escolas, universidades, atividades das creches por um período, e pronto, tudo resolvido! O genial criador do Tamiflu até disse em entrevista que trabalha para salvar a humanidade!! Com certeza deixou até Deus com inveja. Justo ele que mandou o próprio filho há pouco mais de dois mil anos prá cá para cumprir essa tarefa... e, não conseguiu. Estranho isso não é mesmo?

Eu aqui, conversando com um caipira e semi-alfabetizado cidadão da periferia de São Paulo, acabei por ficar sem respostas para a maioria das suas dúvidas. Perguntou-me: e os campos de futebol, podemos ir? E nas baladas e barzinhos apinhado de jovens e de cinqüentões, pode? O que fazer se temos que pegar ônibus lotado, em pé, onde um respira o ar que outro solta? No trem e metrô a mesma coisa? Nas boates não pega esse tal do vírus? E nas festas de casamentos, 15 anos, batizados, cinemas e teatros... estamos livres?

Expliquei, que o "governo" não tem como impedir todas essas atividades da sociedade. Não pode e não deve intervir a esse ponto. O "governo" não tem como decretar o fim do vírus, ou sua extradição. Não tem como editar uma Medida Provisória-a tal MP, e esperar a sempre ágil votação do Congresso para resolver esse problema. Também expliquei que esse vírus ainda não produziu um boné para que o Presidente Lula pudesse ostentá-lo no jornal das oito, na telinha. Bom... falei muito com esse cidadão.

Refleti um pouco mais e pensei. Como conscientizar da importância de lavar as mãos? De não espirrar na face alheia? De não ir ao trabalho com febre? Será que não seria demitido pela falta? O "chefe" acreditaria? Tenho que levar atestado? De que? Como falo com o médico? Quando? Tem que marcar? Agendar?

Bom, o melhor é falar com esse cidadão depois de me informar mais sobre essas questões. Quanto mais simples as pessoas, mais difíceis suas perguntas. É como tentar responder a todas as perguntas das crianças. Acho que vou despistar. Já sei! Vamos mudar de assunto. Sair pela tangente, é a solução! Como dizem os adolescentes: Fui !!

Silêncio... só ouço o respiro! Engato a primeira e digo: vamos ver um pouco de TV? Aceitou, ainda bem! Oba, hora do Jornal Nacional. Mais uma vez, ainda bem. Quem sabe mais noticias... Ontem, disseram que o inverno está acabando e com ele o vírus também desaparecerá das nossas terras. Saí notícia e entra uma bomba... Opa, o que é isso!?!?! Estão brigando??? Meu Deus! Dois Senadores apontando o dedo um para o outro, e dizendo que são sujos!! Puxa!! Ouvi bem? Coronel de merda?? O que é isso, gladiadores no Senado? Que mau exemplo, credo! Nossa, justo agora que o "governo" está pedindo a todos que lavem suas mãos.

Meu companheiro, atônito, assustado, e querendo apartar a briga, se sente impotente. Brasília é longe demais. Mas, faz a parte dele e grita: Parem com isso! Vocês não têm mais idade pra ficar fazendo essas coisas na frente dos outros!!! Gritava como se estivesse repreendendo um dos seus filhos. Até entendi, afinal somos todos irmãos, e os brasileiros são assim. Corações grandes, solidários, fraternos, não gostam de brigas.

Que pena... Acho que assim essa gripe vai continuar. Senadores com dedos sujos, cuspindo um na face do outro. Deu até para ver os perdigotos. E os vírus? E se um deles estivesse contaminado com o tal H1N1 ?

É ... pelo jeito a gripe vai continuar mesmo !!

O cidadão, na sua simplicidade tenta disfarçar o constrangimento e diz: Bom doutor, já é tarde e vou indo. Maria está esperando em casa. Não quero me atrasar. Dá uns passos, e se volta perguntando: Será que a imprensa não inventou essa gripe para a gente não ver notícias assim? Essas coisas?

Fiz de conta que não ouvi e disse: dê um abraço na Maria por mim. Boa noite.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DIREITOS SOCIAIS DA PESSOA COM CÂNCER

Uma sociedade bem informada é o primeiro passo para o desenvolvimento de um país justo, que abriga cidadãos cientes de seus direitos e deveres.

Infelizmente, muitos dos direitos constitucionais assegurados por lei ainda são desconhecidos pela população brasileira. Por isso, é necessário realizar um trabalho diário de conscientização através das diversas mídias. Este é o verdadeiro exercício da cidadania, um papel que todos nós devemos cumprir.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) garante aos portadores da doença diversos direitos sociais. Além de promover orientação individual e em grupo, o Serviço Social do INCA auxilia e informa o paciente sobre recursos que ajudam a favorecer o processo de tratamento, tanto em programas públicos quanto institucionais.

Confira abaixo os Direitos sociais da pessoa com câncer:

· Atendimento no Serviço social;
· Saque do FGTS;
· Saque do PIS/PASEP;
· Auxílio Doença;
· Aposentadoria por Invalidez;
· Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente;
· Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no Sistema Único de Saúde (SUS);
· Vale Social (Lei Estadual nº 4.510 de 13/01/2005) – documento que oferece gratuidade nos transportes coletivos públicos do Estado do Rio de Janeiro;
· RIOcard – cartão eletrônico que oferece gratuidade no transporte rodoviário no município do Rio de Janeiro;
· Isenção do Imposto de Renda na aposentadoria;
· Quitação do Financiamento da Casa Própria;
· Isenção do IPI na compra de veículos adaptados;
· Isenção de Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na compra de veículos adaptados;
· Isenção de Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos adaptados;
· Isenção de Impostos sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Vale lembrar que para cada tipo de assistência existem procedimentos específicos exigidos pelo órgão local competente. Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional de Câncer: http://www.inca.gov.br/.

FIQUE ATENTO!


Os pacientes que enfrentam esse momento difícil muitas vezes se sentem “desamparados” de informações. É preciso ficar atento as vantagens e benefícios que instituições públicas e privadas oferecem. Nesta semana, o jornal Folha de São Paulo noticiou que portadores do câncer que apresentam dificuldades em se alimentar terão orientação em alguns hospitais. O Hospital A.C. Camargo e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP) oferecem oficinas mensais gratuitas que ensinam receitas nutritivas com o aproveitamento integral dos alimentos. Para os interessados, é só entrar no site hcanc.org.br ou ligar para F: (11) 2189-5015.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE SUINA - ENTENDA E PREVINA-SE!

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que, a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) e já se espalhou por muitas regiões do mundo. Em São Paulo já são cerca de 50 mortes confirmadas. Por isso, precisamos entender para nos prevenir e ajudar as pessoas que precisam de orientação! Juntos, vamos combater esse vírus!

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade. Então, o pânico não é necessário, mas o cuidado é muito relevante!

Tire suas dúvidas e ajude na conscientização!

O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1.

A gripe tem cura? Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus? A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas? Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite, pouca tosse e muita dor no corpo.

O período de incubação da gripe --o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas-- é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.

Como a gripe é transmitida? Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse. Os especialistas apontam que, normalmente, as partículas com vírus viajam por até três metro de distância.
As pessoas podem transmitir o vírus antes mesmo de sentir os sintomas e depois de já terem melhorado. Os vírus da gripe suína podem ser encontrados não apenas nas secreções nasais, mas nas fezes.
Os vírus da gripe também sobrevivem por dias ou até mesmo semanas em superfícies secas. Evidências apontam que as pessoas podem se contaminar ao encostar em superfícies contaminadas --como teclados e maçanetas-- e depois tocar nariz, olhos ou boca.

Como se prevenir? É evitar as formas mais comuns de contágio: contato com pessoas infectadas ou que apresentem os sintomas e contato com objetos de manuseio por muitas pessoas como maçanetas, teclados e telefones. O uso de máscaras está sendo recomendado apenas nos hospitais. E para aqueles que precisam sair do país, é preciso ficar alerta com as regiões de maior contágio.

Quais os riscos da gripe suína? Sem tratamento o vírus H1N1 pode ser fatal. A gripe pode matar também ao causar uma pneumonia ou ao deixar o sistema de defesa do organismo mais vulnerável a infecções bacterianas.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco? Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas? Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: http://www.saude.gov.br/

E quem chegou de viagem? Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos é elevado, como os EUA, o México, a Argentina ou o Chile, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum? A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarréia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada? Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença? Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus.

Qual o tempo de incubação? Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.
Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas? Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis? Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína? Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.


CONHEÇA ABAIXO A LISTA DE HOSPITAIS DE REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DA GRIPE A:

AC - Hospital Geral das Clínicas de Rio Branco (Rio Branco)
AL - Hospital Escola Doutor Hélvio Auto (Maceió)Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Maceió)
AM - Fundação de Medicina Tropical (Manaus)
AP - Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Macapá)
BA - Hospital Otávio Mangabeira (Salvador)
CE - Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza)Hospital São José de Doenças Infecciosas (Fortaleza)
DF - Hospital Regional da Asa Norte (Brasília)
ES - Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Vitória)
GO - Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia)Hospital Materno Infantil (Goiânia)
MA - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (São Luiz)
MG - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte)
MS - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam (Campo Grande)
MT - Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (Cuiabá)
PA - Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará (Belém)
PB - Hospital Universitário Lauro Wanderley (João Pessoa)
PE - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Recife)
PI - Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (Teresina)
PR - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (Curitiba)Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná da Universidade Estadual de Londrina (Londrina)Hospital Ministro Costa Cavalcanti (Foz do Iguaçu)Hospital de Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (Curitiba)
RJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Rio de Janeiro)Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Rio de Janeiro)Hospital Central IASERJ (Rio de Janeiro)Hospital Universitário Dr. Pedro Ernesto (Rio de Janeiro)
RN - Hospital Gizelda Trigueiro (Natal)
RO - Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Porto Velho)
RR - Hospital Geral de Roraima (Boa Vista)
RS - Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas)Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre)Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre)Hospital Universitário de Santa Maria (Santa Maria)Hospital Geral de Caxias do Sul (Caxias do Sul)Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo (Passo Fundo)Hospital Santa Casa de Uruguaiana (Uruguaiana)Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande (Rio Grande)
SC - Hospital Nereu Ramos (Florianópolis)Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis)Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira (Chapecó)
SE - Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Aracaju)
SP - Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas)Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (Ribeirão Preto)Hospital de Base da Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (São José do Rio Preto)Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (São Paulo)Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (São Paulo)Hospital de Infectologia Emilio Ribas (São Paulo)Hospital Estadual de Bauru (Bauru)Hospital Guilherme Álvaro (Santos)
TO - Hospital Geral de Palmas Doutor Francisco Aires (Palmas)

Fonte: Ministério da Saúde

DOAÇÃO DE MEDULA - AJUDE A SALVAR UMA VIDA!

A CIPA da Câmara Municipal de São Paulo está realizando uma campanha de doação de medula óssea. Quem quiser participar deverá preencher um formulário disponível na sala 06 do 1o Subsolo no Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100. Em seguida, dia 28 de agosto, a REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) colherá uma amostra de seu sangue para registro no banco de dados.


A possibilidade de encontrar um doador compatível dora da família é somente de 1 em 1 milhão. Por isso é muito importante que o banco de dados cresça cada vez mais. Lembre-se que doa é uma via de mão dupla: você hoje estará se inscrevendo para ajudar alguém que precisa, mas amanhã poderá ser você que precise de uma doação.


Informações pelo telefone 3396-4070/4770.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DIA NACIONAL DA SAÚDE - VALORIZAR É NECESSÁRIO!

Hoje, 5 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Saúde, instituído pela Lei Nº 5.352 de 8 de novembro de 1967. Esta data tão importante foi escolhida em homenagem ao médico brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido nesta data, no ano de 1872.

Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos. Especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que atualmente corresponde ao de Ministro da Saúde. Teve grande atuação na saúde pública, combatendo rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, doenças estas muito graves que vitimou milhares de pessoas em todo mundo.

Nas últimas décadas, surgiram diversos vírus causadores de doenças que abalaram as sociedades. Porém, juntamente com elas, a medicina evoluiu positivamente em estudos e pesquisa cientifica da genética humana, com o único objetivo de desenvolver medicamentos e tratamentos específicos para cada tipo de enfermidade que possa aparecer.

Mesmo com as descobertas na área medicinal, mais do que curar as doenças, a melhor forma de assegurar a qualidade de vida e manter a saúde ainda é a prevenção. De fato, a saúde é reflexo do equilíbrio físico, mental e orgânico do corpo humano, conquistado através de hábitos saudáveis no decorrer da vida.

É fundamental, portanto, cultivar uma boa alimentação, à base de vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras, frutas, verduras, pouca gordura e muita água. Com isso, deve-se respeitar o horário das refeições, bem como balancear a quantidade de alimentos, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma boa noite de sono. O acompanhamento médico, check-ups e exames de rotina também são essenciais para que, caso o paciente apresente alguma complicação, tenha mais chances de responder positivamente ao tratamento e chegar à cura definitiva.

Neste Dia Nacional da Saúde é válido que toda a população reflita e, a partir de então, passe a se preocupar com a saúde diariamente. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os médicos, tanto do setor público quando privado que desempenham a nobre missão de zelar pela saúde da população, sempre com base nos princípios éticos da vida. Na luta diária pela vida do próximo, com esperança, seriedade, respeito e amor à profissão, certamente o futuro da humanidade será melhor.

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PINHEIROS DEBATE PLANO DIRETOR

Ontem à noite, estivemos reunidos no Sesc Pinheiros para uma Audiência Pública que debateu o Plano Diretor Estratégico de São Paulo. Entre os temas abordados, a deficiência do transporte na região causou muitas manifestações. Os munícipes colocaram que a locomoção é complicada entre os bairros da Zona Oeste devido a quantidade de carros que resultam em congestionamento o dia todo. Aquela história de horário de pico já não existe mais. As reivindicações giraram em torno da falta ônibus e metrô, inclusive uma das sugestões recebida pela Comissão de Política Urbana, seria a ampliação da linha amarela até Cotia.

Na Câmara Municipal de São Paulo este é um tema que estamos buscando solução. Em contrapartida, uma das formas de amenizar o caos do trânsito, seria a implantação de ciclovias. Para isso, já existe um estudo que determina a viabilidade dessa aplicação nas vias de São Paulo. Além de melhorar a questão da locomoção, este projeto seria um grande aliado à saúde. Infelizmente, o excesso de carros no município é um problema bastante delicado. Além de causar longos e intermináveis congestionamentos, precisamos levar em conta o aumento da poluição do ar e o stress causado a cada cidadão. Mas, acredito que, juntos vamos encontrar a melhor saída.